Hackers roubam R$ 166 milhões da Binance, maior corretora de Bitcoin do Mundo

Binance, maior corretora de Bitcoin do mundo, acaba de revelar que foi atingida por uma “falha de segurança em grande escala”. A plataforma informou uma perda de 7.000 bitcoins, avaliados em US $ 42 milhões de acordo com a cotação do Bitcoin hoje.

Changpeng Zhao (CZ), diretor executivo da Binance, foi ao Twitter para informar que a plataforma precisava passar por “manutenção de servidor não programada” que “impactaria os depósitos e as retiradas”. CZ mencionou que os “fundos estão seguros”, evidentemente tentando tranquilizar os usuários.

No entanto, um post no blog oficial da Binance revela que uma grande soma de Bitcoins não estão “seguros”. No post, foi explicado que hoje cedo, “hackers” conseguiram obter um grande número de chaves de API de usuários, códigos de autenticação de dois fatores e “potencialmente outras informações”, dando-lhes acesso a contas dos usuários na plataforma. Foi explicado:

“Os hackers tiveram a paciência de esperar e executar ações bem orquestradas por meio de várias contas aparentemente independentes no momento mais oportuno. A transação está estruturada de uma forma que passou pelas nossas verificações de segurança”

A Binance relatou que o grupo mal-intencionado usou uma série de técnicas para obter essas informações, incluindo phishing, malwares, e outros métodos para realizar o ataque.

Uma vez que os hackers conseguiram colocar as mãos nas informações acima, eles foram capazes de retirar 7.000 bitcoins da carteira da Binance.

“Uma única carteira quente foi afetada (que continha cerca de 2% do total de BTC). Todas as nossas outras carteiras estão seguras.

Os valores perdidos serão reembolsados ​​pelo fundo SAFU da Binance, garantindo que “nenhum fundo de usuário seja afetado”.

A Binance realizará uma “revisão de segurança” e suspenderá, por enquanto, seus depósitos e retiradas.

Como resultado desta notícia, o valor das criptomoedas cairam ligeiramente. O Bitcoin caiu de US $ 6.240 para US $ 6.180 na Bitfinex – uma perda de 1%. Altcoins experimentaram um colapso semelhante.

Altcoins em queda

Considerando que essa invasão não foi resultado da negligência da Binance, os investidores logo perceberão que a perda em Bitcoin não será devastadora para o mercado como um todo.

Justin Sun oferece ajuda

Justin Sun, o fundador da criptomoeda TRON ofereceu ajuda a Binance. Em um tweet, o empresário que criou uma das criptomoedas mais populares da atualidade ofereceu depositar 7 mil bitcoins em USDT caso o CEO da exchange estivesse de acordo.

Como a Binance foi hackeada?

Tudo começou com um anúncio do CEO da Binance, Changpeng Zhao. Cerca de duas horas após a invasão, a comunidade ainda não tinha conhecimento do evento, e CZ foi ao Twitter para dizer que a Binance iria realizar algumas manutenções não planejadas de servidor que afetariam os depósitos e as retiradas por algumas horas. 

O tweet do CEO da Binance soou inofensiva, especialmente por causa de sua declaração de que “os fundos estão safu (seguros)”, e muitos não imaginavam que havia um problema por trás disso. Exceto por um usuário do Twitter, que imediatamente apontou uma transação suspeita. “Tem alguma coisa a ver com os 7000 BTC que sairam da hotwallet em uma transação?” Mais tarde, foi revelado que a transação realmente era os fundos roubados.

Quatro horas depois, a Binance publicou uma declaração revelando o hack. Os detalhes mais importantes: o roubo ocorreu na terça-feira, 7 de maio, às 17h15, e mais de 7 mil Bitcoins foram retirados das carteiras dos usuários, comprometendo várias contas de usuário através de phishing e malwares sem alarmar o Sistema de segurança da Binance.

O CEO da Binance reagiu ao hack logo após a declaração, dizendo que este “não é o melhor dos dias. Mas vamos ser transparentes. Obrigado pelo seu apoio!”

Logo após o anúncio da Binance, as corretoras começaram a trabalhar juntas para bloquear qualquer depósito vindo das carteiras hackeadas. Outros tentaram ajudar a Binance, fazendo uma doação. O fundador da TRON, Justin Sun, aproveitou a oportunidade para obter alguma atenção para seus projetos TRON e BitTorrent, prometendo uma doação de US $ 40 milhões em USDT para a Binance. CZ recusou esta e todas as outras doações, afirmando que a Binance tem fundos suficientes para cobrir os danos em si.

Logo após o hack, o CEO da Binance voltou ao Twitter para uma AMA (me pergunte qualquer coisa) com a comunidade. Durante esta AMA, CZ revelou que a Binance estava considerando um re-org no Bitcoin, significando uma reversão da rede Bitcoin. “Para ser honesto, podemos fazer isso nos próximos dias”. CZ disse que estava ciente das possíveis conseqüências negativas de um re-org do Bitcoin, como danificar a credibilidade, mas mesmo assim ele iria discutir seriamente com sua equipe.

Este comentário levou a muitas reações negativas na comunidade. Se a Binance iria fazer com que mineradores fizessem um re-org na rede do Bitcoin por causa dessa invasão, o Bitcoin ainda é realmente descentralizado e imutável? E qualquer minerador concordaria com um processo tão arriscado?

A equipe da Binance discutiu a ideia com mineradores como Jihan Wu, que desaconselhou. De acordo com CZ, uma reorganização prejudicaria a credibilidade do Bitcoin e poderia causar uma divisão na rede e na comunidade.

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

SourceNewsBTC
Leia mais sobre:
Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Fundador do Livecoins. Formado em Ciência da Computação e profissional de segurança da informação há mais de 10 anos. Escreve sobre Bitcoin desde 2012. Tradutor do site Bitcoin.org

Últimas notícias

Últimas notícias