Cardano bate recorde histórico, até onde pode ir?

As informações fornecidas neste texto não constituem consultoria de investimento, consultoria financeira, conselho comercial ou qualquer outro tipo de conselho e você não deve tratar nenhum conteúdo deste autor como tal.

Siga no
Imagem: Adobe Stock
Imagem: Adobe Stock

Uma grande atualização é esperada para o dia 12/09/2021 no projeto Cardano: a ativação da funcionalidade de contratos inteligentes. Expectativas positivas com relação a esse lançamento impulsionaram uma valorização parabólica em sua criptomoeda nativa (ADA) nos últimos dias. Neste artigo, vamos analisar alguns fundamentos que podem estar contribuindo para esta valorização recente.

Cardano é uma Blockchain pública de terceira geração baseada em pesquisas revisadas por pares. O projeto realizou uma ICO de 2015 a 2017. Em Outubro de 2017, a sua criptomoeda nativa (ADA) estava listada na Bittrex, uma grande bolsa de criptomoedas. O projeto ficou conhecido na época como o Ethereum japonês por grande parte dos vouchers de seu ICO terem sido vendidos no leste asiático (principalmente no Japão). A entrega do projeto foi dividida em 5 grandes fases: Byron, Shelley, Goguen, Basho e Voltaire.

Roadmap Cardano: : Byron, Shelley, Goguen, Basho e Voltaire.

Uma das peculiaridades do projeto Cardano é que ele não tem um único White Paper. Mas, sim, uma espécie de ensaio filosófico (e vários papers). O projeto reuniu pesquisadores de diversas áreas e vem produzindo pesquisas em áreas como Blockchain, Teoria dos jogos, Criptologia, etc. Uma forma bacana de entender sobre o projeto é assistir ao vídeo onde seu co-fundador, Charles Hoskinson, explica sobre as ideias por trás do projeto. Vídeo legendado:

De 2015 a 2021 o projeto publicou e revisou pesquisas em diversas áreas. Com destaque na área de mecanismos de consenso e proof-of-stake. Durante estes anos, o projeto Cardano também pesquisou e criou um protocolo de consenso chamado Ouroboros.

Segundo Charles Hoskinson, co-fundador do projeto Cardano, este programa de pesquisa (Ouroboros) contou com 25 pesquisadores 100% dedicados por mais de 5 anos. Outro destaque do projeto Cardano é sua linguagem de smartcontracts: Plutus (inspirada em Haskell). Uma linguagem que tem o potencial de oferecer uma sintaxe mais previsível. Ainda segundo Charles, ela foi reescrita 14 vezes antes de chegar a sua sintaxe final.

Recuperação de confiança em 2020

Em 2019 o projeto Cardano tinha passado por alguns imprevistos e reformulou seu Roadmap. Suas fases passaram a ser paralelas e não mais sequenciais como no início do projeto. Isto gerou um fluxo não muito positivo de notícias em 2019. No final de 2019 o projeto finalmente lançou uma testnet incentivada (ITN) onde staking pools começaram a testar publicamente seu protocolo de consenso e seu stake.

Rollout da fase Shelley (2020): introduziu o stake em 2020

Em 29/07/2020 o projeto Cardano finalmente realizou um hardfork iniciando a sua fase de descentralização: Shelley. Um dos marcos mais importantes para o projeto desde seu lançamento. Com esta fase, a funcionalidade de stake foi introduzida na rede principal. Nos meses que antecederam este fork (Shelley), a ADA se valorizou de forma expressiva. Após alguns meses de adaptação, a funcionalidade de stake se mostrou bem confiável e flexível. Se tiver alguma dúvida sobre como tomar uma boa decisão de stake, confira nosso artigo.

Neste mesmo ano (2020) Cardano também inciou uma espécie de “testnet incentivada” com recompensas em mainnet de sua governança on-chain: Catalyst (fase Voltaire). Hoje a tesouraria governada por essa democracia digital conta com cerca 1.6 bilhões de dólares (fonte: pool CRFA). Estes recursos são utilizados para apoiar projetos do ecossistema, o que pode adicionar valor a Cardano no longo prazo.

Ciclo de alta em 2020 e 2021

Desde Agosto de 2020 Cardano vem apresentando avanços mais expressivos em seu desenvolvimento de smartcontracts, caminhando na fase Goguen. Em Outubro de 2020 o projeto anunciou um rollout para implementação de metadata, tokens nativos e smartcontracts em sua rede principal.

