Durante a pandemia do novo coronavírus o governo brasileiro criou o plano do Auxílio Emergencial. Um valor de R$ 600 para pessoas que cumpram com uma série de requisitos.
Muitos ainda possuem dúvidas de como receber o dinheiro do auxílio. Para quem está com dúvidas sobre como receber o auxílio emergencial do governo, estamos trazendo informações importantes que podem auxiliar na hora de poder utilizar esse valor.
O dinheiro que o governo liberou tem como principal objetivo auxiliar desempregados e trabalhados informais que não possuem fonte de renda durante o tempo de quarentena. A primeira parcela do auxílio (que serão três pagamentos de R$ 600) foi realizada em abril.
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A segunda parcela está atrasada em relação ao cronograma original e ainda não existe previsão para o lançamento do calendário. Quem foi aprovado durante a primeira leva de pagamentos, pode receber o dinheiro de diferentes maneiras.
Como se cadastrar no auxílio emergencial?
Para os que ainda não se cadastraram para poder receber o auxílio emergencial, aqui vai um guia rápido para a inscrição pela internet.
Para quem ainda não é cadastrado no Auxílio Emergencial, é fácil se inscrever para o programa. Pela internet é possível fazer o cadastrado pelo site ou por um aplicativo, em ambos os casos é necessário ter um telefone funcional.
Entre no site oficial do Auxílio Emergencial e clique em Realizar sua Solicitação.
Após esse passo será exibido uma tela mostrando todos os requisitos para receber o benefício. Marque as duas opções localizadas abaixo do texto e prosseguir.
Após esses dois passos, é necessário colocar os dados pessoais, como CPF, Nome da Mãe, Data de Nascimento e Nome completo. Depois será necessário colocar o seu número de telefone e escolher a operadora do seu chip.
Esse número é que vai receber o código de acesso para terminar o cadastrado e realizar consultas futuras, além de ser usado para poder receber o dinheiro do auxílio.
Depois de receber o código é necessário responder mais perguntas pessoais. A partir deste é só aguardar para ver se o cadastro vai ser aprovado.
Vale notar que, por causa dos muitos atrasos em relação ao programa de auxílio, muitos cadastros ainda estão em análise.
*O processo no Aplicativo para receber o auxílio emergencial é exatamente o mesmo*
Como receber o dinheiro do Auxílio Emergencial?
Uma vez que o seu cadastro esteja pronto e aprovado, é possível realizar a movimentação do dinheiro que foi recebido. Uma forma de realizar a consulta da situação do cadastro é através do site do DataPrev, que tem um funcionamento mais simples que o da Caixa.
O recebimento do dinheiro aconteceu de formas diferentes. Os que recebem Bolsa Família vão receber da mesma forma e nas mesmas datas do benefício. Já nas outras situações, o pagamento foi feito em conta corrente no Banco do Brasil ou Conta Poupança da Caixa.
Quem realizou o cadastro pelo site ou aplicativo também pôde escolher uma conta de outro banco para receber o benefício.
Os que receberam no Banco do Brasil ou outros bancos, tiveram o dinheiro diretamente disponibilizado em suas constas, sem muitas complicações.
Por isso, vamos focar um pouco no funcionamento do Caixa Tem e em como receber o dinheiro através do aplicativo.
Quem tem direito ao Auxílio emergencial
De acordo com a Caixa, pode solicitar o benefício o cidadão maior de 18 que atenda a todos os seguintes requisitos:
Esteja desempregado ou exerça atividade na condição de:
- Microempreendedores individuais (MEI);
- Contribuinte individual da Previdência Social;
- Trabalhador Informal.
Pertença à família cuja renda mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo (R$ 522,50), ou cuja renda familiar total seja de até 3 (três) salários mínimos (R$ 3.135,00).
Quem não tem direito ao Auxílio emergencial
- Tenha emprego formal ativo;
- Pertence à família com renda superior a três salários mínimos (R$ 3.135,00) ou cuja renda mensal por pessoa maior que meio salário mínimo (R$ 522,50);
- Está recebendo Seguro Desemprego;
- Está recebendo benefícios previdenciários, assistenciais ou benefício de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família;
- Recebeu rendimentos tributáveis acima do teto de R$ 28.559.70 em 2018, de acordo com declaração do Imposto de Renda.
Como se cadastrar e utilizar o Caixa Tem
Quem optou por receber na conta poupança da Caixa, mesmo sem ter conta no banco, “recebeu” uma conta digital sem custos para poder movimentar o dinheiro do auxílio. Essa conta é administrada através do aplicativo Caixa Tem.
Após baixar o aplicativo, é preciso realizar um novo “cadastro”, para vincular você à sua conta. Para isso, assim que entrar no aplicativo pela primeira vez selecione “Sou Beneficiário” e se identifique a partir do CPF. Após digitar o CPF, é necessário digitar o último código que você recebeu para realizar a consulta do Auxilio Emergencial (Código SMS que é enviado para o seu número).
Caso não tenha mais o número, é possível pedir outro.
A mensagem “Estamos Quase Prontos” vai ser exibida, indicando que o procedimento está funcionando. Depois clique em “Continuar” para seguir para o aplicativo.
Ao passar por esses passos, será novamente necessário colocar os seus dados para criar o login no aplicativo. Caso você já tenha um login Caixa, usado para receber o FGTS, é só usar as mesmas informações. Caso não tenha, clique em “Cadastra-se” na tela inicial do aplicativo.
Preencha os dados e clique em “próximo” em todas as telas.
Com esse processo concluído é necessário criar uma senha. Ela deve ser numérica com quatro dígitos e não pode possuir números em sequência ou ser a data de aniversário.
Um e-mail de verificação será enviado para o e-mail cadastrado. Uma vez que o e-mail esteja confirmado, você será levado para a tela de login, com a senha que você criou anteriormente.
Mais uma vez será necessário fornecer o número do seu celular e CEP. Finalmente, após essa última etapa, você é apresentado à página principal, com todas as opções disponíveis para a sua conta.
Como usar os R$ 600 do governo?
Com as opções disponíveis para a sua conta, basta escolher a melhor forma para utilizar o dinheiro. Você pode realizar um DOC/Transferência para outar conta bancária, onde você pode utilizar seu cartão de débito ou fazer saques em terminais de autoatendimento (caixa eletrônico).
Outra opção interessante para quem que o dinheiro para pagar boletos é que o aplicativo disponibiliza a opção, com leitor de código de barras. Apesar de deixar de responder algumas vezes, é possível realizar diferentes pagamentos com certa facilidade.
Todo o aplicativo funciona como um bate papo, então quem está acostumado a usar qualquer atendimento online ou até mesmo o suporte em sites, vai estar familiarizado com o atual sistema.
Como fazer o saque do auxílio emergencial?
Para quem quer sacar o dinheiro, mas não quer ir aos bancos ou lotéricas nos horários e pico, é possível disponibilizar esse valor para saque, até mesmo sem possuir cartão Caixa.
Basta utilizar a opção “Saque sem Cartão” no menu principal e “Gerar Código para Saque”. Clique em “Gerar Código” mais uma vez e utilize a senha cadastrada. Depois, a senha de saque será gerada e deve ser inserida no Caixa Eletrônico para liberar o saque.
Vale lembrar que esse código possui 2 horas de validade, por isso é importante realizar o procedimento próximo ao caixa para não perder esse prazo.
A Caixa Econômica Federal disponibilizou um vídeo mostrando exatamente o passo a passo para realizar o saque do auxílio emergencial, confira:
https://www.youtube.com/watch?v=pE2C7-y5kRY