A Coinbase Wallet anunciou uma nova atualização sobre o seu suporte para ativos e criptomoedas que o serviço armazena. Uma das mudanças, que é relativamente grande, foi o anúncio de que o XRP não terá mais suporte na carteira da empresa.
Esse é um problema, afinal, também demonstra que a Coinbase, como corretora, pode estar questionando a viabilidade de manter o ativo digital também para negociação.
Um importante fator para qualquer projeto de criptomoedas é onde ela é negociada. Criptomoeda sendo listadas em grandes corretoras costumam ter uma alavancagem no preço, devido ao prestígio de estar em uma conhecida exchange, mas o contrário também pode acontecer, perdendo preço ao ser removida da lista.
Com isso em mente, alguns estão preocupados com a recenete notícia de que o XRP vai ser removido da Coinbase.
Como é de se esperar, a mudança pegou alguns de surpresa, principalmente porque, mesmo com seus problemas e criticos, a criptomoeda ainda é considerada uma das maiores altcoins do mercado.
Curiosamente, a Coinbase Wallet deixa claro que o motivo para deixar de dar suporte ao XRP é justamente o baixo uso. Demonstrando também que, pelo menos entre os clientes da Coinbase, a moeda não está sendo muito usada por parte dos investidores.
Bitcoin Cash e Stellar também fora da Coinbase Wallet
A XRP não foi a única retirada da carteira oficial da Coinbase. Além dela, outros três tokens também perderão suporte, foram eles: Bitcoin Cash, Ethereum Classic e Stellar. Posteriormente, todas as quatro moedas perderão o suporte da Coinbase na mesma data.
Todas as quatro removidas são relativamente grandes, com o Ethereum Classic sendo a única criptomoeda considerada como a menos merecedora de estar em uma carteira.
A Coinbase também deixou claro que nenhum investidor perderá os seus ativos, afirmando que qualquer ativo não suportado que um usuário possua ainda estará vinculado ao endereço e acessível por meio da frase de recuperação da Carteira Coinbase.
No entanto, a transação entre carteiras não será mais permitida a partir do dia 5 de dezembro e, possivelmente, isso também afetará diretamente a negociação de XRP na Coinbase.
Ainda no top 10 do mercado de criptomoedas (outrora sendo a 2ª colocada) a XRP vive batalhas legais com a SEC (através da Ripple) e há tempos não recupera mais a popularidade que já teve.
No entanto, até o momento a notícia de perda de suporte da Coinbase Wallet não afetou o preço da moeda, que segue com uma valorização de 4% nas últimas 24h.