Programa da fase Goguen (smartcontracts e funcionalidades) publicado em 2020

A primeira grande atualização foi em Dezembro de 2020: hardfork Allegra. Este fork introduziu metadata na rede principal, o que possibilitou aplicações de rastreamento utilizando a Blockchain Cardano. A segunda, que disponibilizou tokens na rede principal da Cardano, aconteceu em 01/03/2021 (Hard fork Mary). O que incluiu tokens fungíveis e não fungíveis. Desta forma, apenas uma grande atualização ficou restando para implementar smartcontracts em mainnet. O hardfork Alonzo.

Rollout Alonzo: Smartcontracts

Alonzo é a atualização da Cardano que vai trazer smartcontracts para a rede principal. Devido a complexidade de desenvolvimento, a atualização Alonzo foi dividida em subfases utilizando uma escala de cores: Alonzo Blue, Alonzo White e Alonzo Purple.

Rollout Alonzo (smartcontracts) em escala de cores

Estas testnets tiveram diferentes níveis de abertura em suas redes. Alonzo Blue foi uma testnet mais fechada que contou com membros tecnicamente experientes. Alonzo White abriu os testes para um público um pouco maior, derivado do grupo da Alonzo Blue. Alonzo White também iniciou alguns testes pequenos em stablecoins. Por fim, Alonzo Purple é a subfase encarregada de ampliar a base de testadores e culminar no hardfork que esperamos para o dia 12/09/2021. O anúncio desta atualização parece estar ligado a valorização expressiva da ADA nos últimos dias.

Projetos na Blockchain Cardano

Imagem
Ecossistema Cardano: dApps e projetos

Mesmo antes dos smartcontracts serem lançados na rede principal, o projeto Cardano já possui um ecossistema efervescente. Confira abaixo uma lista das áreas onde alguns projetos voltados ao ecossistema Cardano foram mapeados:

Cardano também já apresenta muitos projetos de NFTs ativos. São chamados de cNFTs (Cardano NFTS). NFTs na Cardano são tokens nativos e guardam propriedades de segurança semelhantes às da ADA. No Ethereum, NFTs são smartcontracts e não tokens nativos como na Cardano. Confira abaixo uma colagem com os projetos que vem trabalhando NFTs na rede Cardano.

Imagem
Colagem com projetos de NFT Cardano

Hoje também é possível monitorar alguns projetos do ecossistema Cardano mapeados por meio de uma ferramenta chamada Built on Cardano:

Ferramenta com um mapa de projetos: Built on Cardano

Dados on-chain

Alguns dados on-chain (Créditos: pool CRFA) vem apresentando melhoras expressivas nos últimos meses. Como estatísticas relacionadas a vitalidade do protocolo proof-of-stake da Cardano (Ouroboros). Exemplos: aumento no percentual de ADAs delegadas e aumento do número de carteiras delegadas na rede Cardano. Hoje praticamente 70% da ADAs estão com stake ativado o que significa em termos brutos 800 mil carteiras delegadas.

Outro diferencial do protocolo Cardano diz respeito a estatísticas de suas stakingpools. Existem mais de 3 mil validadores ativos em sua rede. Estes validadores são responsáveis pela produção de blocos e são uma das peças de descentralização do protocolo.

Outro ponto é uma possível assimetria que o projeto tem por ainda não ter muitas funcionalidades implementadas. Algo que deve começar a mudar no dia 12/09/2021 com a atualização Alonzo. Abaixo, separamos uma estatística do Coinmetrics onde é possível identificar uma grande oportunidade de crescimento em termos de número de transações. Isto pode ocorrer quando os smartcontracts forem lançados na rede principal. O que aumentaria significativamente a atividade na rede e sua vitalidade.

DeFi na Cardano

Um ponto que chama atenção no projeto Cardano é que existe uma ênfase em proporcionar uma boa infraestrutura para um escossistema de DeFi. Um dos motivos que levaram a Grayscale registrar uma trust de ADA em Janeiro de 2021 e listar a ADA em seu fundo Grayscale Digital Large Cap Fund (OTCQX: GDLC) em Julho de 2021.

Imagem
Ecossistema de DeFi na Cardano

Para proporcionar um ecossistema mais previsível em suas aplicações descentralizadas a Cardano realiza um procedimento em seu software chamado Verificação Formal. Este procedimento reduz o índice de erros de software por listar todos os resultados possíveis e testá-los antecipadamente. Para isso o projeto Cardano realizou uma parceria com uma startup de Illinois especializada neste tipo de trabalho: Runtime Verification.

Runtime Verification é uma startup de Illinois, EUA, que está ajudando a NASA e a Boeing a detectar erros em seus projetos de programação. Este serviço é importante para sistemas de missão crítica como em aviação e serviços de transporte espacial. A mesma startup está colaborando, desde 2017, com a elaboração da camada de contratos inteligentes do projeto Cardano.

