A comunidade de Bitcoin começou a semana comprando uma nova briga, além da já clássica guerra contra o mercado tradicional. Desta vez o inimigo é Chris Larsen, o bilionário cofundador da Ripple que recentemente criticou o Bitcoin e iniciou uma campanha para que “o código seja alterado”.
O bilionário começou uma campanha para convencer os desenvolvedores do Bitcoin a diminuir o impacto ambiental da criptomoeda. Ele se aliou ao Greenpeace e ao Sierra Club para financiar uma campanha de US$ 5 milhões chamada de “Mude o código, não o Clima”.
O objetivo da campanha é convencer os desenvolvedores do Bitcoin, as pessoas “espalhadas” que controlam a rede, a trocar o código da criptomoeda para substituir a mineração de Proof-of-Work (PoW) para Proof-of-Stake (PoS), um sistema de mineração que usa muito menos energia.
Enquanto Larsen está divulgando a sua campanha como um “momento feel-good” a reação dos membros da comunidade de Bitcoin foram bem longe de pacíficas, não só dos membros da comunidade de Bitcoin, mas de todos os lados do criptomercado.
Muitos aproveitaram a situação para fazer piada com o pedido da campanha do cofundador do Ripple.
“Como um operador do nó do Bitcoin e membro do Alto Sacerdócio que controla o protocolo, eu considerei o pedido da Ripple e do Greenpeace de eliminar o PoW do Bitcoin e a partir disso… nego o pedido.” , disse nic carter, um dos mais antigos experts do criptmercado.
as a Bitcoin Node Operator and member of the Bitcoin High Priesthood that Controls the Protocol, I have duly considered Ripple's and Greenpeace's request to eliminate PoW from Bitcoin, and I hereby… deny it. pic.twitter.com/6QYziI2QYW
— punished nic (@nic__carter) March 29, 2022
Já o fundador da Messari, Ryan Selkis, uma das mais conhecidas companhias de pesquisa e análise de blockchains, criticou a campanha de Larsen como não sendo sincera, até mesmo insinuando que o motivo real da campanha é promover a criptomoeda XRP, da Ripple.
Selkis até mesmo chamou o confundador da Ripple de Judas.
“Chris Larsen, que em uma sociedade justa estaria na cadeia pela má fé de mentir para os investidores em relação a venda de XRP, está gastando dinheiro atacando a indústria que deu a ele o seus bilhões. Judas.”
https://twitter.com/twobitidiot/status/1508760692761022468
Outros criticaram a campanha por não fazer o mínimo para realmente ser justificada como real. Jameson Lopp, também uma personalidade conhecida na comunidade de Bitcoin, questionou que a campanha de Larsen nem ao menos fez uma proposta no Github, que é onde a comunidade pode sugerir mudanças a serem implementadas no código do Bitcoin.
“Eu não consigo encontrar a sua Proposta de Melhoria do Bitcoin, ou encontrar qualquer discussão iniciada por vocês na lista de e-mails de melhorias. Por favor sigam o procedimento correto se quiserem serem levados a sério.”
Dear @bruneski @chrislarsensf @Greenpeace,
I am unable to find your Bitcoin Improvement Proposal submission, nor can I find any discussions initiated by you on the development mailing list.
Please follow the process if you wish to be taken seriously. https://t.co/pXJzYzq1Mj
— Jameson Lopp (@lopp) March 29, 2022
Com a Ripple e a sua gerência muitas vezes tendo sido questionadas no passado pela comunidade de criptomoedas, um movimento assim com certeza seria visto como um grande golpe oportunista o que não ajuda em nada o Bitcoin.