Clínica para viciados em Bitcoin será tema de programa da BBC

"Isso é o crack, a cocaína da aposta", fala diretor de hospital.

Siga no
Clínica Castle Craig, que trata viciados em criptomoedas, é tema de documentário da BBC Scotland
Clínica Castle Craig/Reprodução

A BBC faz na noite desta sexta-feira (28) um programa especial sobre uma clínica que aceita a internação de viciados em Bitcoin. Com sede no Reino Unido, o hospital acolhe pessoas que perderam tudo com o trade de criptomoedas.

Comprar na alta e vender na baixa não é uma tarefa que deixa muitas pessoas animadas. Em um recente estudo feito com estudantes universitários da Coreia do Sul, muitos se mostraram depressivos com a atividade, que deveria ser fácil a primeira vista.

Como o Bitcoin disparou nos últimos meses, muitos investidores pularam neste mercado, acreditando que os lucros eram fáceis e rápidos. A verdade, contudo, não é tão simples assim.

O Hospital Castle Craig aceita internações de viciados em criptomoedas desde 2018, após a alta meteórica de 2017.

BBC UK apresenta clínica que reabilita viciados em Bitcoin

O programa The Seven, que vai ao ar todas as sextas-feiras na BBC Scotland, será apresentado hoje com um tema inusitado. Assim, os telespectadores conhecerão detalhes da primeira clínica do Reino Unido a internar viciados em Bitcoin.

A chamada do programa mostra um trecho da entrevista com o diretor do Hospital Castle Craig, Tony Marini. De acordo com ele, as criptomoedas seriam o crack ou a cocaína das apostas.

Isso porque, como o mercado é muito rápido, funciona 24 horas e sete dias por semana, está no telefone das pessoas, em seus laptops e até na cama, ocupa todo o tempo das pessoas que se envolvem.

Marini afirma que muitas pessoas estão realizando o trade de criptomoedas e estão fazendo dinheiro. Contudo, eles falam apenas sobre seus ganhos publicamente, nunca sobre suas perdas ou falhas.

O programa conversará ainda com um trader, chamado apenas de “Jake”, que está internado no local. Após negociações mal sucedidas, o homem, que afirma ter apostado com o Bitcoin, teria perdido todo seu dinheiro e até os lucros que conseguiu.

O trader afirmou, no trecho apresentado pela BBC em seu Twitter, que perdeu tudo em apenas 20 minutos.

Hospital considera o trade de Bitcoin como um vício comportamental, que deve ser tratado

Para tratar seus pacientes, o Hospital Castle Craig considera abordar o trade de Bitcoin como um vício comportamental. O tratamento, contudo, trata pacientes que perderam nos trades de Ethereum, Litecoin e Ripple também, segundo o site da instituição.

Sintomas comuns de pessoas viciadas em Bitcoin são ansiedade e tensão muscular, a necessidade de verificar constantemente o preço da moeda e pensar em suas negociações quando está fazendo outras coisas.

O tratamento apresentado pela clínica envolve trabalhar o caso como se fosse um vício de jogo, sendo tratado com outros vícios que o paciente tenha.

“Tratamos o vício de day-trading, incluindo criptomoeda, como um vício de jogo. Nós o criamos junto com qualquer vício em álcool ou drogas que o paciente possa ter.”, afirma a página da clínica.

No site, pessoas podem conhecer mais sobre o trabalho da clínica, ler depoimentos dos terapeutas e outros pacientes. O Castle Craig está presente na Irlanda, Holanda, França, Suécia, Romênia e Bélgica, com todas as unidades da clínica prontas para receber viciados em Bitcoin que desejam tratamento.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Tesla. Imagem: Shutter Stock

Elon Musk diz que Tesla voltará a aceitar Bitcoin

A Tesla começará a aceitar Bitcoin novamente quando a maior parte do processo de mineração da criptomoeda for realizado por fontes de energia renováveis,...
Bitcoin regulação. Imagem: ShutterStock

Deutsche Bank diz que Bitcoin “passou dos limites” e não pode mais ser ignorado

A popularidade crescente do Bitcoin está incomodando governos e bancos centrais. A gota d'água foi a legalização da criptomoeda em El Salvador. De acordo...
Bitcoin Liberdade

Bitcoin, o novo Índice de Liberdade Econômica

Bitcoin pode ser a medida de liberdade mais neutra do mundo que nenhum país pode acusar de ter preconceito ocidental, ao contrário de alguns...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias