Cardano enfrenta problemas de escalabilidade após atualização

É possível resolver a situação com sequenciadores de dapps para solucionar os problemas, no entanto, essa não é a forma ideal de rodar contratos inteligentes em uma blockchain.

Siga no

A Cardano tem sido uma das grandes surpresas do criptomercado nos últimos meses, no entanto a blockchain da moeda digital está enfrentando problemas com a sua escalabilidade após a mais recente atualização, levantando preocupações sobre o futuro do ativo.

A Input Output, desenvolvedora da Cardano, lançou a atualização de contratos inteligentes Platus na testnet da Cardano. No entanto, o feedback não tem sido muito positivo ou favorável.

A Minswap, a primeira DEX a utilizar o novo recurso disse ter encontrado problemas graves de escalabilidade, questionando a habilidade da Cardano de rodar contratos inteligentes.

Frustração

A atualização para contratos inteligentes é algo bem aguardado pelo comunidade, até mesmo gerando críticas por promessas não cumpridas por parte do desenvolvedor do projeto. 

A situação da Minswap foi relatada no Twitter, demonstrando frustração com a experiência e com o fato de não poder ter realizado o teste por tempo o suficiente. No entanto, a Minswap afirmou que conseguiu dados suficientes para conseguir elaborar propostas de melhoria de sua DEX.

“Infelizmente nós tivemos que parar a nossa testnet temporariamente.

Nós reunimos dados suficiente s dos nossos testers para melhorar os fundamentais da nossa DEX.

Nos próximos dias vamos publicar o post-mortem, nossas soluções de escalabilidade e quando a testnet estará aberta de novo.”

Bola de neve

O ecossistema Cardano utiliza o mesmo modelo de computação de transações que o Bitcoin, o UTXO, ou Extended UTXO. Outras blockchains como o Ethereum e Solana utilizam contratos com base em contas, que permite que vários usuários interajam com um contrato inteligente.

É possível resolver a situação com sequenciadores de dapps para solucionar os problemas, no entanto, essa não é a forma ideal de rodar contratos inteligentes em uma blockchain.

Um dos principais críticos da Cardano, Eric Wall, da Arcane Assets, alertou que a solução de sequenciadores pode extrair Miner Extractable Value (MEV) ao selecionar uma transação e censurar outras.

Além disso, o minerador/validador na camada base da Cardano pode olhar para o lote de transações dos sequenciadores, rejeitar parte ou todo o lote e determinar quais transações ele quer permitir no bloco.

Apesar de não ser um falha técnica tão preocupante ou até mesmo fácil de entender para o usuário final, é um tipo de problema que pode gerar uma bola de neve, começando pequeno agora e engarrafando a escalabilidade dos contratos inteligentes da Cardano no futuro.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Plan B virando Plan C, referência ao criador do Stock-to-Flow (S2F)

Stock-to-Flow (S2F) do bitcoin é uma falácia, apontam especialistas

Em recente publicação na Bitcoin Magazine, o contribuidor conhecido como Level39 levantou questões sobre o modelo Stock-to-Flow (S2F) criado por Plan B, afirmando que...
Nubank símbolo

Nubank planeja criar consultoria de criptomoedas

O unicórnio Nubank pode estar se preparando para criar uma consultoria comercial de criptomoedas no Brasil. O tema ocupa as empresas pelo mundo que...
Arte pop sobre NFT

“NFTs são um teste de QI, se você comprou, não passou”, afirma especialista brasileiro

Embora os NFTs estejam cada vez mais populares, nem todos aprovam o modo com que eles estão sendo usados. O analista brasileiro BitDov, conhecido...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias