Anúncio
Início Bitcoin Como os preços das criptomoedas são determinados?

Como os preços das criptomoedas são determinados?

-

Quando o preço do Bitcoin explodiu no final de 2017, o interesse do público em geral também cresceu em relação a todo setor. As pesquisas por Bitcoin, criptomoedas e preços das criptomoedas dispararam. Muitas pessoas tentaram acompanhar o movimento de alta para tentar ter ganhos equivalentes aos adotantes iniciais.

Quando a inevitável correção veio e os preços das criptomoedas caíram, aqueles que compraram no final do rali de alta viram imediatamente o valor de suas moedas cair pela metade ou mais. O desespero e a angústia apareceram, todavia o entusiasmo da comunidade de criptomoedas continuou vivo.

Aumentos acentuados e quedas inesperadas no preço das criptomoedas são normais. À medida que o mercado se estabiliza, a volatilidade diminui lentamente, todavia a irracionalidade sempre fará parte deste setor.

Oferta e demanda controlam os preços

A maioria das criptomoedas tem uma oferta limitada que é predeterminada, todavia existem mais de 5000 criptomoedas listadas em centenas de exchanges, então é difícil generalizar.

O Bitcoin tem uma oferta máxima de 21 milhões de moedas, das quais cerca de 18 milhões já estão em circulação, esta é a oferta de BTC. Já a Doge, por exemplo, tem uma oferta infinita e hoje já conta com 121 bilhões de moedas em circulação. Dada a imensa diferença na oferta da moeda, é normal que o BTC esteja sendo negociado por cerca de 10 mil dólares e a Doge por 0,002 dólar.

Como a oferta influência muito no preço de uma moeda, uma boa alternativa é analisar o seu valor total de mercado, hoje o BTC tem um valor de mercado de 186 bilhões de dólares e a Doge 307 milhões.

A oferta não é tudo, há o outro lado da moeda, a demanda. A demanda por BTC é maior do que a demanda por Doge, então este é o segundo fator que define o preço de uma moeda.

Conforme o preço de uma moeda sobe, os detentores provavelmente venderão uma parte de suas moedas por um bom lucro e isso causará uma retração no preço, quando o preço cai para um nível muito baixo, tais pessoas podem voltar a comprar a moeda, fazendo com que o preço volte a subir. Você já deve ter visto este cenário no BTC mais de uma vez.

Adiante examinaremos os vários fatores que influenciam a demanda por uma criptomoeda específica, todavia é importante observar que nem todas as criptomoedas não se encaixam em nossas categorias de ativos existentes.

Alguns tokens estão vinculados a um ativo negociável externamente e você pode analisá-los como uma espécie de ações tradicionais, semelhante ao que vemos no mercado tradicional.

Outros tokens são utilizados como combustível de um serviço, eles não pagam dividendos e servem apenas para dar acesso a determinado serviço.

Exposição

Existem vários meios de comunicação online que analisam todos os aspectos de uma criptomoeda. Seja por entusiastas em fóruns ou até mesmo pela mídia especializada.

Tal feedback da comunidade pode fazer com que uma determinada tenha uma maior exposição ao público geral, seja falando bem ou mal e isto pode influenciar novas pessoas a comprar tal criptomoeda, ou fazer com que quem já possua a moeda despeje-a.

Esquemas de marketing

Algumas equipes não veem problema em alavancar o poder das mídias sociais ao pagar para que celebridades promovam as suas moedas. Com uma grande exposição eles conseguem atrair olhares, todavia isto pode ser um tiro no pé e o preço da moeda cair rapidamente após uma breve alta.

Suporte da comunidade

Um dos recursos mais valiosos que uma criptomoeda pode ter é uma comunidade ativa e engajada, totalmente integrada à visão da equipe.

Quando formadas por membros dedicados e envolvidos com o projeto, essas comunidades são departamentos de relações públicas não oficiais e não remunerados, que trabalham continuamente em favor da reputação dos projetos que apoiam.

Inovação

Equipes de desenvolvimento que que lançam continuamente novos recursos não passam despercebidos neste setor. Se o mercado achar que um recurso é inovador, outras pessoas começarão a prestar atenção no projeto e isto pode aumentar a demanda.

Regulação

O poder dos Estados pode ter grande influência no preço de uma criptomoeda, se os EUA, por exemplo, banirem as criptomoedas, haverá um grande despejo no mercado. Afinal tais pessoas não conseguirão vender suas criptomoedas por falta de exchanges. Um projeto a favor das criptomoedas, por outro lado, pode dar espaço para que este setor cresça, aumentando a adoção.

Nota final

Hoje as criptomoedas ainda são pouco utilizadas e seu preço pode ser reflexo de pura especulação. Caso você deseje investir neste setor, procure por alguma moeda que tenha uma equipe dedicada e transparente, uma comunidade que a apoia, planos realistas para o futuro e que seu preço não esteja inflado.

Leia mais notícias sobre:
Curta nossa página no Facebook e também no Twitterpara começar e terminar o dia bem informado. Cadastra-se também na Newsletter para receber em seu e-mail.
Avatar
sabotag3x
Comecei fazendo faucets, que me pagavam centavos por dia. Com essa grana comprei um domínio de 2,80 reais por ano e obtive uma renda passiva. Com o tempo livre comecei a fazer banners/imagens e ganhar dinheiro com assinaturas no bitcointalk. Com o surgimento das ICOs comecei a focar em campanhas de recompensas, fazia de tudo. Convidei um amigo para trabalhar comigo nas traduções, fundamos a Iconic e fomos do zero ao 1 milhão em 6 meses. Montei alguns rigs de mineração para ter renda passiva. Com o tempo livre comecei a ler sobre trading.. Ainda estou nessa página.. Não estudo tanto quanto deveria e opero casualmente. Agora também escrevo para o Livecoins, espero que você goste do conteúdo.Nunca comprei 1 bitcoin, nem mesmo 1 satoshi. E não pretendo comprar.

MAIS LIDOS

Vice-presidente da comissão de regulação de criptomoedas é acusado de aplicar golpe

O Bitcoin vive um péssimo momento no Brasil. A moeda digital tem sido ligada a diversos casos de golpes e situações que prejudicam sua...

Bitcoin em risco? Grave vulnerabilidade encontrada na Lightning Labs foi explorada

Uma empresa que é responsável pelo desenvolvimento de uma aplicação Lightning Network (LN), rede alternativa para o Bitcoin, está enfrentando problemas com uma vulnerabilidade...

Jovens da Favela da Pavuna no Rio de Janeiro recebem instruções sobre Bitcoin e blockchain

Empresas, startups, universidades e uma das instituições financeiras mais importantes do mundo se uniram para ajudar a promover uma mudança social em jovens de...

4 criptomoedas valorizaram mais que o bitcoin este ano, o que elas tem em comum?

Embora a grande maioria das criptomoedas não conseguiram acompanhar a alta do Bitcoin este ano, 4 altcoins bem parecidas entre si se destacaram e...

Brasileiros poderão pagar telefonia com criptomoeda

Brasileiros poderão pagar telefonia móvel com a criptomoeda Electroneum. De acordo com um anúncio oficial da Electroneum, nos últimos meses foi fechada uma parceria com...

Ódio gratuito ao Niobio Cash

Desde o início do projeto, muitos se interessam pela moeda e me perguntam onde comprar o Niobio Cash.A nossa luta para ser listado nas...

Escreva seu comentário:

Escreva seu comentário:

1Xbit

Vice-presidente da comissão de regulação de criptomoedas é acusado de aplicar golpe

O Bitcoin vive um péssimo momento no Brasil. A moeda digital tem sido ligada a diversos casos de golpes e situações que prejudicam sua...

Bitcoin em risco? Grave vulnerabilidade encontrada na Lightning Labs foi explorada

Uma empresa que é responsável pelo desenvolvimento de uma aplicação Lightning Network (LN), rede alternativa para o Bitcoin, está enfrentando problemas com uma vulnerabilidade...