Estudante é expulsa de aula de economia após defender Bitcoin

Episódio lamentável aconteceu com jovem que estuda a moeda digital em uma sala de aula.

Professor expulsando aluna de sala de aula
Professor expulsando aluna de sala de aula

Uma brasileira foi expulsa de sua aula de contabilidade em um curso de economia, após simplesmente defender o Bitcoin próxima de seu professor.

Ela narrou a lamentável situação de censura da ideia em seu Twitter e acabou recebendo a solidariedade da comunidade Bitcoin no Brasil. Um especialista do setor chegou a afirmar que pode ir até à faculdade em que ela estuda dar uma palestra sobre o assunto, caso seja necessário.

Vale o destaque que a faculdade é um ambiente de construção de ideias e o Bitcoin já é uma tecnologia ligada ao cenário mundial. No Brasil, por exemplo, já é reconhecido até como bem pela Receita Federal, que pede a declaração deste desde 2019.

Brasileira é expulsa da sala de aula em faculdade de economia por defender o Bitcoin

Em um ambiente de diversidade como são as faculdades, é comum que os debates sejam feitos para maior construção de senso crítico, tanto para alunos quanto para professores, uma nobre profissão que carrega a missão de educar para melhor pessoas que passam pelo ambiente.

E é claro que em um ambiente de construção de ideias, há muitos que não concordam sobre determinado ponto, sendo natural um debate saudável. Mas uma brasileira que estuda o Bitcoin foi expulsa de uma aula, após defender a moeda para um professor que não é nada fã da tecnologia.

Segundo ela, que não quis identificar o seu professor e nem a faculdade em que estuda para evitar retaliações, seu professor de contabilidade básica vive falando mal do Bitcoin em sala de aula. E em um episódio recente, ela acabou emitindo sua opinião sobre o assunto, momento em que foi banida dos estudos.

“Hoje meu professor comentou que Bitcoin não tem utilidade já que o Pix é muito melhor e ainda é legal. Levantei a mão e pedi o n.º da lei que diz que o Bitcoin seria ilegal, já que não existe crime sem lei anterior que o defina. Fui expulsa da sala”.

A agressão a troco de nada acabou repercutindo mal pelo Twitter, com pessoas dando apoio a aluna expulsa por defender seu ponto de vista.

“Se ele te expulsar de novo, vou lá dar uma palestra”

Ao ver a situação pela qual passou a aluna defensora do Bitcoin, o autor do livro “Bitcoin: A moeda na era digital” e economista austríaco Fernando Ulrich se solidarizou com o relato, perguntando qual o curso está tendo professores com posição tão preocupante assim.

A aluna preferiu não expor o professor e faculdade para evitar “cancelamentos pela internet”, mas disse que continuará indo até as aulas e expondo sua opinião, em uma clara decisão de lutar contra a censura do debate em um assunto legitímo.

Mesmo assim, o entusiasta do Bitcoin se colocou a disposição de ir até essa faculdade dar uma palestra sobre o tema, de modo a explicar o funcionamento do sistema que não tem comparação com o PIX, este último que é apenas um sistema de pagamentos centralizado e não uma moeda digital descentralizada.

Fernando Ulrich, entusiasta de Bitcoin e autor do livro, cogitou dar palestra em faculdade - Twitter
Fernando Ulrich, entusiasta de Bitcoin e autor do livro, cogitou dar palestra em faculdade /Twitter

A aluna lembrou em outros comentários que vê sempre seu professor citar o Bitcoin como exemplo, mas de forma estabanada.

É importante lembrar que o Bitcoin já é tema de estudo em várias faculdades pelo Brasil e já foi até conteúdo de concursos públicos, ou seja, esse é um caso isolado de um profissional que pode ainda não ter entendido o funcionamento do sistema, visto que é um tema novo para muitos no país.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias