O primeiro presidente do Banco Central do Brasil autônomo, Roberto Campos Neto, se prepara para um pronunciamento de final de mandato ao mercado brasileiro, onde deve falar sobre vários temas.
Inicialmente programada para esta quarta-feira (18), o evento acabou remarcado para a próxima sexta-feira (20), ao vivo no canal do YouTube do Banco Central do Brasil, a partir das 15 horas.
Campos Neto comandou o banco central com uma agenda de inovação sem precedentes, e chegou ao cargo por confiança do ex-presidente Jair Bolsonaro e o então Ministro da Economia Paulo Guedes.
Quando o Congresso Nacional votou pelo banco central independente, ele foi novamente a escolha de confiança, assumindo novamente o cargo em 2021. Sob o comando de Campos Neto desde 2019, o BCB conseguiu alinhamento com práticas internacionais e ele venceu como melhor “banqueiro central da América Latina” por três anos consecutivos, o último em 2024.
Com Drex e Pix, Campos Neto se despede do mercado ao final de mandato e deve falar de economia brasileira atual
A agenda de tecnologia e desenvolvimento conduzida por Roberto Campos Neto é um dos destaques de seu governo. Ele foi o responsável pela criação do Pix, meio de pagamento digital instantâneo que se popularizou desde sua chegada em 2020.
Além disso, Campos Neto conduziu o processo de implantação do Open Finance, uma tecnologia que permite o compartilhamento de dados de clientes com diversas instituições reguladas pelo BCB, permitindo assim um maior poder de decisão na hora de escolher produtos bancárias.
Mas um dos projetos mais polêmicos da gestão de Campos Neto, o Drex, não conseguiu ser concluído antes que entregasse seu cargo. Com o Real digital, o presidente defendeu publicamente que o Brasil pode se tornar um dos principais países a ter uma moeda e um sistema de pagamentos instantâneos de alta tecnologia, ampliando o controle do governo sobre as transações.
Apesar do projeto já ter recebido críticas públicas até de Jair Bolsonaro que o indicou, o Drex pode chegar no ano de 2025. De qualquer forma, a live final de Campos Neto poderá falar mais sobre o atual rumo de desenvolvimento da moeda digital, que pode acabar com o dinheiro em espécie no Brasil nos próximos anos.
Por fim, a live do atual presidente do Banco Central promete discutir a conjuntura econômica enfrentada durante a gestão de Roberto Campos Neto, assim como todos os desafios que tiveram que ser superados em sua gestão. Com informações divulgadas pelo próprio Banco Central do Brasil nesta quarta.