Binance

Cliente da Binance tem bitcoins roubados e assiste ação ao vivo

Share

Um cliente da Binance em Curitiba teve 1,39 bitcoin roubado de sua conta, com saques realizados de duas cidades a mil quilômetros de distância de sua residência. Vendo tudo acontecer em tempo real, ele se desesperou.

O que chama atenção para o caso é que, antes de sacar qualquer valor, os hackers converteram seus bicoins em Ethereum.

Na justiça, o empresário e investidor deixou claro que toda ação ocorreu no dia 1 de outubro de 2022, quando viu seu saldo na corretora ser drenado.

O cliente da Binance está representado no processo por Raphael Souza, advogado especialista em criptomoedas.

Cliente da Binance tem bitcoin roubado e assiste ação ao vivo

Quando a ação dos hackers começou, o cliente passou a receber uma série de SMS em seu telefone. Assim, ele acompanhou que sua conta na Binance estava sendo invadida, e correu para o suporte da corretora.

Seu saldo em conta era de 1,5 Bitcoin, mas os hackers levaram 1,39 BTC, restando apenas 0,11 bitcoins.

Ao todo, os criminosos realizaram 9 operações de trade, convertendo o bitcoin em ethereum. Em posse dos 20 ethers adquiridos, foi então realizado dois saques em questão de 5 minutos, sendo um de um IP em Belo Horizonte, e outro da cidade de Cláudio, ambas em Minas Gerais.

Ou seja, os saques ocorreram a mil quilômetros de distância da residência da vítima, cidades que ele nunca conheceu. O endereço utilizado pelos bandidos foi o 0x790f91e8d821bc8eb9fe25e1fa07cd7228df1007.

De acordo com o suporte da Binance, não seria possível devolver os valores a ele. Além disso, os atendentes pediram que o cliente aumentasse a segurança de sua conta habilitando mais fatores de segurança.

Inconformado por ver seu patrimônio estimado em US$ 30 mil ruir para apenas US$ 2 mil, ele pede na justiça de São Paulo a reparação de danos.

“Um dos piores dias da minha vida”

Após ter seus bitcoins drenados da Binance, o cliente suspeitou que poderia ter sido alvo de um ataque cibernético de SIM Swap.

Assim, ele ligou para a operadora de telefonia e confirmou que sua linha não foi clonada. Esse era um de seus métodos de autenticação de dois fatores habilitado.

Além disso, ele ainda tinha o recebimento de e-mails como fator de segurança, mas também não recebeu nenhuma mensagem por esse meio.

Ao Livecoins, o cliente da Binance disse que esse foi um dos piores dias de sua vida, mas tem que ser forte e resolver a situação.

Ele se lembrou que quando começou a receber os SMS estava fazendo café, e correu para o suporte salvando pelo menos 2 mil dólares. Cliente da Binance há mais de um ano, ele espera que a situação seja resolvida pela corretora.

Passado o susto, o cliente que alega na justiça paulista ter sido hackeado disse que já comprou uma carteira física e que não deixará mais saldo em corretoras.

O Livecoins também procurou a Binance para comentar o caso.

O que diz a Binance?

Em nota ao Livecoins, a Binance reforçou que tem tomado medidas de proteção aos clientes.

“A Binance não comenta ações judiciais em andamento, mas destaca que atua em total acordo com o cenário regulatório do Brasil, vem dando reiteradas demonstrações de constante evolução nesse sentido, e mantém permanente diálogo com as autoridades para desenvolvimento do setor no Brasil e no mundo. A Binance acredita que a regulação é o único caminho para que a indústria cripto possa se desenvolver e atingir o grande público em benefício da sociedade como um todo, garantindo um ambiente seguro e que incentive a inovação.

A Binance reforça que proteção do usuário e segurança são prioridade e que atua em total colaboração com as autoridades para coibir que pessoas mal intencionadas utilizem a plataforma. A exchange ressalta que tem uma equipe de investigação de renome mundial, com ex-agentes que trabalham em constante coordenação com autoridades locais e internacionais no combate a crimes cibernéticos e financeiros, inclusive no rastreamento preventivo de contas suspeitas e atividades fraudulentas.

A Binance possui o programa de compliance mais robusto do setor de fintech, que incorpora princípios e ferramentas contra lavagem de dinheiro (AML) e sanções globais para detectar e lidar com atividades suspeitas. Essas ferramentas atendem ou superam as ferramentas normalmente usadas por instituições financeiras tradicionais.

A Binance destaca que conta também com parceiros externos como a Chainalysis, empresa de análise de blockchain utilizada pelo FBI e pela IRS (Receita Federal dos EUA). A exchange tem oferecido ainda treinamentos a autoridades de aplicação da lei do mundo para ajudar a difundir conhecimento e fortalecer as ações de prevenção e combate a crimes relacionados a cripto. No Brasil, por exemplo, a Binance realizou recentemente treinamentos para investigadores da Polícia Federal em Brasília e promotores do Ministério Público no Rio, e fez apresentações a promotores de justiça dos grupos especializados do Ministério Público de São Paulo e policiais federais durante o Congresso Internacional de Direitos Humanos, em Maceió.

A Binance ressalta ainda que realiza um trabalho permanente de educação e apoio aos usuários, incluindo melhores práticas de segurança que envolvem . Embora a exchange conduza um trabalho intenso e contínuo para manter as contas seguras, os usuários têm o poder de aumentar significativamente a segurança de suas contas na Binance, adotando ações simples para conferir maior proteção às suas contas. Segurança é um dos principais tópicos abordados nos artigos que a Binance Academy disponibiliza gratuitamente e em diversos idiomas, incluindo português. Em caso de qualquer dúvida, o usuário deve entrar em contato diretamente com a Central de Suporte nesta página e via chat oficial.”

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Gustavo Bertolucci