China lança caixa eletrônico que troca dinheiro por moeda digital

Caixas eletrônicos foram instalados por toda a província de Shenzhen

Siga no

Agora os chineses podem trocar dinheiro pela moeda digital da China através de um caixa eletrônico. O programa piloto foi lançado pelo Agricultural Bank of China (ABC), um dos maiores do mundo.

A ideia é que os usuários possam transferir suas quantias digitais para a moeda local ou vice-versa.

Vários caixas eletrônicos foram implantados por toda a província de Shenzhen, cidade conhecida como “Vale do Silício da China” por ser um dos mais importantes centros financeiros do país. A medida visa que a adoção da moeda seja feita de maneira mais fácil.

De acordo com informações repassadas por fontes locais, os caixas eletrônicos terão compatibilidade com smartphones, permitindo que os usuários transfiram a moeda digital para o caixa e faça saque da moeda local.

Testes já começaram

Os primeiros testes com esse novo formato se iniciaram em outubro de 2020. Entretanto, uma segunda onda de testes começou a ser feita nesta semana. As autoridades do Banco Popular Chinês (PBoC) distribuíram um total de US $ 3 milhões para a população.

O valor foi destinado à promoção e testes da moeda digital. Um total de 100.000 residentes de Shenzhen foram “presenteados” com a quantia equivalente a 200 yuans, cerca de R$ 160.

A implementação do novo sistema também foi feita em um hospital de Xangai. No primeiro momento, os resultados foram muito positivos, incorporando o cartão de débito ao mercado nacional.

Para que o processo de adoção da moeda digital pudesse ser complementado, o governo chinês inaugurou o “Laboratório de Inovação Digital Yuan”. A entidade irá participar do processo de desenvolvimento, apoiando e incentivando, sobretudo, o uso da nova moeda.

Envelopes vermelhos

A mídia divulgou um sorteio de envelopes vermelhos com RMB digitais. Aqueles que receberam o RMB digital podem, além de fazer a troca do valor nos terminais, pagar por bens e serviços comuns.

Com este novo teste a participação dos comerciantes triplicaram, se expandindo de 3.000 para 11.000. O consumo tem se tornado cada vez mais frequente e o investimento continua pesado para que todos conheçam a novidade.

O que acham os cidadãos?

Alguns cidadãos falaram o que pensam sobre a nova moeda digital. De acordo com os residentes locais, esta nova moeda poderá afetar a privacidade financeira de todos de maneira direta.

Tal argumento tem preocupado os defensores dos direitos humanos e demais reguladores que buscam manter a integridade de cada cidadão.

Estes argumentos serão, sobretudo, um dos maiores desafios do Banco Popular Chinês. O mesmo deverá contorná-los da melhor maneira possível para que seu plano de adoção seja bem sucedido.

Avatar
Gabrieli Torres
Redatora, graduanda em publicidade e propaganda, apaixonada por criação de conteúdo.
Posto Ipiranga ataque hacker Ultrapar

Ultrapar é alvo de ataque hacker, ações caem e falta combustível em algumas cidades

A empresa brasileira Ultrapar (UGPA3) foi alvo de um ataque hacker na última semana. Com o caso, as ações na bolsa caíram e até...

Polkadot supera XRP e se torna quarta cripto mais valiosa do mercado

O criptomoeda Polkadot (DOT) superou a Ripple (XRP) e se tornou a quarta maior moeda digital em termos de capitalização de mercado. O preço...
Neil Liversidge

Consultor financeiro faz petição para governo do Reino Unido banir o Bitcoin

Um consultor financeiro independente e co-fundador de uma empresa de investimentos tradicionais criou uma petição exigindo que o governo e o parlamento do Reino...

Cotações por TradingView

Últimas notícias

Polkadot supera XRP e se torna quarta cripto mais valiosa do mercado

O criptomoeda Polkadot (DOT) superou a Ripple (XRP) e se tornou a quarta maior moeda digital em termos de capitalização de mercado. O preço...

Consultor financeiro faz petição para governo do Reino Unido banir o Bitcoin

Um consultor financeiro independente e co-fundador de uma empresa de investimentos tradicionais criou uma petição exigindo que o governo e o parlamento do Reino...

Conselho de segurança do Reino Unido diz que US $ 140 bi em bitcoins estão perdidos

Mais de quatro milhões de bitcoins, avaliados em US $ 140 bilhões, não foram movidos nos últimos cinco anos, de acordo com dados da...

DeFi dispara e bate novos recordes

O ecossistema Ethereum de Finanças Descentralizadas (DeFi) ultrapassou em muito seu recorde anterior. A capitalização de mercado de todos os tokens agora é de...

Miami pode ser a primeira cidade a ter reservas em Bitcoin

O prefeito de Miami, Francis Suarez, vem, desde dezembro de 2020, considerando apostar no Bitcoin para fazer parte das reservas da cidade. Segundo Suarez,...