Um dos maiores projetos no mercado de criptomoedas, EOS não é uma plataforma blockchain, afirmou a Whiteblock, uma empresa de testes de blockchain que fica em Los Angeles. Enquanto a comunidade da EOS está trabalhando em uma resposta oficial, alguns foram rápidos em apontar que a pesquisa foi encomendada por pessoas intimamente relacionadas à plataforma Ethereum, a principal rival da EOS.
O Whiteblock secretamente testou o software EOS nos últimos dois meses. Os testes foram encomendados por um grupo de empresas, incluindo a ConsenSys, a empresa de software blockchain fundada pelo co-fundador do Ethereum, Joseph Lubin.
Uma interpretação inicial dos dados da Whiteblock levou a empresa de testes a várias conclusões sobre a EOS, que arrecadou cerca de US $ 4 bilhões em uma ICO de um ano e agora é o quinto maior ativo digital por capitalização de mercado:
- O EOS não é uma plataforma blockchain, e sim um sistema de gerenciamento de banco de dados homogêneo distribuído, uma distinção clara na medida em que suas transações não são validadas criptograficamente.
- O token EOS e o mercado de RAM são essencialmente um serviço de nuvem em que a rede oferece promessas de recursos computacionais em uma caixa preta para o acesso dos usuários por meio de créditos. Não há mecanismo de responsabilização devido à falta de transparência sobre o que os produtores de blocos são capazes de criar em termos de poder computacional.
- O rendimento da EOS é significativamente menor do que eles inicialmente reivindicaram em materiais de marketing.
- A EOS sofre de falhas de consenso e não possui tolerância à falha bizantina, o que significa que pessoas mal intencionadas teoricamente são capazes de processar transações falsas, e formar cartéis.
Segundo o relatório, “os mineradores EOS são altamente centralizados e os usuários só podem acessar a rede usando mineração intermediária. Os produtores de blocos são um ponto único de falha para todo o sistema.”
A empresa Whiteblock acrescentou que eles estão planejando realizar uma transmissão ao vivo de seu teste de benchmark da EOS no final de novembro para os interessados assistirem.
Algumas reivindicações no relatório não são necessariamente precisas. Por exemplo, uma fonte não revelada, um desenvolvedor EOS dapp, disse à Next Web que a interpretação da Whiteblock de como a EOS valida transações era particularmente “estranha” e que afirmar que a EOS não usa criptografia não é verdade.
Desenvolvedores da EOS rapidamente apontaram que a pesquisa foi encomendada por alguns dos principais desenvolvedores da Ethereum. A EOS está entre os principais concorrentes da Ethereum no mercado de contratos inteligentes. Por exemplo, a Everipedia, uma enciclopédia on-line que usa blockchain, decidiu abandonar seus planos de lançamento na blockchain da Ethereum em favor da EOS.
No Reddit, uma discussão também está em andamento sobre as novas descobertas, com alguns apontando que apenas um punhado de pessoas de fato tem um poder de voto desproporcional ao escolher os produtores de bloco EOS (BPs).
Respondendo a uma pergunta sobre quem realmente detém o poder de decisão sobre a blockchain da EOS, o usuário do reddit, WassaWassaBitconneee, escreveu:
“Um monte de carteiras que detêm 90% da oferta total de EOS e, portanto, têm autoridade absoluta sobre a seleção da BP …”
“Assim como toda blockchain”, respondeu o usuário senzheng.