Citibank: Bitcoin pode se tornar uma moeda de comércio global

O relatório, intitulado “Bitcoin: no ponto de inflexão”, mostra a evolução do Bitcoin de uma forma de pagamento ao seu status atual como reserva de valor.

Siga no
Citi
Citi

O Bitcoin está em um “ponto de inflexão” e pode se tornar a moeda preferida para o comércio internacional, disseram analistas do gigante bancário internacional com sede nos Estados Unidos, Citi, em um relatório de 107 páginas em grande parte otimista sobre a moeda digital.

Com o apoio recente de empresas como Tesla e Mastercard, o Bitcoin pode estar no início de uma transformação massiva para se tornar uma moeda estabelecida, diz o relatório.

A crescente participação de investidores institucionais nos últimos anos contrasta com o forte foco no varejo da maior parte da última década, acrescenta o texto.

O relatório diz que se as empresas e indivíduos obtiverem acesso por meio de carteiras digitais ao dinheiro e as stablecoins, o alcance global, a rastreabilidade e o potencial para pagamentos rápidos do Bitcoin podem expandir drasticamente seu uso para o mercado comercial.

O Citi destacou três desenvolvimentos para o Bitcoin:

  • “Conforme seu alcance global continua a se expandir, o design sem fronteiras e outros recursos do Bitcoin podem posicioná-lo para se tornar uma moeda de comércio internacional no futuro.”
  • “A crescente aceitação pelas empresas, a disponibilidade em caixas eletrônicos e os serviços de pagamento indicam que as criptomoedas estão cada vez mais ganhando presença no mercado”.
  • “À medida que os modelos de criptomoedas de negócios amadurecem e a demanda institucional aumenta, as entidades existentes estão renovando suas ofertas e novos participantes estão surgindo para fornecer dados aprimorados e serviços de câmbio, negociação e custódia para investidores institucionais.”

Bitcoin: no ponto de inflexão

O relatório, intitulado “Bitcoin: no ponto de inflexão”, mostra a evolução do Bitcoin de uma forma de pagamento ao seu status atual como reserva de valor.

Os autores preveem que as propriedades centrais do bitcoin, combinadas com seu alcance global e neutralidade, podem transformá-lo na “moeda de escolha” para o comércio internacional em cerca de sete anos.

Os analistas do Citi acreditam que o Bitcoin parece estar em um “ponto de inflexão” que pode tornar a moeda digital o meio preferido de troca no comércio internacional ou sofrer uma “implosão especulativa”.

De acordo com o relatório, ainda não se sabe se o Bitcoin manterá sua posição e até onde se estende o potencial de transformação que ela inspirou. Mas em ambos os casos, “a jornada do Bitcoin claramente entrou em um novo estágio”.

O relatório também listou vários obstáculos para progresso do Bitcoin, citando que os investidores institucionais estão frustrados com a falta de eficiência na forma como o Bitcoin e outras criptomoedas são utilizados.

“Há uma série de riscos e obstáculos que atrapalham o progresso do bitcoin”, escreveram analistas do Citi. “Mas pesar esses obstáculos potenciais contra as oportunidades leva à conclusão de que o Bitcoin está em um ponto de inflexão.”

“A entrada de investidores institucionais despertou confiança na criptomoeda, mas ainda existem problemas persistentes que podem limitar a adoção generalizada”.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Polícia descobre mineração ilegal de Bitcoin dentro do próprio quartel

A polícia de diversos países continua de olho nas atividades ilegais de mineração que utilizam energia roubada para obter lucros com criptomoedas. Um caso...
Criptomoeda Ethereum mãe do DeFi

Ethereum será atualizado no dia 4 de agosto e se tornará deflácionário

Nos últimos dias os participantes de grupos de criptomoedas têm perguntado se a atualização de uma certa criptomoeda fará a alta do Bitcoin ser...
Mão segurando Bitcoin e bandeira da Malásia

“Clientes da Binance devem sacar fundos imediatamente”, diz CVM da Malásia

A CVM da Malásia afirma que os investidores de criptomoedas devem sacar seus fundos imediatamente da Binance, que receberá medidas coercitivas em breve. A nova...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias