Brasileiros criam ferramenta que verifica contas do Instagram em blockchain

Crimes envolvendo perfis falsos no Instagram podem estar com os dias contados, segundo nova ferramenta com auxílio da blockchain.

Um grupo de brasileiros criou uma ferramenta chamada Verifygram, cujo objetivo é utilizar a tecnologia blockchain para combater perfis falsos que assolam as redes sociais, em especial o Instagram.

Os prejuízos causados à imagem de empresas, influencers e pessoas comuns são grandes, quando fakes atuam com fraudes financeiras contra seguidores.

Obter uma verificação de perfil diretamente pelo Instagram pode ser um processo muito complicado e caro, além de não ser acessível a todos. Muitas pessoas têm dificuldades em atender aos critérios exigidos e nem todas as contas são aceitas para verificação.

Ferramenta para verificação de perfis do Instagram em blockchain deve utilizar NFTs

Com o crescimento da Web3.0 no Brasil, mais uma solução surge no setor de proteção de dados e imagem.

A utilização da blockchain e dos NFTs torna o processo de verificação mais seguro e transparente, garantindo a autenticidade e integridade das informações fornecidas. Isso é especialmente importante para influenciadores digitais, artistas, empresas e outras pessoas que desejam ter a sua conta verificada no Instagram e aumentar a confiança dos seus seguidores.

Phelipe Campodônico, um dos fundadores do Verifygram, explica que teve essa ideia há quase um ano, depois de vários perfis fakes em seu nome surgirem e a plataforma Instagram não tomar nenhuma providência.

“Quando tive essa ideia em março de 2022, eu já não sabia mais o que fazer para tentar de alguma forma, inibir esses perfis fakes. Pessoas estavam sendo prejudicadas caindo em golpes aplicados por estes perfis e de alguma forma prejudicando minha reputação.”

Além dele, fazem parte do projeto os advogados Artêmio Picanço e Caio Sanas, que atuam contra fraudes no setor de criptomoedas e também já tiveram problemas com perfis fakes utilizando suas imagens.

Blockchain vai combater falsos perfis

Segundo Phelipe, o grande diferencial da Verifygram é que ele emitirá NFTs após um processo de validação de documentos e também de prova de vínculo do perfil informado pelo usuário com os documentos fornecidos.

Ou seja, a ferramenta garante a certeza de que aquele NFT e aquela rede social realmente pertencem a determinado indivíduo.

O objetivo principal da plataforma é combater, com blockchain, os falsos perfis que se proliferam a cada dia no Instagram.

“Nosso objetivo maior é de alguma forma combater essa infestação de perfis falsos e proteger as pessoas. Produtores de conteúdo, influencers, negócios, dedicam muito tempo para construir uma reputação. Não podemos permitir que perfis fakes que agem indiscriminadamente, prejudiquem as pessoas reais que dependem de suas redes. Queremos criar uma nova cultura: a cultura da verificação, onde antes de seguir um perfil, as pessoas procurem pelo NFT verificador do usuário, que será sua identidade nas redes sociais e ambientes digitais.”

Passos simples para validação do perfil

O processo para criar o NFT verificador de perfil Verifygram é simples. Em primeiro lugar, o usuário cria uma conta na plataforma e realiza o pagamento do NFT (non-fungible token).

Após isso, basta enviar os seus documentos e informar o seu perfil no Instagram. Depois disso, é só aguardar a análise dos documentos.

Se tudo estiver em ordem, o NFT será emitido para o usuário e ficará disponível para ele retirar para sua carteira e integrar ao Instagram.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias