Coinbase é multada em US $ 6,5 milhões por manipulação de mercado

Siga no

A Coinbase foi condenada a pagar uma multa de US $ 6,5 milhões, cerca de R$ 35 milhões, para resolver acusações apresentadas pela Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities por relatórios imprecisos e manipulação de mercado.

A CFTC descobriu que a Coinbase estava envolvida em práticas que forneciam “informações enganosas” a serviços como o Coinmarketcap. Isso aconteceu por meio do uso indevido de bots de negociação e até mesmo atividades irregulares de um funcionário da empresa.

De acordo com o documento publicado pela agência americana, entre janeiro de 2015 e setembro de 2018, a corretora “entregou relatórios falsos ou imprecisos sobre transações em ativos digitais, incluindo Bitcoin, na plataforma GDAX (agora Coinbase PRO).”

Durante este período, diz o documento, a Coinbase operava dois programas de negociação automatizados, Hedger e Replicator, que “geravam ordens que às vezes combinavam entre si.”

“Hedger e Replicator tinham finalidades independentes; na prática, os programas combinavam ordens entre si em certos pares de negociação, resultando em negociações entre contas de propriedade da Coinbase”, disse a CFTC.

Volume falso e manipulação de mercado

A Coinbase teria incluído as informações para essas transações em seu site e fornecia aos serviços de relatórios, diretamente ou por meio do acesso ao seu site.

De acordo com a ordem da CFTC, essas informações “resultavam em um volume percebido e nível de liquidez de ativos digitais, incluindo Bitcoin, falso, enganoso, ou impreciso.”

O pedido também afirma que durante um período de seis semanas, entre agosto a setembro de 2016, um ex-funcionário da Coinbase usou um dispositivo manipulador ao colocar intencionalmente ordens de compra e venda no par de negociação Litecoin / Bitcoin na GDAX que combinavam entre si os trades.

Isso criou uma aparência enganosa de liquidez e interesse comercial na Litecoin. A Coinbase é, portanto, considerada indiretamente responsável pela conduta do funcionário.

“Relatar informações de transações falsas, enganosas ou imprecisas prejudica a integridade dos preços de ativos digitais”, diz o documento.

Coinbase

A corretora concordou em pagar a multa como um esforço para não deixar nenhuma mancha em sua imagem antes de abrir seu capital, que deve acontecer nos próximos dias.

A empresa divulgou um comunicado dizendo que a investigação não alegou nenhum dano aos clientes. “Nós nos engajamos proativamente com a CFTC ao longo de sua investigação e acreditamos que nossas conversas foram construtivas e contribuíram para um resultado satisfatório para ambas as partes”.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

“Bitcoin não me atrai”, diz André Esteves do BTG Pactual em áudio vazado

Um áudio vazado de uma conversa de André Esteves, banqueiro do BTG Pactual, deixou claro a opinião dele sobre o Bitcoin como um investimento. O...
Dúvida sobre o Bitcoin ser caçado pela China

China pode estar planejando cancelar proibição do Bitcoin

A China tem sido um dos países que mais aparece nos holofotes do setor financeiro, seja ele o tradicional ou então o criptomercado. Com...

Alemanha vai leiloar R$ 75,2 milhões em Bitcoin

O leilão de criptomoedas realizados por diferentes governos tem sido algo cada vez mais comum, e desta vez um estado da Alemanha vai leiloar...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias