Ciro Gomes sobre Bitcoin: “Moeda sem lastro e sem uma autoridade, não sei se vai dar mer…”

Político que se considera como nova esquerda no Brasil, afirmou que moeda digital foi muito mais além do que ele imaginava.

Ciro Gomes participou da edição 397 do Flow Podcast nos últimos dias, citando até sobre o Bitcoin no programa. Antes disso, ele comentou sobre vários assuntos, como o uso do dólar como moeda internacional.

De acordo com Ciro Gomes, o uso do dólar como moeda de reserva internacional é importante para facilitar o câmbio entre países. Mesmo assim, ele considerada que este poder dado aos Estados Unidos pode ser o catalisador de uma Terceira Guerra Mundial.

No Brasil, Ciro Gomes (PDT-CE) se considera um político da nova esquerda, tendo concorrido em algumas eleições para o cargo de presidente, sendo ex-governador do Ceará e ex-deputado federal.

Quanto ao Bitcoin, Ciro Gomes disse, em 2017, que a moeda digital parecia uma pirâmide financeira.

Ciro Gomes sobre o dólar: “é um papel pintado de verde”

Ao comentar sobre o dólar em participação no Flow Podcast, Ciro Gomes lembrou que a moeda dos Estados Unidos é apenas um papel pintado de verde.

“Eles pegam um papel, assim mesmo com eu to dizendo para vocês, eles pegam papel, pintam de verde, e o mundo inteiro aceita como meio de troca”.

Mesmo assim, Ciro disse que o dólar é a maior reserva de valor hoje, além de ser a principal moeda de câmbio internacional. Segundo o ex-ministro da Fazenda do governo de Itamar Franco, que participou da criação do Plano Real, isso aconteceu principalmente após o rompimento dos Estados Unidos com o padrão ouro.

Para ele, uma negociação entre a China e a Rússia, com intenção de impor fim do uso do dólar entre transações entre os países, poderia até levar o mundo a uma terceira grande guerra.

Para Ciro Gomes, os Estados Unidos vão lutar para manter o dólar sendo a principal moeda do mundo e deve levar pelo menos 70 anos até que outra divisa ocupe seu lugar.

Bitcoin

Vendo a fala de Ciro Gomes, um dos apresentadores do Flow, o Monark, comentou que o Bitcoin até poderia ser uma moeda a tentar substituir o dólar.

Em resposta, Ciro disse que é conservador demais, apesar de admirar essa tentativa. Para ele, uma moeda sem lastro e sem autoridade pode dar problema, mesmo confessando que o Bitcoin foi além que imaginava.

“Não sei se sou conservador de mais, e eu admiro essa tentativa, mas uma moeda sem lastro, e sem uma autoridade publica, não sei se vai dar uma m…” Esse dias o ‘Elão Musk’ (sic) fez um comentário, ‘tumba’ (preço caiu).”

“Tá avançando para um negócio impressionante, foi muito mais além do que, eu já dizia “isso não vai dar certo, tal”. Mordi a língua. Tá surgindo. Uma moeda privada de curso internacional razoável, reserva de valor razoável”.

Em sua explicação, Ciro Gomes lembrou que o preço do Bitcoin ainda corre riscos, como as recentes falas de Elon Musk públicas, que poderiam ser manipulações de mercado.

Mesmo assim, o provável candidato a presidente pelo PDT em 2022 já mudou bastante de opinião desde sua fala em 2017.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias