Como se proteger de uma queda de preço do Bitcoin

Siga no

O Bitcoin já é o melhor investimento do ano, com mais de 50% de valorização. A poupança, por outro lado, está pagando 4,5% ao ano, o que é muito pouco para quem busca uma boa rentabilidade.

Com isso, muitas pessoas acabam procurando a moeda digital como uma forma de garantir melhor rentabilidade. Ele já superou de longe a valorização do Ibovespa, índice de ações da Bolsa de valores brasileira. Veja a comparação da performance do Bitcoin com outros ativos:

preço do bitcoin
Imagem: XDEX

Mas é preciso lembrar do risco do Bitcoin: ele já chegou a cair 80% em relação ao seu maior preço em 2017. Muitas pessoas ganharam dinheiro com Bitcoin em 2017, mas esses ganhos acabaram sendo eliminados com a baixa do mercado em 2018. A questão é que essas perdas poderiam ter sido facilmente evitadas.

Como se proteger?

Quando você compra Bitcoin e guarda em uma carteira, está sujeito a uma grande volatilidade e ao risco de uma eventual queda, resultando em prejuízos. Mas você sabia que é possível eliminar completamente o risco de perder dinheiro com uma possível queda de preço do Bitcoin?

O método tradicional, já feito hoje, é feito através de diversificação de carteira, investindo em outros títulos e modalidades diferentes de investimento. Mas isso acaba reduzindo sua exposição ao Bitcoin.

Existe uma maneira mais fácil e melhor de se reduzir os riscos em criptomoedas: através de operações de capital protegido.

Esse tipo de operação já é feita no mercado tradicional, especialmente com ações, commodities, dólar e juros, através do uso de derivativos, são as chamadas operações estruturadas.

Os derivativos são amplamente utilizados por produtores e investidores querem minimizar riscos e ter mais previsibilidade do mercado financeiro. Entenda mais aqui: Guia Básico de Derivativos.

Os derivativos já existem há algum tempo no mercado de criptomoedas e cada vez têm atraído mais liquidez ampliando sua utilização. Os primeiros contratos futuros de Bitcoin começaram a ser negociados na CME (Chicago Mercantile Exchange) e na Bitmex, sendo utilizados principalmente por mineradores de criptomoedas, como uma forma de ter uma garantia do preço do Bitcoin, obtendo previsibilidade sobre as suas operações.

Operação de Capital Protegido

A operação de destaque é a de Capital Protegido: o cliente investe o equivalente ao valor de 1 bitcoin e ganha o direito de vendê-lo pelo mesmo preço de compra, além de ganhar uma parte de uma eventual valorização.

Ou seja, quem investe nessa opção, não corre o risco de perda de dinheiro e ainda consegue ganhar uma boa rentabilidade. Segue um exemplo abaixo:

preço do bitcoin
Bitcoin puro vs Bitcoin no Capital protegido

Essa foi a movimentação do Bitcoin em um espaço de 1 mês. Deve-se notar a volatilidade e aleatoriedade do preço no curto prazo. O gráfico acima compara o comportamento do Bitcoin usando a nossa proteção de capital e uma carteira somente com Bitcoin.

Não existem perdas para quem utiliza a operação de Capital Protegido. Os ganhos, por outro lado, são mais suaves do que no BTC puro, mas ainda assim são atrativos para quem busca um risco menor.

Esse produto é importante porque ele acaba tornando o investimento em bitcoins menos arriscado e atrativo para clientes com menor tolerância à risco. Além de ser completamente inovador quando se fala dentro do mercado de criptomoedas, que ainda está estruturando novos mecanismos de diminuir o risco.

A volatilidade e o risco acabam afastando muitas pessoas desse mercado, que é totalmente legítimo e repleto de oportunidades. Essa Operação de Capital Protegido está disponível no site da NOX no formato de mercado balcão, precisando ser negociada diretamente.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
João Paulo Oliveirahttps://noxbitcoin.com.br
João Paulo Oliveira é CEO e Fundador da Nox Bitcoin, líder brasileira em operações financeiras especializada com criptomoedas. Compra de bitcoin com capital protegido. Se o preço cair, você não perde dinheiro. Se subir, você participa da valorização. Fornecemos o acesso que instituições financeiras e grandes investidores precisam para aproveitar oportunidades no ecossistema de criptomoedas. Nosso negócio é focado em operações (automatizadas ou não) de trading em bolsas, market making para corretoras de criptomoedas, consultoria, e principalmente, compra e venda de bitcoin em grande volume (OTC).
Pop it e distrações criptomoedas alternativas altcoins

Quatro altcoins que são distrações para investidores, na visão do admin do Bitcoin.org

Para o administrador do site Bitcoin.org, as quatro criptomoedas alternativas (altcoins) Shiba Inu, Cardano, Dogecoin e Solana são distrações para os investidores. O discurso acompanha...
Venda de fan token do Flamengo

Venda de criptomoeda do Flamengo faz plataforma travar

A venda da fan token do Flamengo nesta terça-feira (19) causou alvoroço na plataforma da Socios, que não deu conta da demanda e acabou...
O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, durante a cerimônia de abertura do Fórum sobre Proteção Integrada de Fronteiras e Divisas, no Palácio do Planalto.

General Augusto Heleno atualiza glossário de Segurança da Informação e cita criador do Bitcoin

O General Augusto Heleno aprovou a atualização do glossário de segurança da informação nacional, que agora cita o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. O Gabinete...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias