Como as escolhas de Biden vão impactar as criptomoedas

Durante o mandato de Trump, os reguladores estavam ocupados para compreender o mercado de criptomoedas. Biden nomeou pessoas que já entendem do assunto, mas, o que esperar?

Siga no

O indicado para assumir a presidência da SEC, o órgão regulamentador e de controle dos mercados financeiros dos Estados Unidos, foi aprovado ontem pelo senado americano. Gary Gensler agora tem poder para intervir e declarar se a agência federal vai considerar as criptomoedas como “títulos financeiros” ou não.

Ontem também o senado aprovou a nomeação de Janet Yellen para assumir a secretaria do Tesouro, outro importante órgão com poder para direcionar o desenvolvimento econômico dos Estados Unidos.

Esses são dois cargos importantes que têm forte influência na economia dos EUA e que consequentemente acaba impactando o resto do mundo. Sendo assim, o site Decrypt levantou pontos para entender o que essas duas importantes figuras que estão assumindo cargos tão significativos pensam sobre o Bitcoin e o mercado de criptomoedas em geral.

Janet Yellen

Ela já foi presidente do Federal Reserve entre 2014 e 2018, o FED, como é mais conhecido, é o banco central dos Estados Unidos. Yellen é uma conhecida crítica do Bitcoin, em sua sabatina para o Senado, quando foi questionada sobre a moeda digital, ela respondeu que “as criptomoedas são particularmente preocupantes, por serem facilitadoras para atividades criminosas e até atividade terrorista”.

Janet Yellen no FED dos Estados Unidos Tesouro Joe Biden
Janet Yellen no FED dos Estados Unidos/Federalreserve/Flickr

Para ela, o governo precisa encontrar meios de restringir o uso e garantir que as criptomoedas não sejam usadas para lavagem de dinheiro.

Pouco tempo depois Yellen tentou amenizar sua opinião e declarou que, é necessário considerar “os benefícios das criptomoedas e outros ativos digitais, e o potencial que eles têm para melhorar a eficiência do sistema financeiro”, explicou.

De acordo com Jeff Alberts, ex-procurador dos Estados Unidos, as recentes opiniões de Yellen demonstram que provavelmente haverá uma mudança na maneira como a FinCEN (Financial Crimes Enforcement Network – Rede de Combate a Crimes Financeiros) aborda as criptomoedas.

Gary Gensler

O mercado de criptomoedas tem uma expectativa mais positiva quanto ao nomeado para assumir a SEC. Gensler é familiarizado com o mercado de criptomoedas. Ele já escreveu artigos para o site Coindesk e acha necessário que o Federal Reserve vá para a era da modernidade nos pagamentos.

Segundo Philip Moustaki, um ex-advogado da SEC, Gensler proporcionará um renovo. Ele explicou que nos últimos quatro anos havia uma divisão que gerava muitos conflitos dentro do órgão.

Moustakis, relatou que com a nova liderança, a SEC deve adotar uma conduta mais agressiva. 

“No espaço de ativos digitais, até o momento, a SEC focou em fraudes de oferta, ICOs e seus promotores. O próximo passo lógico, que eu espero há algum tempo e, na minha opinião, provavelmente ocorrerá sob a nova diretoria, é uma postura mais agressiva em relação as exchanges e plataformas de negociação de criptomoedas”. Finalizou ele.

O que esperar da nova equipe

A nova equipe traz credenciais estelares para a mesa junto com apoio declarado para regulações de criptomoedas (não todas). Não é possível dizer qual tempo eles precisam para desenvolver regras estáveis de longo prazo, mas a equipe parece bem preparada para fazer o trabalho.

As novas regras nem sempre favorecem os atuais participantes do mercado, mas a estabilidade regulatória será uma boa notícia para o mercado como um todo.

Essas regulações devem ajudar investidores e empresas como a Grayscale, MicroStrategy e CleanSpark a dormir melhor à noite, sem mencionar aqueles de nós que compraram alguns tokens e outras criptomoedas sérias.

Yellen e seus colegas estabeleceram um equilíbrio razoável entre o medo da lavagem de dinheiro e a necessidade de regulação. No longo prazo, isso é o que é melhor para o mercado de criptomoedas como um todo.

Durante o mandato de Trump, os reguladores estavam ocupados para compreender o mercado de criptomoedas.

O ex-presidente da SEC, Jay Clayton, entrou com uma ação contra a Ripple no seu último dia de serviço, levantando questões que fariam mais sentido cinco anos atrás e efetivamente interrompendo o aumento de preços da XRP.

Agora, Biden escolheu um professor de blockchain que pode desenvolver uma abordagem regulatória mais séria para tratar algumas criptomoedas sem ter que analisar uma a uma por 5 anos.

As escolhas podem ser positivas para o mercado, mas só o tempo irá confirmar.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Diego Marques
Diego Marques
Começou em 2016 como um dos primeiros redatores do Guia do Bitcoin. Diego tem preferência por notícias que podem influenciar o preço das criptomoedas, mas também gosta de escrever curiosidades do cripto-universo.
Criptomoeda Ethereum preço

Taxas do Ethereum ultrapassam R$ 1.550

Fazer uma transação na rede Ethereum agora custa mais de US $ 300, cerca de R$ 1.564 - o motivo é que a rede...
ICP Internet Computer

O que é a “Internet Computer”? Criptomoeda já nasce no top 5 do mercado

Uma nova criptomoeda surpreendeu o mercado nesta terça-feira (11), ao alcançar a oitava posição em valor de mercado. Criada há alguns anos, o projeto...

Token Shiba Inu prejudica Ethereum, diz especialista

O fenômeno das criptomoedas meme, como a Shiba Inu, por exemplo, atrapalha o funcionamento da rede Ethereum. A análise foi feita pelo especialista em...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias