Cardano pode ter valor de mercado de US$ 1 trilhão?

Pode levar de 5 a 10 anos para chegar lá. Talvez mais.

Siga no

Postado originalmente em Cardanians em 16/06/2020 por “cardanians.io”. Traduzido e revisado por Marcus Vinicius.

A capitalização de mercado e o preço da moeda ADA são temas quentes de discussão na internet. Pessoas ficam felizes quando o preço sobe e tristes quando desce. Se você não é um trader e entende a missão do projeto Cardano, então talvez pare de se preocupar com a flutuação de preços de curto prazo.

Não queremos especular sobre o preço sem fatos ou fundamentos. Gostaríamos de apresentar a missão do projeto e, em seguida, tentar estimar o preço se a meta for alcançada.

É uma tarefa difícil, pois ninguém consegue garantir o sucesso do projeto e haverá muitos obstáculos no caminho.

Como nossas interações sociais e financeiras funcionam

Nossas vidas são baseadas na interação com amigos, empresas, instituições, bancos e serviços fornecidos por empresas globais. Pessoas se comunicam com outras pessoas. Empresas com outras empresas ou bancos.

Há uma infinidade de possíveis interconexões. O número cresce a cada ano à medida que aumenta a digitalização do mundo. Assim, grande parte de todas essas interações ocorre na Internet. Há uma grande quantidade de transações relacionadas a pagamentos, compras, entretenimento, bate-papo, negócios, etc.

A comunicação pela Internet é realizada por meio de transações em diferentes protocolos. O problema atual do mundo é que usamos muitos intermediários por vários motivos.

Por exemplo, usamos os bancos como intermediários por dois motivos principais. A primeira razão é que os bancos oferecem um serviço que nos permite criar uma conta. Podemos usar o número da conta e fornecê-lo a alguém que deseja nos enviar moeda fiduciária.

É uma solução útil quando existe uma grande distância física entre os participantes da transação. A segunda razão é a capacidade dos bancos de garantir a confiança entre duas entidades que não confiam uma na outra. Cada um pode escolher o seu próprio banco em que confia.

Usamos muitos serviços de Internet que nos permitem comprar produtos, entretenimento para o consumidor e passar tempo em redes sociais. Confiamos em grandes empresas como Amazon, Facebook, Google, Twitter, etc. Acredite ou não, essas empresas têm muitas informações sobre nós e são capazes de comercializar os dados.

O segundo motivo é a capacidade dos bancos de garantir a confiança entre duas entidades que não confiam uma na outra.

Cada um pode escolher o seu próprio banco em que confia. Usamos muitos serviços de Internet que nos permitem comprar produtos, entretenimento para o consumidor e passar tempo em redes sociais.

Confiamos em grandes empresas como Amazon, Facebook, Google, Twitter, etc. Acredite ou não, essas empresas têm muitas informações sobre nós e são capazes de comercializar os dados. O segundo motivo é a capacidade dos bancos de garantir a confiança entre duas entidades que não confiam uma na outra.

Cada um pode escolher o seu próprio banco em que confia. Usamos muitos serviços de Internet que nos permitem comprar produtos, entretenimento para o consumidor e passar tempo em redes sociais.

Confiamos em grandes empresas como Amazon, Facebook, Google, Twitter, etc. Acredite ou não, essas empresas têm muitas informações sobre nós e são capazes de comercializar os dados.

Os bancos exigem que conheçamos nossas identidades reais. O mesmo geralmente é verdadeiro para plataformas sociais e de comércio eletrônico.

As pessoas devem fornecer um nome e um endereço verdadeiros quando uma mercadoria deve ser entregue a elas. Mesmo que não forneçamos nossa identidade real, temos uma espécie de conta dentro das redes sociais que pode ser conectada às nossas atividades e interações sociais.

Temos a tendência de usar plataformas que são usadas por muitas pessoas. As pessoas são sociais por natureza e existem muitos grupos de hobby no Facebook onde as pessoas desejam compartilhar suas opiniões. É por isso que muitas vezes esquecemos a privacidade quando usamos plataformas como o Facebook.

Grandes empresas de TI usam tecnologias modernas, como inteligência artificial, para comercializar os dados coletados sobre nós.

Eles são capazes de conectar seus interesses e preferências com identidades. Uma vez que eles tenham nossos perfis sociais, é fácil para eles exibirem um anúncio que provavelmente será interessante para nós.

Assim que clicamos no anúncio, a empresa ganha dinheiro. Vamos dar uma olhada nas receitas anuais de 10 empresas globais de internet de capital aberto de 2017 a 2019. As receitas são em bilhões de dólares americanos.

Vamos dar uma olhada nas receitas anuais dos principais bancos comerciais dos Estados Unidos em 2019. As receitas são em bilhões de dólares americanos.

Todas as empresas de internet e bancos listados acima são centralizados. Sujeitos centralizados têm proprietários que buscam obter lucros.

Como você pode ver, os lucros são realmente fantásticos. A questão é quanto pagamos a eles e se eles merecem ter uma receita tão boa. A centralização sempre representa ameaças e ineficiências. Vamos dar uma olhada em alguns deles.

  • Serviços centralizados são pontos únicos de falha sob muitas perspectivas. Os dados são armazenados em bancos de dados privados e, portanto, podem ser mal utilizados pelos proprietários ou por hackers que conseguem invadir os sistemas. Além disso, não é transparente quais dados sobre nós são mantidos e como são usados ​​ou comercializados. Portanto, nossos dados pessoais ou mesmo dinheiro podem ser mal utilizados ou roubados.
  • Os serviços centralizados podem ser ineficientes quando há mais deles que precisam se comunicar entre si. Pode ser um pouco assustador que ainda haja muito trabalho manual no sistema bancário e algumas transferências de dinheiro ou ações possam demorar alguns dias. Podemos ver uma quantidade desagradável de erros que poderiam ser evitados se os subsistemas fossem melhor interconectados ou se houvesse uma única rede.
  • A centralização geralmente significa que existem muitas regras que devem ser seguidas. Podem ser regras internas de serviço ou regulamentos exigidos pelos estados. Como resultado, os serviços estão sujeitos a alguma forma de censura e muitos deles são exclusivos. As pessoas não podem expressar suas opiniões ou não podem consumir serviços se eles não atenderem a um determinado padrão.
  • Sujeitos centralizados freqüentemente têm um monopólio e, portanto, podem ditar preços excessivos pelos serviços prestados. Normalmente não é fácil estabelecer um novo banco em um país, então geralmente há apenas alguns deles e as pessoas precisam escolher um. As pessoas não têm liberdade para escolher uma solução na qual desejam confiar. No caso de grandes empresas de TI, o avanço tecnológico é tão significativo que os concorrentes podem enfrentar tempos difíceis para criar uma plataforma competitiva e atrair usuários.
  • É impossível usar serviços centralizados de forma privada, pois não sabemos o que acontece com nossos dados ou ativos. Os proprietários podem revelar dados sobre nós quando uma instituição estatal exigir ou alguém estiver disposto a pagar por isso. No sistema financeiro atual, não é possível fazer um pagamento privado pela internet.
  • Ainda há muitos intermediários que ganham muito dinheiro com pouco trabalho. Por exemplo, eles simplesmente compram algo barato de agricultores pobres e vendem por um preço muito mais alto. Esse padrão doentio ainda está presente em nossa economia global.
  • Às vezes, manter dinheiro e outros ativos em um banco pode ser muito arriscado. Um banco pode ter problemas e perder liquidez. Podemos perder nosso dinheiro apenas porque a administração do banco falhou em fazer seu trabalho de forma responsável e transparente. Um estado pode ordenar o congelamento de contas ou limitar a quantidade de dinheiro que podemos sacar de um caixa eletrônico por dia. Manter dinheiro em uma conta bancária geralmente é muito perigoso, pois não sabemos o que pode acontecer com a conta e não a temos sob nosso controle direto. Acabamos de acessar as credenciais de um banco na web ou o PIN do cartão de crédito, mas se ele parar de funcionar, não teremos chance de receber nosso dinheiro de volta. Podemos apenas esperar o que vai acontecer. É mais provável que essa ameaça aconteça quando o mundo inteiro enfrenta problemas econômicos ou políticos.

Estamos acostumados a usar serviços centralizados e se você mora em um país ocidental, provavelmente não vê problemas ou não percebe. Isso também é válido para pessoas de países pobres.

Frequentemente, eles não têm acesso a serviços bancários, mas consomem serviços de Internet. Existem muitos problemas com o uso de serviços centralizados e somos uma fonte de receita para bancos e grandes empresas de TI.

Definitivamente, eles merecem receitas, pois oferecem seus serviços e nós os utilizamos. Resta saber se as receitas são adequadas aos serviços prestados e às ameaças relacionadas ao uso. De qualquer forma, vamos falar sobre as alternativas que a tecnologia blockchain traz.

Os usuários devem realizar transações via blockchain

Hoje em dia, nossa sociedade e nossos mercados financeiros são baseados em transações. Para utilizar totalmente as habilidades da tecnologia de blockchain, precisamos tirar parte dessas transações das mãos de serviços centralizados e permitir que as pessoas façam transações por meio de redes de blockchain.

Para conseguir isso, a experiência do usuário deve ser muito semelhante, senão a mesma, e um projeto de blockchain deve oferecer os mesmos ou melhores serviços. A missão de Cardano é se tornar um computador social e financeiro global.

Ele foi projetado para ser capaz de se tornar um backbone global para essas transações. A equipe fez um grande esforço para resolver o problema de escalabilidade e chegar a uma solução de segunda camada chamada Hydra.

A primeira camada do Cardano será capaz de processar algumas centenas de transações por segundo por meio do protocolo de consenso Ouroboros PoS. Hydra é uma parte complementar da solução de dimensionamento.

Cada piscina pode criar uma nova cabeça de Hydra, portanto, adicionar mais piscinas significa que mais cabeças podem ser adicionadas. Com isso, uma escala linear pode ser alcançada. Cada cabeça Hydra pode processar cerca de 1000 transações por segundo (TPS). Portanto, com a expectativa de 1000 pools na rede principal, Cardano poderia teoricamente ser capaz de escalar até 1 milhão de TPS.

Com escalabilidade resolvida e utilizando outros recursos como contratos inteligentes, stablecoins, gerenciamento de identidade, capacidade de emitir tokens, utilizando ZeroKnowledge para privacidade e interconectar com serviços de oráculos, Cardano será capaz de assumir transações do mundo centralizado e permitir pessoas a utilizarem as vantagens do mundo descentralizado. uma escala linear pode ser alcançada. Cada cabeça Hydra pode processar cerca de 1000 transações por segundo (TPS).

Portanto, com a expectativa de 1000 pools na rede principal, Cardano poderia teoricamente ser capaz de escalar até 1 milhão de TPS.

Com escalabilidade resolvida e utilizando outros recursos como contratos inteligentes, moedas estáveis, gerenciamento de identidade, capacidade de emitir tokens, utilizando ZeroKnowledge para privacidade e interconectar com serviços de oráculos, Cardano será capaz de assumir transações do mundo centralizado e permitir pessoas a utilizarem as vantagens do mundo descentralizado. uma escala linear pode ser alcançada. Cada cabeça Hydra pode processar cerca de 1000 transações por segundo (TPS).

Portanto, com a expectativa de 1000 pools na rede principal, Cardano poderia teoricamente ser capaz de escalar até 1 milhão de TPS.

Com escalabilidade resolvida e utilizando outros recursos como contratos inteligentes, moedas estáveis, gerenciamento de identidade, capacidade de emitir tokens, utilizando ZeroKnowledge para privacidade e interconectar com serviços de oráculos, Cardano será capaz de assumir transações do mundo centralizado e permitir pessoas a utilizarem as vantagens do mundo descentralizado.

Observe que, na verdade, trata-se apenas de transações de utilidade. Manter moedas criptomoedas por motivos especulativos não traz nenhum valor para as pessoas e não perturba os serviços tradicionais atuais.

A competição para atrair usuários girará em torno do número de transações que serão processadas pela rede Cardano. As pessoas podem evitar serviços centralizados e se beneficiar da descentralização apenas se começarem a usar tecnologias blockchain diariamente. Definitivamente, não se trata de enviar moedas ADA. Moedas voláteis não são adequadas para pagamentos.

Cardano permite a emissão de tokens fungíveis e não fungíveis e pode esperar alguma forma de moeda estável. A maioria das transações estará relacionada a esses tokens. Assim, a tecnologia pode ser usada em saúde, indústria, bancos, bolsas, jogos, dados e segurança de identidade e muitos outros setores.

As novas tecnologias são como o Lego. Precisamos construir novas peças de lego e colocá-las juntas para ter novas funcionalidades. Também é necessário integrar a rede Cardano com os serviços atuais para torná-los mais descentralizados ou teremos que construir novos serviços.

Cardano foi projetado para se tornar a espinha dorsal de uma nova ordem econômica. O Cardano não é apenas uma rede, é também uma plataforma e as pessoas irão utilizá-la através de aplicações descentralizadas ou através de serviços disponíveis em páginas web.

Serviços descentralizados para substituir um centralizado

Os serviços centralizados só desaparecerão se o descentralizado estiver tecnologicamente pronto para substituí-los e as pessoas entenderem os benefícios. Será uma tarefa difícil se você perceber que a posição das entidades centralizadas é muito forte.

Existem gigantes de TI, bancos, reguladores e estados. Os políticos protegerão os bancos e é ingênuo pensar que a tecnologia blockchain pode facilmente dominar o setor financeiro. Haverá pressão e um grande retrocesso de bancos, reguladores e políticos. Eles vão querer proteger suas posições e manter o status quo.

Todas as três entidades por trás da Cardano trabalham na adoção e se comunicam com todas as pessoas que têm voz ativa. É necessário explicar a tecnologia para pessoas em todos os cargos, incluindo políticos e banqueiros. Isso pode acelerar a adoção.

A tecnologia blockchain tem muitas vantagens que podem resolver as ameaças listadas acima. Devido à ausência de intermediários, os processos podem ser mais rápidos, simplificados, seguros, privados e baratos.

A rede assume o papel de intermediários. Em vez das entidades centralizadas que podem tomar decisões sobre transações e processos, a rede fará isso de forma que os participantes tenham o poder de ditar regras e decidir o que querem e como. Ninguém terá chance de censurá-lo, farejá-lo ou mesmo evitá-lo.

É impossível parar uma rede descentralizada para que o serviço esteja sempre disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não existe um ponto único de falha na rede descentralizada.

O que está no blockchain é verdadeiro, incluindo toda a história. Os participantes definirão o que deve ser transparente e o que deve ser privado. Os participantes serão capazes de estabelecer regras e definir o que é permitido e o que não é. Se desejam ter um líder, podem escolher um e usar o voto para tomar decisões democráticas.

Transparência é a impossibilidade de fazer algo sombrio com os recursos das pessoas é outra habilidade forte do blockchain. A sociedade basicamente gostaria de ter esse tipo de poder e transparência dentro da política. Isso impediria a corrupção e o roubo de bens públicos.

Cardano poderia garantir isso do ponto de vista tecnológico. Cabe a nós exigir a implantação da tecnologia blockchain ou começar a criar novas comunidades. Transparência é a impossibilidade de fazer algo sombrio com os recursos das pessoas é outra forte habilidade do blockchain. A sociedade basicamente gostaria de ter esse tipo de poder e transparência dentro da política. Isso impediria a corrupção e o roubo de riquezas públicas.

Cardano poderia garantir isso do ponto de vista tecnológico. Cabe a nós exigir a implantação da tecnologia blockchain ou começar a criar novas comunidades. Transparência é a impossibilidade de fazer algo sombrio com os recursos das pessoas é outra habilidade forte do blockchain. A sociedade basicamente gostaria de ter esse tipo de poder e transparência dentro da política. Isso impediria a corrupção e o roubo de riquezas públicas.

Cardano poderia garantir isso do ponto de vista tecnológico. Cabe a nós exigir a implantação da tecnologia blockchain ou começar a criar novas comunidades.

As pessoas geralmente sabem o que é bom e o que é ruim. Se houver alguma disputa, o voto democrático deve resolvê-la. Agora vemos repetidamente que está acontecendo muitas coisas não agradáveis ​​nos setores bancário e político. De alguma forma, as pessoas perderam o poder de consertar. Agora, temos a chance de fazer isso com novas tecnologias.

Blockchain basicamente corrige a confiança em lugares que não são mais confiáveis. De um certo ângulo, o blockchain pode ser percebido como uma espécie de camada de confiança ou invólucro de confiança.

Pode garantir que a confiança não possa ser mal utilizada tão facilmente. Integridade e segurança de dados, privacidade, transparência, a capacidade de definir novas regras e aplicá-las sem compromissos por meio de contratos inteligentes e permitir que as comunidades tomem decisões coletivas são os recursos mais fortes da tecnologia de blockchain e Cardano permitirá a realização de todos eles.

A potencial capitalização de mercado do projeto Cardano

Definimos os problemas decorrentes da utilização de serviços centralizados e mostramos o potencial do Cardano.

Como você pode ver, há muitos setores que podem ser interrompidos pela tecnologia blockchain em combinação com outros recursos e serviços descentralizados. A Cardano terá sucesso se começar a cortar a fatia de mercado das atuais hegemonias. É preciso assumir parte das receitas do hegemon.

Vamos dar uma olhada na capitalização de mercado dos 20 principais bancos do mundo em 2019. Os dados são expressos em bilhões de dólares.

Vamos dar uma olhada na capitalização de mercado das 20 maiores empresas de TI em todo o mundo em 2019. Os dados são expressos em bilhões de dólares.

A Cardano pode ser considerada uma empresa de TI por ser uma plataforma. A tecnologia Blockchain provavelmente afetará o setor financeiro. Como calcular a capitalização potencial? Poderíamos considerar a capitalização de todos os bancos comerciais do mundo e dar uma olhada em como seria a capitalização de Cardano se ela obtivesse apenas 1% da capitalização de todos os bancos. Vamos fazer isso apenas com os 20 maiores bancos. A capitalização total dos bancos é de US$ 3.027.000.000.000. 1% do número é 30.270.000.000.

Poderíamos fazer algo semelhante com as receitas dos bancos. Vamos considerar as receitas apenas dos 10 principais bancos. É US$ 668.000.000.000. 1% desse montante é US$ 6.680.000.000.

É um pouco mais complicado com gigantes de TI, uma vez que alguns deles são mais ameaçados pelo blockchain do que outros. Por exemplo, a Apple cria smartphones e apenas o serviço pago da Apple é apenas uma pequena parte do negócio.

Por outro lado, o PayPal é principalmente sobre transações e a capitalização era de US$ 18.000.000.000 em 2019. 1% seria de US$ 180.000.000. Aqui, se você considerar que o blockchain pode assumir mais de 1% em breve. Além disso, Cardano poderá transferir outros ativos. Não só dinheiro. Pode ser justo considerar 25%, o que dá US$ 4.500.000.000.

Ainda outro ângulo poderia ser tentar encontrar um lugar onde Cardano pudesse estar em comparação com outros gigantes de TI. A capitalização de mercado da Netflix era de US$ 20.000.000.000 e é uma empresa de streaming.

Cardano pode ter um impacto muito maior na sociedade, então a capitalização poderia ser, digamos, 5 vezes maior em 5 a 10 anos. Achamos que US$ 100.000.000.000 é um número bastante possível.

Vamos falar sobre como assumir as quotas de mercado de bancos e gigantes de TI pode se refletir no preço das moedas ADA. Não existe uma autoridade central no ecossistema de Cardano que levaria o lucro. A rede é propriedade de detentores de moedas ADA, denominados stakeholders.

Como proprietário de moedas ADA, você pode delegar moedas a um pool. Esse processo é chamado de piquetagem. O staking é uma forma de participar do sucesso da rede. A rede deve ser lucrativa para poder recompensar as partes interessadas.

As taxas de transação e taxas para implantação de contrato inteligente são receitas da rede. A receita da rede é distribuída às partes interessadas. Observe que parte do lucro será transferida para a tesouraria do projeto. Assim, haverá recursos suficientes para financiar o desenvolvimento da plataforma.

Quantas taxas podem ser cobradas pela rede Cardano? Bem, isso depende do número de usuários que irão migrar das soluções atuais para o ecossistema Cardano. Vamos dar uma olhada nos líderes atuais na indústria de pagamento digital e no número de usuários. Todas essas empresas têm aproximadamente 3.300.000.000 de usuários.

Espera-se que em 2020, 1 bilhão de usuários utilizem um smartphone para pagamentos. 1% desses usuários fazem 33 milhões de usuários que enviariam transações de pagamento via Cardano.

Se a taxa de transação for de US$ 0,01 e cada usuário fizer aproximadamente 1 transação por dia, a rede ganhará US$ 330.000. É US$ 120.000.000 por ano. Se você, como participante, tiver 0,1% das moedas ADA, poderá ganhar cerca de US$ 100.000 por ano. Observe que falamos apenas sobre a taxa de transação relacionada ao pagamento que pode ser realizado por meio de moedas estáveis. Cardano poderá transferir muitos outros ativos. Além disso, haverá um subsídio de rede nos primeiros anos para que a rede não fique dependente apenas das taxas.

Intencionalmente, não queremos especular sobre a capitalização de mercado da Cardano. Queríamos apenas apresentar alguns fatos. Você pode fazer sua própria opinião. Existem muitos concorrentes no cripto-espaço e precisamos considerá-los. Por outro lado, esperamos que apenas alguns deles sobreviverão a longo prazo.

Todo o cripto-espaço pode enfrentar escrutínio regulatório e obstáculos políticos. É preciso perceber que, ao adotar a criptografia, os bancos e algumas empresas podem ser menos relevantes. Eles vão lutar para sobreviver e talvez tentar usar uma versão privada do blockchain. Eles vão melhorar seus serviços e vão inovar. Tudo isso tem que ser superado pelo Cardano e não será fácil.

Dito isso, acreditamos realmente que a Cardano pode ser uma “empresa” de um trilhão de dólares. Se isso pudesse acontecer, o preço de uma única moeda ADA poderia ser US$ 22.

Pode levar de 5 a 10 anos para chegar lá. Talvez mais. Então seja paciente. O projeto está no começo. Em primeiro lugar, as funcionalidades da fase Goguen devem ser liberadas. Então Hydra deve ser implantado. Novos recursos serão desenvolvidos e implantados gradualmente.

Os desenvolvedores devem vir, aprender Plutus e Marlowe, e então eles serão capazes de escrever aplicativos descentralizados úteis. Tudo isso pode levar de 1 a 2 anos. A adoção de aplicativos pode ser lenta no início e pode levar mais 1–3 anos.

Resumo

O mundo está mais digitalizado a cada ano. Isso significa que há mais transações que precisam ser processadas. Somente plataformas e serviços que processam uma quantidade significativa dessas transações serão valiosos. Em outras palavras, trata-se do efeito de rede. Quanto mais pessoas uma plataforma conectar, mais importância financeira e social ela terá.

Ninguém pode garantir o potencial futuro da capitalização de mercado de qualquer projeto. É ainda mais complicado para os mercados emergentes. Considere uma estimativa otimista e leve em consideração nosso viés.

Adazul Brasil

Como holder da Cardano, você provavelmente está interessado em delegar suas ADAs a uma pool pra receber uma renda passiva. Resumindo, você está interessado em fazer stake. Conheça um  projeto de stakepool brasileira, voltado a proteção da fauna silvestre. Saiba mais: clique aqui

A rede Adazul Brasil está presente no Instagram e também no Twitter.

Por fim, este texto foi promovido por colaboradores da Adazul Brasil e Embaixador Cardano, Marcus Vinicius.

Para nos ajudar, basta delegar para [ADABR] ou apoiar nossas redes.
Site: https://adabr-pool.com/#/
Grupo no Telegram: https://t.me/adabrpool_ptbr

Se gostou deste conteúdo, confira também nosso canal no YouTube. Disponibilizamos 3 editorias sobre o projeto Cardano: LivesVideos e Entrevistas:
https://www.youtube.com/oreganoeconomia

Obrigado pelo apoio! ❤

Disclaimer

  • O programa de embaixadores do projeto Cardano não endossa nenhuma stakepool específica.
  • As informações fornecidas neste texto não constituem consultoria de investimento, consultoria financeira, conselho comercial ou qualquer outro tipo de conselho e você não deve tratar nenhum conteúdo deste autor como tal. Realize sua própria diligência e consulte seu consultor financeiro antes de fazer quaisquer decisões de investimento.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Marcus Viniciushttps://www.instagram.com/cardanobrasil
Marcus Vinicius conheceu o Bitcoin em 2014. Embaixador do projeto de Blockchain Cardano. É graduado em Ciências Econômicas pela FCE/UERJ.
Robert Kiyosaki Imagem: Instagram

“Compre Bitcoin e Ethereum antes do maior crash da história”, alerta autor de “Pai...

Robert Kiyosaki, o autor do livro de finanças pessoais "Pai rico, Pai Pobre", insiste que as pessoas se protejam da maior crise do mundo,...
Elon Musk alerta sobre criptomoedas. Imagem: TMZ

Elon Musk pede agilidade para que Dogecoin faça melhorias

Após passar um tempo afastado das criptomoedas, esta semana Elon Musk voltou a se mostrar mais ativo no Twitter. Após a AMC divulgar estar...
Itajaí Moeda digital de recompensa

Itajaí vai dar moeda digital para quem contribuir com meio ambiente

O município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, vai dar uma moeda digital para a população que contribuir com o meio ambiente. A novidade...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias