China vai testar moeda digital com Uber Chinês

Digitalização das moedas começa a ganhar tração, fim do dinheiro físico é iminente?

Siga no
Yuan Digital (Moeda Digital da China)
yuan china

A China é uma das principais economias do mundo, e está lançando uma moeda digital, que será testada primeiramente pelo “Uber Chinês”. Chamada Didi Chuxing, é uma das principais no gigante país asiático no setor de transporte privado aliado à tecnologia.

A China foi de fato o primeiro país a detectar a presença do novo coronavírus (COVID-19) e, consequentemente, os seus meios de transmissão. Um deles, por exemplo, podem ser as notas, e moedas, de dinheiro, que podem carregar o vírus por algum tempo e aumentar a quantidade de infectados.

Dessa forma, a China, que já estava pensando na criação de uma moeda digital nos últimos anos, acirrou a luta para enfim lançar a nova divisa digital. Agora os testes começam a ser realizados pelo governo, e uma empresa grande do país iniciará os testes em grande escala.

Banco Central da China anuncia que “Uber Chinês” vai ser primeira empresa a testar moeda digital

Um movimento que tem sido frequente em 2020 é o da digitalização dos negócios, tanto em serviços mas também produtos. Isso porque, com o aumento do número de casos do novo coronavírus, a economia digital ganhou força como nunca foi visto e se mostrou importante para as pessoas.

Um dos “produtos” que se analisam a digitalização, por Bancos Centrais, é o dinheiro, item utilizado como meio de troca entre as pessoas. Com pesquisas avançadas no tema, a China pode estar para se tornar o primeiro país a digitalizar totalmente seu meio de pagamento. A nova moeda é uma versão do Yuan, contudo, em formato digital.

Além disso, em pesquisa há seis anos, o novo dinheiro pode até utilizar a tecnologia blockchain, defendida pelo presidente Xi Jinping no processo de inovação. Em nota na última quarta-feira (8), a Didi Chuxing afirmou que o Banco Central da China (PBOC) está em busca de ajudar as empresas do país a revolucionar as finanças.

Para isso, a empresa teria fechado uma parceria com o PBOC para ser uma das primeiras grandes empresas a testar o Yuan Digital. No Brasil, a Didi Chuxing é utilizada pelos brasileiros com a marca 99 Pop (App), uma das principais concorrentes do Uber no país. Entretanto, na China, a Didi é a principal do setor de transportes privados.

Criptomoeda da China poderá atrapalhar adoção do Bitcoin?

O governo chinês não é favorável às criptomoedas públicas, como o Bitcoin, por exemplo. Por lá, desde 2017, a população é proibida de negociar Bitcoin em corretoras utilizando a moeda nacional.

O temor do governo é que as criptomoedas podem facilitar a evasão de divisas, e a China é um país fechado. Dessa forma, a nova “criptomoeda da China”, que era esperada em 2019, chega em breve para concorrer com as criptomoedas públicas.

De acordo com a Reuters, apesar dos testes sendo conduzidos pelo governo, inclusive com grandes empresas, o cronograma de lançamento é desconhecido. Mesmo assim, o governo chinês é favorável à tecnologia blockchain, e tem ajudado empresas a criarem soluções com essa.

A única diferença do Yuan Digital para o Bitcoin poderá ser o caráter descentralizado e global. Enquanto o Bitcoin pode ser utilizado por qualquer pessoa do mundo, em qualquer lugar, o Yuan Digital terá mais força na China e total controle do governo, ou seja, uma “criptomoeda centralizada”.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bug do Pix

Golpe “bug do Pix dobrado” se espalha pelo Whatsapp

As tentativas de aplicar golpes existem desde que o dinheiro nasceu (até mesmo antes), e não seria diferente na era digital. Muito além das...
ATM de bitcoin roubado

Criminosos roubam caixa eletrônico de Bitcoin em posto de gasolina

Criminosos roubaram um caixa eletrônico de Bitcoin (ATM) em um posto de gasolina no estado de Kentucky, nos Estados Unidos. De acordo com um...
Tori Maddison Preiss, Kaori Celine Nakase

Milionário do Bitcoin dá Lamborghini à namorada, mas ela terá que devolver

Uma influenciadora digital muito conhecida na Austrália e uma garçonete poderão perder carros de luxo e milhares de dólares. A Comissão de Crimes e...

Cotações por TradingView

Últimas notícias

Criminosos roubam caixa eletrônico de Bitcoin em posto de gasolina

Criminosos roubaram um caixa eletrônico de Bitcoin (ATM) em um posto de gasolina no estado de Kentucky, nos Estados Unidos. De acordo com um...

Milionário do Bitcoin dá Lamborghini à namorada, mas ela terá que devolver

Uma influenciadora digital muito conhecida na Austrália e uma garçonete poderão perder carros de luxo e milhares de dólares. A Comissão de Crimes e...

Corretora anuncia encerramento após ataque hacker

A corretora de criptomoedas Livecoin, com sede na Rússia, anunciou o encerramento de suas atividades a partir do dia 17 de março de 2021....

CPQD abre vaga de emprego para programador blockchain

Muitas pessoas buscam neste início de ano uma oportunidade de trabalho. Com o mercado de criptomoedas aquecido, várias oportunidades estão surgindo no setor. O...

Obra de arte com 250 bitcoins vendida em 2019 hoje vale R$ 42 milhões.

Em 2019, o argentino Alberto Echegaray Guevara vendeu uma obra de arte com 250 bitcoins. A obra foi apresentada na Bienal de Veneza 2019...