Com lei Bitcoin pronta, Turquia multa Binance

País endureceu o tom com a maior corretora em volume mundial.

Bitcoin e Lira Turca, Turquia
Bitcoin e Lira Turca

A Turquia viu suas autoridades monetárias locais emitirem uma multa para a Binance, considerada a maior corretora em volume mundial.

Nos últimos meses, a Binance vinha sofrendo retaliações de governos por todo o mundo, mas após algumas mudanças para agradar os reguladores a pressão vinha diminuindo.

O que chama atenção que é na Turquia o valor da moeda local perdeu grande força no mercado mundial, sofrendo no câmbio. O preço do Bitcoin no país acabou alcançando o valor de 1 milhão em TRY nos últimos dias, o que chamou atenção do mundo para os problemas locais.

A Lira Turca sofre há anos para manter seu poder de compra estável, situação que passa longe de acontecer.

Governo da Turquia multa a Binance

O Conselho de Investigação de Crimes Financeiros (MASAK) aplicou uma multa na corretora Binance, conforme informações divulgadas pela Reuters neste sábado (25).

De acordo com a agência de notícias a multa aplicada é de 8 milhões de liras turcas, o que dá US$ 751 mil na conversão para o Dólar. Essa teria sido aplicada após uma fiscalização de rotina sobre o negócio que encontrou violações durante a inspeção de responsabilidade.

A MASAK assumiu a fiscalização do setor de criptomoedas em maio de 2021, sendo esta a primeira multa que emite no setor. Quais são as violações encontradas é um mistério ainda, visto que a informação não foi divulgada e nenhum membro de MASAK foi encontrado para comentar o caso.

Já a Binance disse que não revela suas discussões com autoridades. De qualquer forma, a Binance Turquia se vê sob pressão no país que prepara uma bomba no setor.

Turquia pode banir as criptomoedas? Guerra está sendo preparada

Sem conseguir controlar o poder de compra da moeda local, a Turquia viu uma fuga em massa da população para outras moedas mais seguras. Podendo ser operadas facilmente e com a custódia feita de forma privada, as criptomoedas rapidamente surgiram como uma opção vantajosa para a população em fuga da moeda local.

Mas o governo da Turquia, através do presidente Recep Tayyip Erdoğan, anunciou que prepara uma guerra contra as criptomoedas, segundo informações reveladas pela Bloomberg HT. Em uma conversa com jovens do país em um evento, ele se disse disposto a lutar para manter o poder da Lira Turca e deverá exercer pressão contra as moedas digitais privadas.

Segundo informações, ele teria já criado um plano de regular o Bitcoin em 2022, com um projeto que será apresentado em breve, mas que não deve vir com um tom nada amistoso ao mercado.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias