Colonialismo digital: China e EUA controlam 75% da tecnologia blockchain

Maioria das patentes relacionadas ao blockchain foram registradas nos países que dominam a economia digital.

Siga no
Lente controle vigia

O Brasil é considerado um país em atraso quando o assunto é a evolução tecnológica. Enquanto grandes países como os Estados Unidos e a China lideram a indústria da informação na era digital, o Brasil ainda apresenta pouca expressividade neste setor. 

Em relação ao blockchain, 75% de todas as patentes relacionadas a essa tecnologia  foram registradas nos EUA ou na China. Segundo um novo relatório da ONU, um “ colonialismo digital” acontece com países como o Brasil. Essa relação de exploração é mantida por grandes empresas como Facebook, Amazon e Alibaba, por exemplo.

A exploração de dados através de grandes empresas

No dia 4 de setembro de 2019 a ONU publicou um relatório demonstrando como os EUA e a China concentram a maior parte da riqueza gerada através da economia digital. De acordo com o relatório da UNCTAD, Deverá existir um esforço global para que  aconteça a uma redistribuição dos “ ganhos da economia digital”.

Ao apontar o que é necessário para a redistribuição dos recursos, a ONU alerta para o que poderia ser conhecido como o “ colonialismo digital”. Países como o Brasil, por exemplo, oferecem dados para empresas como Facebook. Através desses dados, um gerenciamento de informação permite que grandes empresas comercializem um relatório sobre o perfil de consumo de seus usuários.

Geralmente esses relatórios são vendidos para empresas que procuram informações sobre o consumo de usuários de determinados grupos. Empresas como o Facebook coletam informações e controlam esses dados, que posteriormente são vendidos através de relatórios onde os usuários são reconhecidos como “produtos”.

A pesquisa alerta que os países em desenvolvimento correm o risco de se tornar meros fornecedores de dados, enquanto pagam pela inteligência digital gerada usando esses mesmos dados.”

75% da tecnologia blockchain nas mãos dos EUA e China

Os Estados Unidos e a China controlam juntos 75% de todas as patentes referentes a tecnologia blockchain já registradas no mercado. Esse controle reforça a ideia da necessidade de redistribuição da economia digital proposta pelo relatório da Conferência para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

De acordo com o relatório, 90% do valor de capitalização do mercado da economia digital pertencem a China e os Estados Unidos. Essa porcentagem ainda revela que todo este valor corresponde ao capital acumulado das 70 maiores empresas  que representam a economia digital atualmente. Sendo que a maioria dessas empresas pertencem também aos EUA e a China.

O relatório conclui demonstrando o controle exercido na economia digital por grandes empresas como o Facebook. Segundo a UNCTAD, dois terços de toda economia digital está acumulada por sete plataformas que representam um oligopólio digital.

“Sete grandes plataformas representam dois terços do valor total de mercado. Estas empresas são a Microsoft, Apple, Amazon, Google, Facebook, Tencent e Alibaba. Algumas plataformas dominam os principais nichos na internet. O Google possui cerca de 90% do mercado de pesquisas na internet, enquanto o Facebook tem dois terços do mercado global de redes sociais/mídia social.”

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".

Minerador de criptomoedas é morto após tentar impedir roubo de equipamentos

A mineração de criptomoedas tem sido ponto de discussão e preocupações em diferentes países, mas em alguns lugares a situação ficou crítica. Na Abecásia,...
Faraó-dos-bitcoins-moisés

Tribunal nega liberdade para o “Faraó dos Bitcoins” e frustra clientes

A liberdade do Faraó dos Bitcoins era um evento aguardado pelos clientes da GAS Consultoria, mas o Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro...

Tom Brady dá 1 Bitcoin para fã devolver bola de Futebol Americano

Tom Brady é um dos maiores nomes da história da NFL e do Futebol Americano, recentemente ele bateu o recorde de ter feito 600...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias