CEO da Ripple e Elon Musk assinam carta contra inteligência artificial

Mais de 1.600 pessoas já assinaram carta aberta pedindo a suspensão dos testes com IA.

Com mais de 1.700 assinantes de uma carta aberta que pede a suspensão de testes de inteligência artificial, dentre eles Elon Musk e o CEO da Ripple, Chris Larsen, especialistas pedem que nenhum sistema mais avançado que o ChatGPT 4 seja treinado.

Disponível no Instituto Future of Life, a carta de vários professores e estudiosos da IA procura conter os avanços da tecnologia sem regras.

“Pedimos a todos os laboratórios de IA que parem imediatamente por pelo menos 6 meses o treinamento de sistemas de IA mais poderosos que o GPT-4.”

As ameaças da IA no estágio atual, de acordo com a carta, representam riscos graves para a sociedade e humanidade. Vários laboratórios de pesquisas em tecnologia de inteligência artificial concordam e assinam a carta.

Pausa em pesquisas de IA devem ser públicas e verificáveis, pede carta assinada por Elon Musk e CEO da Ripple

Na carta aberta ao público, vários empresários de tecnologia, bilionários, fãs de criptomoedas, entre outros mais, se mostram preocupados com uma evolução da IA que não seja aberta e controlada, ou seja, as chamadas caixas pretas.

O temor envolve testes com IA que possam afetar a qualidade de vida da humanidade, ou a colocar em risco.

Apesar disso, os laboratórios que pesquisam IA não devem suspender totalmente seus estudos sobre a tecnologia, apenas tomar cuidado para que os projetos não percam o controle.

“Isso não significa uma pausa no desenvolvimento da IA ​​em geral, apenas um retrocesso na corrida perigosa para modelos de caixa preta cada vez maiores e imprevisíveis com capacidades emergentes. A pesquisa e o desenvolvimento de IA devem ser reorientados para tornar os sistemas avançados e poderosos de hoje mais precisos, seguros, interpretáveis, transparentes, robustos, alinhados, confiáveis ​​e leais.”

Ou seja, a pesquisa deve focar em tornar a IA uma ferramenta que ajuda a humanidade, e não coloca em risco sua sobrevivência.

Bilionários das criptomoedas atentos ao crescimento da IA

Vale lembrar que o mercado de criptomoedas observa com atenção o crescimento da IA e pretende utilizar recursos para melhorar o próprio ecossistema.

Um dos bilionários atentos a IA é o cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, que fez uma doação para um fundo de pesquisas, que financia programas de doutorado de Segurança Existencial de Inteligência Artificial, uma área que procura salvar a humanidade de efeitos nocivos da tecnologia.

Além dele, a participação de Steve Wozniak, cofundador da Apple, na carta aberta ao público, mostra que os fãs das criptomoedas estão preocupados.

Não está claro, contudo, se a carta surtirá os efeitos desejados pela comunidade de entusiastas da tecnologia, que prefere aguardar uma regulação ao mercado de IA, antes que novidades além do ChatGPT 4 surjam.

💰 $100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias