Dono do Bitcoin.org bane desenvolvedor: “reivindicaria sua empresa como proprietária do site”

O dono do bitcoin.org (cobra) removeu acesso do principal desenvolvedor (Will) sob a justificativa de que este último queria controle do site.

O site Bitcoin.org é a mais importante página para a comunidade do Bitcoin. Foi lá que as primeiras versões do Bitcoin foram disponibilizadas por Satoshi Nakamoto, e é onde os usuários costumam ter o primeiro “contato” com a moeda digital. No entanto, o site está passando por um momento conturbado, com uma briga interna entre o dono do domínio e o principal desenvolvedor.

O site bitcoin.org é mantido por vários contribuidores e diferentes mantenedores, mas  a página “sobre” do site deixa claro: o dono do domínio é o famoso @Cobra, cuja a identidade é anônima.

Cobra tem o controle total do site e na tarde desta quarta-feira, removeu um dos maiores contribuidores do bitcoin.org, Will Binns.

Will agora está acusando Cobra de “comprometer” o site e de agir ilegalmente em benefício próprio. Como é de se imaginar, essa é uma história bem complexa.

Will Binns é removido do Bitcoin.org

A primeira ação foi tomada pelo dono do domínio, o Cobra. Ele postou no repositório do GitHub sobre a sua decisão de revogar o acesso de Will ao site e aos repositórios que ele era mantenedor.

“Eu removi Will Binns como mantenedor do site, durante uma conversa no Twitter ele afirmou que suas contribuições ao bitcoin.org garantia mais autoridade do que eu tinha concordado com ele.”

A conversa, citada por Cobra, foi colocada na página do GitHub e mostra a discussão entre os dois, com Will falando que estava buscando patrocínios em nome do site, incluindo a possibilidade de um patrocínio com a Mozilla.

No entanto, Cobra estranhou o tom de Binns, que parecia indicar que, por ser um dos principais contribuidores do site, deveria ter algum direito de propriedade sobre o bitcoin.org.

Em um pedido de ajuda feito por Will no GitHub ele afirma que cobra não é o unico dono do site.

“Eu não acredito que o Cobra é o único dono legal do site, nem tem o direito de fazer as coisas que está fazendo sem justa causa.”

Publicação de Will falando sobre a sua remoção do site.

No entanto, ao contrário do que Binns acredita, Cobra é dono legal (possui controle do DNS), portanto, é o proprietário e nunca (até o momento) compartilhou ou transferiu o domínio.

Desenvolvedor acusa Cobra de comprometer Bitcoin.org

Will Binns defendeu a sua posição no GitHub, afirmando que ele foi removido de sua posição e que o site foi dominado por Cobra, o que é factualmente errado, já que o site não pôde ter sido dominado por quem já era dono.

Ele afirma que a conversa entre as duas partes foi tirada de contexto para manipular a opinião pública e infringir seus direitos. Ele também está pedindo doações e a ajuda de experts para criar uma ação legal para resolver a situação.

No entanto, Cobra deixou claro que:

“Eu tenho todo o direito de remover a sua habilidade de modificar o bitcoin.org, principalmente após a sua tentativa de nublar a sua relação com o site para tentar assinar contratos com entidades como a Mozilla.”

Para Cobra, o acordo com a Mozilla, descrito por Will na conversa do Twitter, poderia se tornar uma tentativa de assumir o poder do site judicialmente, algo que o administrador do domínio não poderia arriscar deixar acontecer.

Dinheiro das doações está comprometido em meio às acusações

Na página Sobre do site, é clara a posição de cada um, de quem é dono e de quem é contribuidor.

O problema de toda a situação é que Will Binns era também administrador de alguns endereços que recebiam doações para o site. Ele afirmou em sua resposta à situação que enviou todo o dinheiro para companhias terceirizadas de confiança até que a situação fosse resolvida.

No entanto, ele não afirmou para quais endereços o dinheiro foi, o que torna toda a situação ainda mais complicada de se lidar. Principalmente quando, de um ponto de vista direto legal, Cobra está no seu direito, já que é o dono verdadeiro do site.

O dono do domínio até mesmo questionou esse ponto, pedindo que o local para o dinheiro foi enviado seja esclarecido.

“Quem é essa parte ‘confiável’ para quem você enviou todo o dinheiro do site? Eu acredito que as pessoas que doaram deveriam saber disso.”

No momento, os endereços para doação foram removidos do site, indicando o nível de crise que acompanha o site atualmente.

Mudança do domínio pode ter iniciado toda a situação

Por fim, Cobra fez uma tréplica à Will Binns, onde afirma que as recentes ações de Will, incluindo as suas parcerias de patrocínio, podem ter sido motivadas por planos de transferir o domínio para outra pessoa.

“O que eu acho que aconteceu aqui é que Will Binns ficou sabendo que estou considerando transferir o domínio para alguém definitivamente mais confiável que ele e por isso está se sentindo traído ou estava esperando que o domínio fosse transferido para ele.”, disse o Cobra.

O dono disse que está considerando passar o domínio para alguém como theymos, que é dono do bitcointalk.org. Para ele, Binns não é confiável o suficiente para ser dono do site, já que “Venderia tudo para o Roger (Ver) assim que possível.”

Sendo assim, para Cobra, isso pode ter motivado a atual situação, enquanto para Will Binns, tudo não passa de uma tentativa de o dono do site continuar sendo dono do site (o que não teria nada de errado nisso).

Por enquanto a situação continua sem solução, com o dinheiro das doações ainda em um endereço desconhecido. Provavelmente um dos dois lados irá buscar ações legais.

Não há nenhuma indicação de que o site realmente tenha sido comprometido de qualquer forma, já que a propriedade continua com a mesma pessoa desde 2016.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias