Se você tem interesse em se lembrar de eventos recentes, não pode deixar de saber a ascensão meteórica do preço do bitcoin. Em 1 de janeiro de 2017 um bitcoin valia cerca de US $ 1.000; até o final de dezembro de 2017 seu valor subiu para mais de US $ 19.000.
A criptomoeda também sofreu fortes oscilações e perdeu um terço de seu valor em julho de 2018.
Mas a tecnologia no coração do bitcoin e de outras criptomoedas (também chamadas de altcoins) podem, de fato, ter o potencial de gerar profundo impacto nas pessoas e transformar o setor social ao longo do caminho.
Para expandir as oportunidades de uso em criptomoedas, várias instituições de caridade e fundações estão aceitando doações em bitcoins e outras criptomoedas de doadores.
Foi sob este novo paradigma que a CoinWISE criou o CoinWISE Donations, uma plataforma que permite que projetos, causas sociais e ONGs recebam doações do mundo todo em criptomoedas.
CoinWISE é uma startup de tecnologia cujo o propósito é aproximar blockchains e as criptomoedas do dia-a-dia das pessoas e das empresas por meio de um conjunto de soluções que permitem uma experiência segura, descomplicada e amigável a todos.
A CoinWISE acredita no potencial dos blockchains e criptomoedas e busca cada vez mais disseminar esta cultura, A Startup já desenvolveou vários produtos, uma plataforma de notarização de documentos, uma solução de pagamentos em criptomoedas para estabelecimentos e e-commerces, vending machine de produtos e criptomoedas, hardware wallet, entre outros.
Hoje, no CoinWISE Donations estão disponíveis Bitcoin, Litecoin e Bitcoin Cash, mas em breve a carteira de criptomoedas será ampliada. O repasse para as entidades é feito em reais, não sendo assim necessário um integrante que saiba como administrar criptomoedas.
“O CoinWISE Donations é um desejo antigo que se concretiza. A nossa missão maior é aproximar as pessoas da Internet do Valores, por meio de experiências simples e seguras. E eu não conheço melhor forma de fazer isso do que conectando doadores a causas e projetos incríveis, em âmbito mundial”, destaca Juliana Assad, COO da CoinWISE.
O serviço é totalmente sem custos, tanto para o recebimento quanto para a liquidez dos repasses. A instalação também é bem simples, necessitando apenas de um botão no site da ONG que direcione para uma página da CoinWISE.
Ao clicar no valor desejado, é hora de escolher a moeda em que deseja fazer a doação. Depois disso, é gerado um código QR que deve ser scaneado pela solução de carteira do doador, ou basta copiar o endereço indicado e fazer a transferência.
Qualquer ONG, causa social ou projeto pode se inscrever na plataforma, basta enviar um e-mail com a solicitação para donations@coinwise.io.
Vale ressaltar que todas as instituições passam previamente por uma curadoria, e que alguns documentos, como CNPJ, são exigidos e avaliados.
Acesse: https://coinwise.io/donation-pt2.html
Criptomoedas na Causa Animal
A primeira organização a receber a solução foi o Clube dos Vira-Latas, atualmente maior ONG de cuidado animal do Brasil. Localizado em Ribeirão Pires, o sítio de 7 mil metros quadrados abriga hoje aproximadamente 600 cachorros vítimas de maus tratos e abandono, e já foi responsável pelo resgate, tratamento e adoção de mais de 16 mil animais em seus 17 anos de existência.
“Nossa ONG sobrevive exclusivamente de doações e temos uma despesa de cerca de 70 mil reais mensais, não é nada fácil. Aceitar criptomoedas como doação é mais um meio que proporcionamos para as pessoas nos ajudarem a ajudar os animais que tanto precisam”, esclarece Claudia Demarchi, presidente do Clube dos Vira-Latas.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, apenas no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães.
Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro, e destes, 10% estão abandonados.
Você pode doar para o Clube dos Vira-Latas por este link: http://www.clubedosviralatas.com.br/como-ajudar
Atingindo causas pouco conhecidas – Mielomeningocele
Outra ONG que também já conta com a solução de recebimento em criptomoedas da CoinWISE é o Instituto Arthur Vinícius (IAV), uma instituição beneficente e filantrópica.
Fundada em 2005 a partir da constatação de que não havia, em todo estado de Pernambuco, uma ONG que auxiliasse familiares e pacientes de mielomeningocele, uma doença quase desconhecida, mas capaz de provocar uma série de sequelas naqueles acometidos por ela.
“Somos mais que uma causa. Somos uma consequência”, é o slogan do Instituto que tem como foco a assistência à crianças acometidas pela doença e seus familiares.
A mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta e disrafismo espinhal, é uma malformação congênita da coluna vertebral do feto em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas.
A enfermidade, apesar de pouco conhecida, causa uma série de complicações, como a perda de controle das funções do intestino e da bexiga e paralisia total ou parcial das pernas.
Você pode doar para o Instituto Arthur Vinícius por este link: http://www.iavpe.org.br/
Nova Economia do Bem
Além das criptomoedas proporcionarem mais uma forma das instituições receberem ajuda, elas possuem algumas características especificamente interessantes para o terceiro setor.
Uma delas é a privacidade que permitem ao doador, muitas vezes um fator decisivo na hora de realizar uma doação.
Outra vantagem é o baixo custo e agilidade nas transações. Imagine quanto custaria e quanto demoraria para um entusiasta da proteção animal em Auckland, na Nova Zelândia, doar 100 reais para o Clube dos Vira-Latas no sistema financeiro tradicional?
Pois é, com criptomoedas ele pode fazer isso com a facilidade com que manda um e-mail, e pagando apenas alguns centavos de taxa, dependendo da criptomoeda.
Tem um projeto incrível e quer saber como fazer parte da Rede CoinWISE Donations? Mande um e-mail para: donation@coinwise.io e participe também na Nova Economia do Bem!