Carteiras de Bitcoin podem ser banidas na Europa

Comissão da Europa recomendou novas regras nesta terça-feira (20).

Siga no
Moedas de Bitcoin e Notas de Euro Europa
Moedas de Bitcoin e Notas de Euro Europa

A Comissão Europeia em Bruxelas, liberou um comunicado ao público nesta terça, afirmando que as regras para o mercado de criptomoedas irão mudar. Uma das novidades atinge as carteiras de Bitcoin que são consideradas anônimas, que passariam a ser proibidas.

O comunicado se chama “Vencendo o Crime Financeiro”, e apresenta novas regras para o bloco europeu para o combate o financiamento do terrorismo e lavagem de dinheiro.

Chamado de pacote de mudanças, as regras pedem a criação de mais um órgão público na região, desta vez um específico para lidar com a prática de branqueamento de capitais. Além disso, foi pedido um reforço nos quadros dos órgãos que lidam com essas questões.

Para fundamentar a criação e implementação das regras, a Comissão Europeia justifica que tais medidas protegem os cidadães da Europa, além de proteger o sistema financeiro local.

“O objetivo deste pacote é melhorar a detecção de transações e atividades suspeitas e fechar brechas usadas por criminosos para lavar receitas ilícitas ou financiar atividades terroristas por meio do sistema financeiro.”

Pacote de quatro propostas legislativas dá destaque a carteiras anônimas de Bitcoin

Era esperado que a Europa regulamentasse o Bitcoin até o ano de 2024. Contudo, a tão esperada regulamentação poderá vir mais severa do que o primeiramente imaginado.

Isso porque, em uma das novas regras apresentadas nesta terça, os membros da Comissão Europeia pediram que seja feita a aplicação total das regras de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo no mercado de criptomoedas europeu.

“Atualmente, apenas certas categorias de fornecedores de serviços de criptoativos estão incluídas no âmbito das regras da UE ABC / CFT. A reforma proposta estenderá essas regras a todo o setor de criptomoedas, obrigando todos os provedores de serviços a realizar due diligence em seus clientes.”

Além de incluir todas as empresas do setor nessas regras, a proposta ainda cita que as carteiras de Bitcoin anônimas devem ser proibidas, uma censura inesperada até então.

“As alterações de hoje garantirão a rastreabilidade total das transferências de criptoativos, como Bitcoin, e permitirão a prevenção e detecção de seu possível uso para lavagem de dinheiro ou financiamento do terrorismo. Além disso, as carteiras de criptoativos anônimas serão proibidas, aplicando-se integralmente as regras AML / CFT da UE ao setor de criptomoedas.”

Quando as propostas entram em vigor?

Vale notar que as propostas ainda são apenas ideias, que agora passam a ser discutidas no Parlamento Europeu. Mesmo assim, a Comissão Europeia espera que o processo legislativo seja rápido, indicando que já pode haver tratativas para essa aprovação.

“O pacote legislativo será discutido pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho. A Comissão espera um processo legislativo rápido. A autoridade LBC deverá estar operacional em 2024 e iniciará o trabalho de supervisão direta um pouco mais tarde, assim que a diretiva for transposta e as novas regras começarem a ser aplicadas.”

Na teoria, a Europa inicia assim uma perseguição clara ao Bitcoin e a uma de suas características de tecnologia. Mas, na prática, o trabalho deverá ser maior para que a Europa consiga realmente proibir carteiras, que são “apenas” códigos de computadores.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Dotz vai permitir que clientes troquem pontos por bitcoin

A Dotz, uma das principais gestoras de pontos de fidelidade do Brasil, com uma grande quantidade clientes, pode ser mais uma forma de aproximar...
Claudio Oliveira. "Rei do Bitcoin"

‘Rei do Bitcoin’ e mais oito pessoas são indiciadas por fraude bilionária

O "Rei do Bitcoin", Cláudio Oliveira, fundador do Bitcoin Banco, e mais oito pessoas foram indiciadas em seis crimes que causaram um prejuízo bilionário...

Ethereum vai ultrapassar o Bitcoin, diz CEO da Pantera Capital

O Ethereum está prestes a passar por uma de suas mais importantes atualizações, o hard fork London, em preparação para o Ethereum 2.0. Essa...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias