China vai testar moeda digital com Uber Chinês

Digitalização das moedas começa a ganhar tração, fim do dinheiro físico é iminente?

Siga no
Yuan Digital (Moeda Digital da China)
yuan china

A China é uma das principais economias do mundo, e está lançando uma moeda digital, que será testada primeiramente pelo “Uber Chinês”. Chamada Didi Chuxing, é uma das principais no gigante país asiático no setor de transporte privado aliado à tecnologia.

A China foi de fato o primeiro país a detectar a presença do novo coronavírus (COVID-19) e, consequentemente, os seus meios de transmissão. Um deles, por exemplo, podem ser as notas, e moedas, de dinheiro, que podem carregar o vírus por algum tempo e aumentar a quantidade de infectados.

Dessa forma, a China, que já estava pensando na criação de uma moeda digital nos últimos anos, acirrou a luta para enfim lançar a nova divisa digital. Agora os testes começam a ser realizados pelo governo, e uma empresa grande do país iniciará os testes em grande escala.

Banco Central da China anuncia que “Uber Chinês” vai ser primeira empresa a testar moeda digital

Um movimento que tem sido frequente em 2020 é o da digitalização dos negócios, tanto em serviços mas também produtos. Isso porque, com o aumento do número de casos do novo coronavírus, a economia digital ganhou força como nunca foi visto e se mostrou importante para as pessoas.

Um dos “produtos” que se analisam a digitalização, por Bancos Centrais, é o dinheiro, item utilizado como meio de troca entre as pessoas. Com pesquisas avançadas no tema, a China pode estar para se tornar o primeiro país a digitalizar totalmente seu meio de pagamento. A nova moeda é uma versão do Yuan, contudo, em formato digital.

Além disso, em pesquisa há seis anos, o novo dinheiro pode até utilizar a tecnologia blockchain, defendida pelo presidente Xi Jinping no processo de inovação. Em nota na última quarta-feira (8), a Didi Chuxing afirmou que o Banco Central da China (PBOC) está em busca de ajudar as empresas do país a revolucionar as finanças.

Para isso, a empresa teria fechado uma parceria com o PBOC para ser uma das primeiras grandes empresas a testar o Yuan Digital. No Brasil, a Didi Chuxing é utilizada pelos brasileiros com a marca 99 Pop (App), uma das principais concorrentes do Uber no país. Entretanto, na China, a Didi é a principal do setor de transportes privados.

Criptomoeda da China poderá atrapalhar adoção do Bitcoin?

O governo chinês não é favorável às criptomoedas públicas, como o Bitcoin, por exemplo. Por lá, desde 2017, a população é proibida de negociar Bitcoin em corretoras utilizando a moeda nacional.

O temor do governo é que as criptomoedas podem facilitar a evasão de divisas, e a China é um país fechado. Dessa forma, a nova “criptomoeda da China”, que era esperada em 2019, chega em breve para concorrer com as criptomoedas públicas.

De acordo com a Reuters, apesar dos testes sendo conduzidos pelo governo, inclusive com grandes empresas, o cronograma de lançamento é desconhecido. Mesmo assim, o governo chinês é favorável à tecnologia blockchain, e tem ajudado empresas a criarem soluções com essa.

A única diferença do Yuan Digital para o Bitcoin poderá ser o caráter descentralizado e global. Enquanto o Bitcoin pode ser utilizado por qualquer pessoa do mundo, em qualquer lugar, o Yuan Digital terá mais força na China e total controle do governo, ou seja, uma “criptomoeda centralizada”.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Ex-presidente do banco central da China faz alerta sobre DeFi

O ex-presidente do banco central da China fez um alerta sobre as finanças descentralizadas (DeFi) e sobre as criptomoedas. De acordo com o site...

Índice de medo e ganância do bitcoin de volta à ganância pela primeira vez...

O índice do Bitcoin de medo e ganância, que monitora o sentimento geral dos investidores sobre o mercado, entrou em um estado de ganância...
Michael-Saylor

Michael Saylor: Bitcoin é “uma oportunidade de um trilhão de dólares” para gigantes da...

O CEO da MicroStrategy, Michael Saylor, disse durante uma videoconferência que sua empresa continuará a comprar e manter bitcoin, uma propriedade digital que ele...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias