Moedas de bitcoin verdes com notas ao fundo.
De acordo com a quarta edição do estudo “Panorama dos meios de pagamento no varejo brasileiro”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto Qualibest, responsável pela programação na ferramenta e coleta dos dados de consumidores através de painel próprio, a adoção de meios de pagamento como PIX, aplicativos, criptomoedas e carteiras digitais foi acelerado pela pandemia.
Nos últimos 12 meses, 57% das empresas entrevistadas fizeram alguma mudança em sua estratégia de meios de pagamento para lidar com os efeitos da Covid-19.
Com isso, os pagamentos móveis via aplicativo e outros meios de pagamento low touch vêm apresentando importante expansão, sugerem os dados.
Carteiras digitais, implantação de novos meios de pagamento como o Pix em lojas físicas e lojas online são as principais respostas do varejo para um consumidor cada vez mais digitalizado.
De acordo com Eduardo Terra, presidente da SBVC, a economia se beneficia com o uso de novos meios de pagamentos digitais.
“O uso mais intenso de meios de pagamento digitais é positivo para a economia, pois aumenta a formalização do mercado e torna mais fácil alcançar toda a população.”
Para ele, carteiras digitais e pagamentos via app estão presentes no varejo e merecem atenção dos varejistas. “É preciso estar atento a tecnologias de realidade virtual, automação e inteligência artificial. Uma vez que os consumidores vêm aceitando essas mudanças com facilidade“, afirma Eduardo Terra.
No recente estudo, foi abordado também o tema criptomoedas, que ainda é uma incógnita no varejo brasileiro.
De qualquer forma, os dados do estudo mostraram que essa pauta torna-se cada vez mais relevante.
Assim, 33% dos consumidores afirmam possuir ou já terem possuído criptomoedas. E desses, 25% afirmam já terem feito compras com criptomoedas.
Além disso, 23% dos consumidores certamente utilizariam criptomoedas para compras online. Porém, varejistas ainda não possuem grande interesse neste meio de pagamento, visto que apenas 7% pretendem oferecer nos próximos 12 meses.
Já sobre o Pix, 33% dos consumidores costumam utilizar o sistema de pagamento em compras online via celular, e 85% das empresas varejistas oferecem a solução como forma de pagamento no seu e-Commerce (em 2021 eram 55%), mostrando que este meio digital segue mais popular que as criptomoedas ainda.
O estudo ouviu os mais importantes segmentos do varejo nacional, entre eles Supermercados, Eletromóveis, Moda, Pet, Óticas, Material de Construção, Drogarias e Perfumarias, Livrarias e Papelarias, Lojas de departamento e Foodservice, em uma amostra composta em sua maioria por grandes varejistas, com faturamento acima de R$ 1 bilhão anual.
Também foram entrevistados 631 consumidores em todo o Brasil. Desses, 91% compram online e 28% realizaram suas primeiras compras durante o período de isolamento social.
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