Como se proteger de uma queda de preço do Bitcoin

Siga no

O Bitcoin já é o melhor investimento do ano, com mais de 50% de valorização. A poupança, por outro lado, está pagando 4,5% ao ano, o que é muito pouco para quem busca uma boa rentabilidade.

Com isso, muitas pessoas acabam procurando a moeda digital como uma forma de garantir melhor rentabilidade. Ele já superou de longe a valorização do Ibovespa, índice de ações da Bolsa de valores brasileira. Veja a comparação da performance do Bitcoin com outros ativos:

preço do bitcoin
Imagem: XDEX

Mas é preciso lembrar do risco do Bitcoin: ele já chegou a cair 80% em relação ao seu maior preço em 2017. Muitas pessoas ganharam dinheiro com Bitcoin em 2017, mas esses ganhos acabaram sendo eliminados com a baixa do mercado em 2018. A questão é que essas perdas poderiam ter sido facilmente evitadas.

Como se proteger?

Quando você compra Bitcoin e guarda em uma carteira, está sujeito a uma grande volatilidade e ao risco de uma eventual queda, resultando em prejuízos. Mas você sabia que é possível eliminar completamente o risco de perder dinheiro com uma possível queda de preço do Bitcoin?

O método tradicional, já feito hoje, é feito através de diversificação de carteira, investindo em outros títulos e modalidades diferentes de investimento. Mas isso acaba reduzindo sua exposição ao Bitcoin.

Existe uma maneira mais fácil e melhor de se reduzir os riscos em criptomoedas: através de operações de capital protegido.

Esse tipo de operação já é feita no mercado tradicional, especialmente com ações, commodities, dólar e juros, através do uso de derivativos, são as chamadas operações estruturadas.

Os derivativos são amplamente utilizados por produtores e investidores querem minimizar riscos e ter mais previsibilidade do mercado financeiro. Entenda mais aqui: Guia Básico de Derivativos.

Os derivativos já existem há algum tempo no mercado de criptomoedas e cada vez têm atraído mais liquidez ampliando sua utilização. Os primeiros contratos futuros de Bitcoin começaram a ser negociados na CME (Chicago Mercantile Exchange) e na Bitmex, sendo utilizados principalmente por mineradores de criptomoedas, como uma forma de ter uma garantia do preço do Bitcoin, obtendo previsibilidade sobre as suas operações.

Operação de Capital Protegido

A operação de destaque é a de Capital Protegido: o cliente investe o equivalente ao valor de 1 bitcoin e ganha o direito de vendê-lo pelo mesmo preço de compra, além de ganhar uma parte de uma eventual valorização.

Ou seja, quem investe nessa opção, não corre o risco de perda de dinheiro e ainda consegue ganhar uma boa rentabilidade. Segue um exemplo abaixo:

preço do bitcoin
Bitcoin puro vs Bitcoin no Capital protegido

Essa foi a movimentação do Bitcoin em um espaço de 1 mês. Deve-se notar a volatilidade e aleatoriedade do preço no curto prazo. O gráfico acima compara o comportamento do Bitcoin usando a nossa proteção de capital e uma carteira somente com Bitcoin.

Não existem perdas para quem utiliza a operação de Capital Protegido. Os ganhos, por outro lado, são mais suaves do que no BTC puro, mas ainda assim são atrativos para quem busca um risco menor.

Esse produto é importante porque ele acaba tornando o investimento em bitcoins menos arriscado e atrativo para clientes com menor tolerância à risco. Além de ser completamente inovador quando se fala dentro do mercado de criptomoedas, que ainda está estruturando novos mecanismos de diminuir o risco.

A volatilidade e o risco acabam afastando muitas pessoas desse mercado, que é totalmente legítimo e repleto de oportunidades. Essa Operação de Capital Protegido está disponível no site da NOX no formato de mercado balcão, precisando ser negociada diretamente.

Leia mais sobre:
Avatar
João Paulo Oliveirahttps://noxbitcoin.com.br
João Paulo Oliveira é CEO e Fundador da Nox Bitcoin, líder brasileira em operações financeiras especializada com criptomoedas. Compra de bitcoin com capital protegido. Se o preço cair, você não perde dinheiro. Se subir, você participa da valorização. Fornecemos o acesso que instituições financeiras e grandes investidores precisam para aproveitar oportunidades no ecossistema de criptomoedas. Nosso negócio é focado em operações (automatizadas ou não) de trading em bolsas, market making para corretoras de criptomoedas, consultoria, e principalmente, compra e venda de bitcoin em grande volume (OTC).
Tether

Hacker ameaça vazar dados que “podem prejudicar toda indústria de criptomoedas”

A Tether disse que está sendo extorquida e que o criminoso exigiu 500 bitcoins para não vazar documentos que podem "prejudicar todo o ecossistema...
vice-presidente da Nigéria, Yemi Osinbajo, em seu discurso no CBN Bankers 'Committee Economic Summit. Imagem: Youtube

Não mate a galinha dos ovos de ouro, diz vice-presidente da Nigéria sobre Bitcoin

No início de fevereiro, o Banco Central da Nigéria (CBN) proibiu os bancos de fornecer serviços para pessoas e empresas que negociavam criptomoedas, a...
Escritório Coinbase. Imagem: Coinbase

Coinbase diz que Satoshi Nakamoto é um risco para seus negócios

A Coinbase deve se tornar oficialmente uma empresa de capital aberto nos próximos dias, ela será listada no índice da Nasdaq Global Select Market....

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Não mate a galinha dos ovos de ouro, diz vice-presidente da Nigéria sobre Bitcoin

No início de fevereiro, o Banco Central da Nigéria (CBN) proibiu os bancos de fornecer serviços para pessoas e empresas que negociavam criptomoedas, a...

Coinbase diz que Satoshi Nakamoto é um risco para seus negócios

A Coinbase deve se tornar oficialmente uma empresa de capital aberto nos próximos dias, ela será listada no índice da Nasdaq Global Select Market....

Coinbase deve lançar token parecido com Binance Coin

A maior corretora de criptomoedas dos Estados Unidos, Coinbase, vai se tornar uma empresa de capital aberto em breve, assim, a empresa registrou um...

Bitcoin cai abaixo de $ 45 mil, o que dizem os analistas?

Depois de um sábado relativamente positivo, o Bitcoin desabou novamente, caindo abaixo de 45 mil dólares, o menor valor desde 10 de fevereiro. A...

O Título do Tesouro EUA derrubou o Bitcoin?

Títulos do Tesouro norte-americano, ou Treasuries, são negociados diariamente em bolsas de valores. Com 21 trilhões de valor em circulação, giram mais de 11...