Segundo um estudo da Statista, os brasileiros pretendem investir mais em bitcoin que em imóveis ou ações na bolsa de valores em 2023.
O estudo conversou com 2.024 investidores entre outubro de 2021 e setembro de 2022. Os dados finais foram revelados no final do mês de novembro pelo especialista Alexander Kunst.
O levantamento tinha objetivo de conhecer a intenção de compra de produtos financeiros no Brasil, por meio da “Statista Global Consumer Survey”.
Os participantes puderam responder, com base em uma lista apresentada, quais produtos e investimentos financeiros pretendem adquirir nos próximos 12 meses.
Brasileiros preferem comprar bitcoin a imóveis, segundo Statista
A pesquisa da Statista foi adquirida pelo site Finbold, que apresentou os dados ao público. Assim, fica claro que 33% dos brasileiros que responderam pretendem comprar bitcoin nos próximos meses, produto financeiro que ficou na primeira posição do ranking.
Em segundo, os brasileiros seguem adeptos a compra de imóveis, com 26% inclinado ao setor. Já na terceira posição, investimentos em ações e fundos de investimentos são desejados por 22% dos investidores.
21% dos participantes declararam intenção de aderir a cartões de crédito, enquanto apenas 15% quer guardar dinheiro em poupança.
A idade dos participantes da pesquisa vaiou de 18 e 64 anos, segundo a Statista.
Brasileiros não utilizam tanto criptomoedas quanto conta-corrente
O estudo perguntou aos brasileiros sobre qual o uso dos produtos financeiros apresentados, com 73% declarando possuir conta-corrente em banco e 72% usando cartão de crédito.
O uso da poupança acabou ocupando a terceira posição do ranking, que ficou com 55%.
Assim, na quarta posição, os brasileiros declararam utilizar criptomoedas e bitcoin, com 26%.
O uso do ouro, por exemplo, chegou a apenas 3% dos participantes. De qualquer forma, o cenário do bitcoin no Brasil tende a crescer, com mais discussões sobre o assunto, que espera a regulação como meio de pagamento por meio do Projeto de Lei 4.401/2021, aprovado pelo Congresso Nacional na última semana.
Neste quesito adoção, o Brasil foi destaque mundial em uma publicação da Bitcoin Magazine, que observou que o país tem muitas empresas envolvidas com o setor e um futuro brilhante pela frente.
Over 41,000 Brazilian companies bought #Bitcoin and crypto in October
Brazil's Congress just approved a bill allowing use of #Bitcoin as payment
The future is bright for 🇧🇷
— Bitcoin Magazine (@BitcoinMagazine) December 5, 2022