Destaque de detalhe da X-48C, aeronave experimental da Boeing, construída em colaboração com a NASA e a RV

Runtime Verification (RV) colaborou com a IOHK para o desenvolvimento das duas máquinas virtuais KEVM e IELE desenvolvidas pelo projeto Cardano. Estas máquinas facilitarão a composição de contratos inteligentes, reduzindo o número de erros por meio de pré-especificações, checagens e templates. Seu objetivo final  também é traduzir sintaxes de linguagens de alto nível (como Python, C++, etc) para a linguagem de baixo nível dos contratos. Suas testnets já foram lançadas em 2018. Confira a página oficial: clique aqui.

Runtime verification já foi premiada por seus projetos em 1 bilhão de dólares americanos por fundos provenientes de concursos da NASA. Confira a lista no domínio oficial da Agência Espacial: clique aqui

Recorte da página NASA/SBIR mostrando os concursos da NASA em que a RV foi selecionada

Aproveitamos a oprtunidade para sugerir alguns conteúdos a respeito de projetos de DeFi Cardano onde entendemos que possa existir um potencial interessante:

Potencial de adoção em massa

Existe um potencial de adoção interessante no projeto Cardano devido ao desenvolvimento de algumas parcerias no continente africano. Esta região apresenta muitos gargalos de infraestrutura, como desbancarização e acesso carente a serviços de identidade civil. O que pode ser uma oportunidade para provas de conceito na Blockchain Cardano (além de outras). Alguns desses problemas podem ser resolvidos por soluções Cardano como Atala SCAN e ATALA PRISM. Assim como outras soluções estão sendo desenvolvidas pelo ecossistema Cardano enquanto falamos. Como o protocolo de poupança e empréstimos descentralizado: Liqwid.

100 milhões de identidades digitais na Cardano nos próximos 2 anos?

Outro ponto que merece acompanhamento em termos de adoção é a taxa de conversão de usuários de outras Blockchains como Ehtereum 1.0, Polygon e Binance Smart Chain (BSC). Cardano vem desenvolvendo desde 2020 um Conversor de ERC-20, cujo objetivo seria fazer uma ponte entre projetos do Ethereum (tokens ERC-20) e a Blockchain Cardano. Também desenvolveram uma máquina virtual que poderá executar contratos do Ethereum na Blockchain da Cardano (KEVM).

Trecho do programa Cardano360 onde mencionam o conversor ERC-20

Preços e especulações

Recentemente um grande criador de conteúdo e influenciador afirmou que “consegue ver a ADA chegando a US$ 4 ou US$ 5 até o final do ano de 2021. Assumindo que o Bitcoin tenha uma perna de alta em Setembro ou Outubro” o que, segundo ele, seria provável.

Confira a especulação:

É interessante recordar que a criptomoeda ADA atingiu cerca de 6 mil satoshis na última escalada de preços. 2 mil satoshis de distância de sua máxima histórica em cerca de 8 mil satoshis.

Finalmente gostaria de ressaltar a existência de riscos imponderáveis ligados  a investimentos em criptomoedas. Estes investimentos podem envolver perdas massivas de capital em um curto período de tempo. Este trecho do texto não é uma recomendação de investimentos.

Disclaimer

As informações fornecidas neste texto não constituem consultoria de investimento, consultoria financeira, conselho comercial ou qualquer outro tipo de conselho e você não deve tratar nenhum conteúdo deste autor como tal. Realize sua própria diligência e consulte seu consultor financeiro antes de fazer quaisquer decisões de investimento.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Marcus Viniciushttps://www.instagram.com/cardanobrasil
Marcus Vinicius conheceu o Bitcoin em 2014. Embaixador do projeto de Blockchain Cardano. É graduado em Ciências Econômicas pela FCE/UERJ.
LNBTC

Usuário avisa empresas sobre falha em serviços de custódia da Lightning Network

Reckless Satoshi, um usuário do Reddit, fez uma postagem relatando que serviços de custódia que trabalham com a Lightning Network tinha um ponto de...
Ethereum. (Imagem: Adobe Stock)

Pânico? R$6,6 bilhões em Ethereum saíram das exchanges na semana passada, R$4,2 bi voltaram...

Na quarta-feira passada, dia 15 de setembro, cerca de 363.240 ETH foram sacados de exchanges centralizadas, ontem, no entanto, 258.050 ether voltaram para endereços...
Mulher em pânico vendo gráfico do Bitcoin em queda medo China SP500

Risco de calote na China leva índice do bitcoin de volta ao medo

Alguns índices que medem do desempenho dos mercados acabaram mostrando uma realidade interessante. Dois que podem ser destacados são o Índice de Medo e...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias