Citibank: Bitcoin pode se tornar uma moeda de comércio global

O relatório, intitulado “Bitcoin: no ponto de inflexão”, mostra a evolução do Bitcoin de uma forma de pagamento ao seu status atual como reserva de valor.

Siga no
Citi
Citi

O Bitcoin está em um “ponto de inflexão” e pode se tornar a moeda preferida para o comércio internacional, disseram analistas do gigante bancário internacional com sede nos Estados Unidos, Citi, em um relatório de 107 páginas em grande parte otimista sobre a moeda digital.

Com o apoio recente de empresas como Tesla e Mastercard, o Bitcoin pode estar no início de uma transformação massiva para se tornar uma moeda estabelecida, diz o relatório.

A crescente participação de investidores institucionais nos últimos anos contrasta com o forte foco no varejo da maior parte da última década, acrescenta o texto.

O relatório diz que se as empresas e indivíduos obtiverem acesso por meio de carteiras digitais ao dinheiro e as stablecoins, o alcance global, a rastreabilidade e o potencial para pagamentos rápidos do Bitcoin podem expandir drasticamente seu uso para o mercado comercial.

O Citi destacou três desenvolvimentos para o Bitcoin:

  • “Conforme seu alcance global continua a se expandir, o design sem fronteiras e outros recursos do Bitcoin podem posicioná-lo para se tornar uma moeda de comércio internacional no futuro.”
  • “A crescente aceitação pelas empresas, a disponibilidade em caixas eletrônicos e os serviços de pagamento indicam que as criptomoedas estão cada vez mais ganhando presença no mercado”.
  • “À medida que os modelos de criptomoedas de negócios amadurecem e a demanda institucional aumenta, as entidades existentes estão renovando suas ofertas e novos participantes estão surgindo para fornecer dados aprimorados e serviços de câmbio, negociação e custódia para investidores institucionais.”

Bitcoin: no ponto de inflexão

O relatório, intitulado “Bitcoin: no ponto de inflexão”, mostra a evolução do Bitcoin de uma forma de pagamento ao seu status atual como reserva de valor.

Os autores preveem que as propriedades centrais do bitcoin, combinadas com seu alcance global e neutralidade, podem transformá-lo na “moeda de escolha” para o comércio internacional em cerca de sete anos.

Os analistas do Citi acreditam que o Bitcoin parece estar em um “ponto de inflexão” que pode tornar a moeda digital o meio preferido de troca no comércio internacional ou sofrer uma “implosão especulativa”.

De acordo com o relatório, ainda não se sabe se o Bitcoin manterá sua posição e até onde se estende o potencial de transformação que ela inspirou. Mas em ambos os casos, “a jornada do Bitcoin claramente entrou em um novo estágio”.

O relatório também listou vários obstáculos para progresso do Bitcoin, citando que os investidores institucionais estão frustrados com a falta de eficiência na forma como o Bitcoin e outras criptomoedas são utilizados.

“Há uma série de riscos e obstáculos que atrapalham o progresso do bitcoin”, escreveram analistas do Citi. “Mas pesar esses obstáculos potenciais contra as oportunidades leva à conclusão de que o Bitcoin está em um ponto de inflexão.”

“A entrada de investidores institucionais despertou confiança na criptomoeda, mas ainda existem problemas persistentes que podem limitar a adoção generalizada”.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Alta do Dogecoin criou 1.351 novos milionários no mundo

A alta recente da criptomoeda Dogecoin transformou mais de 1300 pessoas em novos milionários. A moeda disparou mais de 40.000% em um intervalo de...

Próxima queda do mercado cripto será brutal, alerta “Cobra”, dono do bitcoin.org

O mercado de criptomoedas é cheio de altos e baixos, ao longo de 12 anos os investidores viram períodos de altas constantes, chamados de...

O ouro físico está perdendo espaço para o ouro digital

Nos últimos dias, Neel Kashkari, presidente do banco central americano, disse que não ficaria surpreso se a taxa de inflação nos Estados Unidos subissem...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias