Cardano e África: um olhar para o futuro

Siga no
Cardano Africa
Cardano Africa

Postado originalmente em TheCryptoDrip em 21/04/2021 por “Mr. Goose”. Traduzido e revisado por Marcus Vinicius.

Ao nos aproximarmos do evento especial sobre África da Cardano, em 29 de abril, queríamos que nossos leitores compreendessem melhor o quão grande esse acordo poderia ser; como a Cardano pode realmente tecer seu caminho para os tecidos do governo Subsaariano, infraestrutura e – o mais importante – suas pessoas.

Este post deve ser lido como um experimento de pensamento, onde extraímos soluções potenciais (para os problemas atuais que estão sendo enfrentados) usando a plataforma, produtos e aplicativos da Cardano.

Vamos criar um mundo no qual você experimentará a vida como um pequeno fazendeiro em um vilarejo remoto na Etiópia. Você estará imerso nas lutas do dia-a-dia de um pequeno agricultor, a infraestrutura atual que não atende às necessidades de sua família e de sua empresa e um governo sem incentivos, incapaz de atrair investimentos sustentáveis.

Na África, o agronegócio , mais do que qualquer outro setor, tem potencial para reduzir a pobreza e impulsionar o crescimento econômico. A agricultura é responsável por quase metade do produto interno bruto do continente e emprega 60% da força de trabalho.

Vamos começar…

O problema

Você é um pequeno agricultor chamado Kamali. Você e sua família de 4 pessoas administram uma fazenda de trigo na vila de Woinima, no distrito de Jabi Tehnan, na Etiópia. Você coleta água de irrigação de um rio rio acima chamado Guisa uma vez a cada 4-6 semanas para irrigar sua fazenda.

Você possui 1,75 hectares de terra e deseja expandir, mas a quantidade de água irrigada para você é apenas o suficiente para sustentar 0,5 hectares de produção de trigo e é inconsistente e não confiável.

Com o fornecimento inconsistente e mínimo de água para sua fazenda é impossível expandir, o que é essencial para a sobrevivência de sua família. Você está preso; limitado.

A irrigação é o aspecto mais crucial na expansão do setor agrícola na África Subsaariana, e particularmente na Etiópia, onde a irrigação é responsável por apenas 3% da produção de alimentos – a mais baixa da África.

Aqui estão algumas razões pelas quais a irrigação é difícil de implementar para pequenos agricultores como Kamali:

  • Fornecimento de baixa entrada (fornecimento de fertilizantes / produtos de controle de pragas)
  • Falta de crédito para financiamento básico
  • Fraude de capital
  • Falta de sistemas de cadeia de abastecimento pós-cultivo
  • Acesso a eletricidade confiável

Além disso, de acordo com o Banco Mundial , os pontos fracos da Etiópia em termos de atratividade de investimento são detalhados:

  • Vulnerabilidade às condições climáticas e mudanças nos preços mundiais das commodities
  • Isolamento; Etiópia não tem litoral
  • Nível insuficiente de reservas cambiais
  • Algumas dificuldades no ambiente de negócios e governança
  • Um contexto regional instável (nacional no último período, com protestos da etnia Oromo)
  • Volatilidade da taxa de câmbio
  • O fato de os conflitos étnicos (muitas vezes decorrentes do uso de recursos e disputas de terras) ocasionalmente se tornarem violentos

Olhando para isso, pode-se deduzir que a consequente falta de acesso ao capital em todos os níveis – local, regional e estadual – é o principal impulsionador da infraestrutura de irrigação deficiente. Como essa infraestrutura pode prosperar se o capital de investimento tem grandes barreiras de entrada devido à política deficiente em nível estadual, confiança em nível regional e identidade em nível local?

Você protege os clientes de nível local da jurisdição de nível estadual e, em seguida, reestrutura do nível local e observa a cascata da solução de volta para cima.

O centro do nosso problema aqui é a inclusão financeira ; como podemos fazer com que o capital de investimento confie que seu dinheiro não apenas produzirá um retorno, mas também evitará ser fraudado, violado ou roubado? Em um mercado tão pouco regulamentado, inseguro e de alto risco, como você garante a confiança?

Da mesma forma que você estabelece confiança com qualquer pessoa – você os conhece.

Entrar em Atala PRISM

O Atala PRISM é uma solução de identidade descentralizada desenvolvida pela Cardano que permite que as pessoas possuam seus dados pessoais e interajam com organizações de forma integrada, privada e segura.

Usar o Atala PRISM como uma camada de identidade para reestruturar como os atores de nível local (como Kamali) interagem com terminais importantes em uma cadeia de suprimentos pode funcionar assim:

1. Integração

Kamali está integrado ao Atala PRISM por meio do aplicativo móvel que contém dados seguros, incluindo:

  • Suas informações pessoais (KYC / AML)
  • Pontuação de crédito
  • Ocupação (pequeno agricultor)
  • Tipo de cultura (perecível ou não perecível)
  • Quanto rendimento a fazenda produz
  • Que tipo de insumos necessários
  • Quanta água necessária

2. Verificação ATA

Kamali é verificado por um Oficial de Extensão Agrícola enviado pela Agência de Transformação da Agricultura da Etiópia (ATA) para que as informações sobre sua fazenda estejam corretas.

3. Um voucher de crédito

Depois de ser verificado, Kamali solicita um voucher de crédito de uma instituição financeira que também é verificada pela ATA. De acordo com os termos, Kamali deve pagar este voucher de crédito no prazo de 12 meses.

4. Compra de insumos

Kamali usa esse voucher de crédito para comprar insumos de um agro-negociante ou cooperativa (fornecedor de insumos agrícolas) – que também é verificado pela ATA – a uma taxa subsidiada.

5. Verificação do agro-negociante

O agro-negociante valida o processo de verificação e após a confirmação e verificação bem-sucedida, concede as entradas solicitadas por Kamali.

6. Agregação

O agro-negociante pega o voucher e os agrega com milhares a milhões de outros vouchers para devolver à instituição financeira para coletar sua margem.

Agora você tem uma infraestrutura baseada em confiança na forma de jogo, que vive completamente na blockchain Cardano. As implicações são enormes. Isso significa que a auditoria do ciclo de vida de vouchers, crédito, insumos e produção de pequenos agricultores não é mais um problema porque as informações são transparentes, imutáveis ​​e não corruptíveis.

Mas como sabemos que as pessoas que verificam os outros não serão corruptas? A resposta é quase tediosamente simples: incentivos.

  • O incentivo de Kamali é receber insumos para produzir rendimento, então ela pagará seus empréstimos.
  • O incentivo dos agro-concessionários é dar margem aos vouchers de crédito, para que eles mantenham o fornecimento de insumos.
  • O incentivo do ATA é aumentar a produtividade, para que ele verifique os atores de confiança na cadeia de abastecimento.
  • O incentivo do governo da Etiópia é obter investimento estrangeiro, para que eles auditem o blockchain rotineiramente.

Com nossa recém-atualizada cadeia de suprimentos, a produção começa a aumentar, a fraude é mitigada e a escassez de alimentos diminui!

O Governo da Etiópia pode comprar mais agressivamente o Investimento Estrangeiro Direto (IED) e pode até negociar taxas melhores. Com o aumento dos fluxos de IED, o Governo da Etiópia começa a contratar engenheiros, conselheiros técnicos de irrigação, terceirizar desenvolvedores e fornecedores e reestruturar o canal de irrigação atual de Kamali.

Atualmente diminuindo desde 2014.

O Outro Problema

Você tem tido seus melhores rendimentos de produção já registrados; você tem acumulado seu crédito e agora está financiando sua própria bomba de irrigação movida a eletricidade, que tem um acesso muito melhor à água devido a parcelas maiores de irrigação a montante.

Agora você pode expandir a cobertura de trigo de 0,5 hectares para todos os 1,75 hectares que possui. No entanto, isso significa que seus custos de insumos aumentarão em 250%. As instituições financeiras atuais ainda não se sentem confortáveis ​​em emitir um voucher de crédito sem garantia desse tamanho para você.

Sua alternativa atual é terceirizar um empréstimo da infraestrutura atual de finanças centralizadas da Web2 (CeFi) por meio do aplicativo móvel Opay – uma plataforma de empréstimo / empréstimo na Etiópia.

Infelizmente, foi exigido que Opay fosse retirado da Google Play Store por empréstimo predatório, pois suas práticas incluíam violações de dados massivas, incluindo:

  • Histórico do navegador da Internet
  • Mídia social
  • SMS e histórico de chamadas
  • Dados de localização

Suas táticas de empréstimo predatório incluíam esquemas como:

  • Alta taxa de originação de empréstimo (mais de 22%)
  • APR massivo (mais de 300%)
  • Duração fixa de curto prazo (não adequado para agricultores)

Por razões óbvias, você não pode pagar uma taxa de originação de empréstimo de 22% e não quer consentir com esse acesso invasivo à privacidade, você parece estar sem opções.

Liqwid Finance

Liqwid Finance será o primeiro aplicativo de empréstimo / empréstimo do mercado na rede Cardano. Isso permitirá que qualquer pessoa com ($ ADA / $ ERG / $ SigUSD) se envolva como credor / fornecedor de capital no mercado para ganhar juros ou tomar empréstimos contra seus ativos.

A dispensa de custódia, liquidação e caução – pesados ​​custos fixos embutidos no sistema CeFi legado – e a introdução de dinheiro otimizado por algoritmos reduzem as taxas cobradas para realizar ações bancárias importantes.

O que isso parece para Kamali é uma taxa de originação de empréstimo ~ 100x menor a 0,25% em comparação com seu atual titular da CeFi, Opay (atualmente de 25% ).

Liqwid trabalhará em ‘conceitos de crédito’ que permitirão um sistema de pontuação de crédito totalmente descentralizado e em cadeia, que permitirá taxas de juros dinâmicas e algoritmicamente definidas que incentivarão mutuários como Kamali a pagar seus empréstimos em dia.

Um Sistema Melhor

Você (Kamali) agora garantiu o financiamento e pode pedir emprestado contra seu “fundo de liquidez”, para obter o voucher de crédito que lhe foi negado anteriormente pela instituição financeira; o voucher de crédito permite pagar uma taxa subsidiada pelos insumos, normalmente 60%.

Sua demanda de expansão foi atendida e você começa a colher trigo e outras safras em todos os 1,75 hectares. E adivinha? Toda a sua aldeia e outras aldeias ao seu redor começam a seguir a mesma abordagem.

Agora os aggro-negociantes estão lutando para acompanhar a nova demanda, pois sua fonte de recursos (instituição financeira + governo regional) não tem capital para pagar importadores, fornecedores e produtores de insumos.

Agora que o IED está em níveis máximos, como e onde podemos introduzir mais liquidez para acompanhar a crescente demanda por insumos?

Enquanto o aperto financeiro na Etiópia força a iliquidez e expande ainda mais a exclusão financeira de rampas de capital em todo o mundo, a ponte para isso está sendo construída no DeFi e com a introdução da tokenização poderia fornecer liquidez para cerca de 5 trilhões de dólares em iliquidez que existe na África.

A África fornece atualmente 5% do PIB global, mas recebe um pouco mais de 1% do capital global.

Atualmente, as instituições financeiras que distribuem vouchers de crédito são apoiadas por governos regionais por meio do Banco Comercial da Etiópia, mas a maioria das vendas de crédito e dinheiro são coletadas e facilitadas pelas próprias instituições financeiras – reduzindo, portanto, os riscos orçamentários para os governos regionais.

Esses vouchers individuais são 100% garantidos por fundos soberanos e têm uma taxa de reembolso de 90% com juros de 15%.

Embora esses vouchers sejam pequenos individualmente, e se fosse possível tokenizá-los, agregá-los e, em seguida, criar tranches com base na safra, taxa de colheita e produção sazonal (que têm datas de maturação incorporadas para fornecer aos investidores perfis de risco variados)?

Você poderia chamar esses instrumentos de dívida de SBS ou (títulos garantidos por soberanos) e eles viveriam na blockchain Cardano e poderiam ser vendidos para fundos de hedge, bancos de investimento ou investidores individuais no ecossistema Cardano.

Exemplo de um pacote de tranche tradicional capaz de ser comercializado para diversos clientes com vários perfis de risco e acesso a capital.

Os influxos de capital para as instituições financeiras estão fluindo e agora podem financiar a crescente demanda por insumos agrícolas dos fornecedores. Agro-negociantes e cooperativas têm abastecimento suficiente para pequenos agricultores e criadores de produção para ver um crescimento exponencial.

Você (Kamali) agora está desfrutando dos frutos do seu trabalho e dos riscos que correu para chegar aqui. Você alavancou um produto emergente que lhe permitiu estabelecer uma nova precedência para os membros da sua comunidade.

Eles começam a copiar seu modelo de negócios, e espalha-se a notícia de que sua estratégia está sendo adotada por outras famílias, tribos e corporações. Isso cai em cascata em outros governos da África Subsaariana à medida que eles começam a reconhecer o poder das finanças descentralizadas, e eles também querem fazer parceria com Cardano. Então o mundo percebe.

Resumo

Existem muitos outros problemas que eu não cobri neste exemplo ( ou seja , perda pós-colheita, falta de infraestrutura de armazenamento , corretores agrícolas predatórios, infraestrutura rodoviária / ferroviária, protocolos de importação / exportação atuais, sistemas de pontuação de crédito descentralizados e fragmentação entre países, povos e governos locais).

Alguns desses problemas podem ser resolvidos por coisas como Atala SCAN , e outras soluções estão sendo desenvolvidas enquanto falamos. Apesar de tudo, as coisas estão mudando para melhor.

Espero que, ao ler isso, você tenha sido capaz de reconhecer o quão enormes algumas barreiras podem ser e o quão importante é a disrupção que a Cardano pode representar para o mundo.

Adazul Brasil

Como holder da Cardano, você provavelmente está interessado em delegar suas ADAs a uma pool pra receber uma renda passiva. Resumindo, você está interessado em fazer stake. Conheça um  projeto de stakepool brasileira, voltado a proteção da fauna silvestre. Saiba mais: clique aqui

A rede Adazul Brasil está presente no Instagram e também no Twitter.

Por fim, este texto foi promovido por colaboradores da Adazul Brasil e Embaixador Cardano, Marcus Vinicius.

Para nos ajudar, basta delegar para [ADABR] ou apoiar nossas redes.
Site: https://adabr-pool.com/#/
Grupo no Telegram: https://t.me/adabrpool_ptbr

Se gostou deste conteúdo, confira também nosso canal no YouTube. Disponibilizamos 3 editorias sobre o projeto Cardano: LivesVideos e Entrevistas:
https://www.youtube.com/oreganoeconomia

Obrigado pelo apoio! ❤

Disclaimer

  • O programa de embaixadores do projeto Cardano não endossa nenhuma stakepool específica.
  • As informações fornecidas neste texto não constituem consultoria de investimento, consultoria financeira, conselho comercial ou qualquer outro tipo de conselho e você não deve tratar nenhum conteúdo deste autor como tal. Realize sua própria diligência e consulte seu consultor financeiro antes de fazer quaisquer decisões de investimento.
Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Marcus Viniciushttps://www.instagram.com/cardanobrasil
Marcus Vinicius conheceu o Bitcoin em 2014. Embaixador do projeto de Blockchain Cardano. É graduado em Ciências Econômicas pela FCE/UERJ.
blockchain hospital

Como a Blockchain aplicada à gestão hospitalar pode transformar o setor da saúde

Quando estamos imersos no mercado financeiro, acabamos associando termos, como a Blockchain e a criptografia, para ações realizadas em investimentos com criptomoedas e tokens,...
Wesley Pessano em palestra para traders

Trader de Bitcoin “Rei do Pullback” é assassinado no Rio de Janeiro

Um empresário do ramo do Bitcoin, que se intitulava "Rei do Pullback", foi brutalmente assassinado no Rio de Janeiro, com vários tiros a queima-roupa....
Vista da cidade de Miami

Criptomoeda de Miami será listada em primeira grande corretora

A cidade de Miami está para lançar sua própria criptomoeda, que já recebeu a confirmação de que será listada em uma grande corretora do...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias