A famosa carteira de bitcoin BlueWallet adiou os planos para desativar o seu serviço envolvendo a Lightning Network. A novidade surgiu após uma repercussão preocupada de parte da comunidade que ainda utiliza o serviço.
Na última segunda-feira (1), a BlueWallet publicou que seus servidores de LN ficarão ativos até o final de maio de 2023, no dia 31.
Assim, clientes do serviço da carteira ganham mais um prazo final para sacar valores, prazo que deve ser o último antes do fim de vez do popular serviço.
Carteira volta a pedir que clientes saquem o mais rápido possível seus bitcoins
Na publicação da última segunda, a BlueWallet lembrou aos seus clientes que deverá encerrar definitivamente seu serviço no dia 31 de maio.
Com isso, todos que possuem saldos na carteira no node Lightning Network conectado com o Lndhub.io devem migrar suas moedas para outro lugar. Via Twitter, a carteira de bitcoin reforçou o comunicado anterior, pedindo que todos saquem o mais rápido possível os valores.
“ALTERAMOS A DATA DE DESATIVAÇÃO DE NOSSO NODE LIGHTNING PARA 31 DE MAIO. MAIS UM MÊS PARA AGIR, SE AINDA NÃO O FEZ, FAÇA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.”
Os serviços da BlueWallet para carteiras de bitcoin normais, na rede principal, seguirão funcionando normalmente. Isso porque, apenas a Lightning Network deixará de contar com suporte da empresa.
Entenda o fim do serviço da carteira de bitcoin BlueWallet com Lightning Network
Em fevereiro de 2023, a BlueWallet publicou que todos os seus clientes que utilizavam a carteira no modo Lightning Network deveriam sacar os valores o mais rápido possível.
Preocupados, vários usuários da carteira digital que confiavam no serviço começaram a buscar soluções. Parte da comunidade mostrou frustração com o fim do serviço e preocupações com a acessibilidade a Lightning Network.
Contudo, no Brasil, BitDov, um dos apresentadores do canal Bitcoinheiros no YouTube, acalmou a comunidade local. De acordo com ele, a notícia do fim do suporte da LN pela BlueWallet não é ruim como parece.
Em sua visão, muitos interpretaram o fim do serviço custodial como ruim, mas se esquecem que antes os valores ficavam em posse da BlueWallet. Com a saída do serviço do mercado, os usuários da LN começam a buscar alternativas para rodar seus próprios nodes de bitcoin, o que é uma forma mais segura e privada de utilizar a rede relâmpago do bitcoin.
Ou seja, o fim da BlueWallet LN, que ainda tem mais uns dias até o fim, não é nada ruim e pode significar uma nova era de incentivo para que a comunidade construa novos serviços, finalizou BitDov.