CEO da Binance alerta sobre “ataque massivo” contra usuários da corretora

Mulher desconfiada ao ler e-mail
Mulher desconfiada ao ler e-mail

Com a popularização das criptomoedas, muitos golpistas tentam aproveitar da falta do descuido dos investidores para roubar as suas moedas. Neste último caso, o esquema é tão grande que até mesmo o CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ) emitiu um alerta para proteger usuários de um golpe.

Usando mensagem de texto de celular, o famoso SMS, golpistas estão enviando um aviso de que um saque foi realizado na Binance e basta acessar um link para cancelar a ação. Contudo, este site é um golpe, assim como o texto da mensagem.

Além da Binance, outras gigantes como Blockchain.com também estão enfrentando problemas similares. Conforme apontado por um usuário no Reddit, o falso e-mail afirma que sua frase de recuperação foi utilizada em outro lugar, atraindo usuários a clicarem em um link suspeito.

Ataque massivo a usuários da Binance

Changpeng Zhao, ou simplesmente CZ, anunciou em suas redes sociais que diversos usuários da Binance estão sofrendo um ataque massivo a suas contas.

Através de um SMS, as vítimas são alertadas de que um saque foi realizado em suas contas na exchange. Para cancelar tal saque — que, na verdade, nunca ocorreu —, os usuários precisam acessar um link contido na mensagem.

“Existe um grande esquema de phishing via SMS com um link para cancelar saques. Isso leva [a vítima] a um site de phishing para coletar sua credencial, como na captura de tela abaixo.

NUNCA clique em links de SMS!

Sempre acesse o site da Binance.com de forma direta, digitando o endereço do site.”

Conforme apontado pelo fundador da Binance, este link é um golpe cujo objetivo é roubar as credenciais — como login e senha — das vítimas em potencial.

Com estas informações em mãos, os golpistas então conseguem ter acesso aos fundos das vítimas, podendo sacá-los ou então comprar alguma shitcoin. Para ter uma dimensão do ataque, em 2019 hackers roubaram R$ 166 milhões da Binance, 7.000 BTC, a partir do roubo de credenciais.

Usuários da Blockchain.com também é alvo de phishing

Usada por muitas pessoas, a carteira web da Blockchain.com também está fazendo vítimas. Segundo relato de um usuário do Reddit, falsos e-mails estão sendo enviados aos clientes.

Usando técnica parecida a anterior, o e-mail alerta que a frase de recuperação foi usada e que caso não tenha sido você, é recomendável que clique em um link para entrar em contato com o suporte.

“Sua frase de recuperação da chave privada foi usada.

Sua conta foi recuperada usando sua frase de recuperação da chave privada. Caso não tenha sido você, contate o suporte.”

Usuário relata falso e-mail da blockchain.com. Fonte: Reddit

Obviamente ninguém recuperou a conta e o link para o suporte levará a vítima para um site que roubará suas informações e até mesmo criptomoedas.

Outro ponto a ser considerado é que estes textos exercem um senso de urgência. Afinal, se você não efetuou um saque ou recuperou sua conta, é fácil pensar que alguém o fez. Com isso, usuários podem facilmente clicar nestes links, ignorando práticas básicas de segurança, como nunca clicar em links de e-mails ou SMSs.

Por fim, mantenha a sua segurança e, caso não seja um trader, mantenha suas moedas em uma carteira própria na qual você tem a custódia dos fundos.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias