Carteiras de Bitcoin podem ser banidas na Europa

Comissão da Europa recomendou novas regras nesta terça-feira (20).

Siga no
Moedas de Bitcoin e Notas de Euro Europa Criptomoedas
Moedas de Bitcoin e Notas de Euro

A Comissão Europeia em Bruxelas, liberou um comunicado ao público nesta terça, afirmando que as regras para o mercado de criptomoedas irão mudar. Uma das novidades atinge as carteiras de Bitcoin que são consideradas anônimas, que passariam a ser proibidas.

O comunicado se chama “Vencendo o Crime Financeiro”, e apresenta novas regras para o bloco europeu para o combate o financiamento do terrorismo e lavagem de dinheiro.

Chamado de pacote de mudanças, as regras pedem a criação de mais um órgão público na região, desta vez um específico para lidar com a prática de branqueamento de capitais. Além disso, foi pedido um reforço nos quadros dos órgãos que lidam com essas questões.

Para fundamentar a criação e implementação das regras, a Comissão Europeia justifica que tais medidas protegem os cidadães da Europa, além de proteger o sistema financeiro local.

“O objetivo deste pacote é melhorar a detecção de transações e atividades suspeitas e fechar brechas usadas por criminosos para lavar receitas ilícitas ou financiar atividades terroristas por meio do sistema financeiro.”

Pacote de quatro propostas legislativas dá destaque a carteiras anônimas de Bitcoin

Era esperado que a Europa regulamentasse o Bitcoin até o ano de 2024. Contudo, a tão esperada regulamentação poderá vir mais severa do que o primeiramente imaginado.

Isso porque, em uma das novas regras apresentadas nesta terça, os membros da Comissão Europeia pediram que seja feita a aplicação total das regras de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo no mercado de criptomoedas europeu.

“Atualmente, apenas certas categorias de fornecedores de serviços de criptoativos estão incluídas no âmbito das regras da UE ABC / CFT. A reforma proposta estenderá essas regras a todo o setor de criptomoedas, obrigando todos os provedores de serviços a realizar due diligence em seus clientes.”

Além de incluir todas as empresas do setor nessas regras, a proposta ainda cita que as carteiras de Bitcoin anônimas devem ser proibidas, uma censura inesperada até então.

“As alterações de hoje garantirão a rastreabilidade total das transferências de criptoativos, como Bitcoin, e permitirão a prevenção e detecção de seu possível uso para lavagem de dinheiro ou financiamento do terrorismo. Além disso, as carteiras de criptoativos anônimas serão proibidas, aplicando-se integralmente as regras AML / CFT da UE ao setor de criptomoedas.”

Quando as propostas entram em vigor?

Vale notar que as propostas ainda são apenas ideias, que agora passam a ser discutidas no Parlamento Europeu. Mesmo assim, a Comissão Europeia espera que o processo legislativo seja rápido, indicando que já pode haver tratativas para essa aprovação.

“O pacote legislativo será discutido pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho. A Comissão espera um processo legislativo rápido. A autoridade LBC deverá estar operacional em 2024 e iniciará o trabalho de supervisão direta um pouco mais tarde, assim que a diretiva for transposta e as novas regras começarem a ser aplicadas.”

Na teoria, a Europa inicia assim uma perseguição clara ao Bitcoin e a uma de suas características de tecnologia. Mas, na prática, o trabalho deverá ser maior para que a Europa consiga realmente proibir carteiras, que são “apenas” códigos de computadores.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Kid Bengala promete dar “madeirada” em quem vender criptomoeda

Após a sua grande carreira na indústria de filmes adultos, Clóvis Basílio dos Santos, mais conhecido como Kid Bengala, se tornou uma celebridade na internet...

Um dos maiores bancos dos EUA pode estar explorando empréstimos com Bitcoin

Com os bancos e outras instituições demonstrando cada vez mais interesse no criptomercado, podemos ver cada vez mais produtos ligados ao setor tradicional e...
Homem olhando bravo para notas amassadas de Real brasileiro enquanto segura o Bitcoin

Pesquisa revela que brasileiros acreditam no Real digital apenas no curto prazo

Muitos brasileiros acreditam no Real digital como uma tecnologia promissora de curto prazo, não para daqui a cinco anos. Pelo menos isso é o...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias