“Computador quântico vai quebrar criptografia do Bitcoin até 2022”, diz especialista

“Quando os computadores quânticos se tornarem confiáveis e poderosos o suficiente para atacar o Bitcoin, desenvolvedores de Blockchain já vão ter consertado essa vulnerabilidade.”

Siga no

A computação quântica tem sido um ponto de bastante discussão dentro do criptomercado, apresentando uma “possível ameaça” para o Bitcoin. Muitos especialistas acreditam que esse tipo de processador ainda está longe de ter a capacidade de quebrar a criptografia, principalmente a das criptomoedas, no entanto, um especialista acredita que a criptografia do Bitcoin será quebrada em cerca de 2 anos.

De acordo com o site Telegraph, em janeiro, o CEO da Alphabet (empresa dona do Google), disse em Davos que a computação quântica desenvolvida pelo Google seria capaz de quebrar a criptografia do Bitcoin em 5 ou 10 anos.

No entanto, temos uma previsão um pouco mais dramática, como apontando pelo Decrypt.

De acordo com o site de notícias, Andersen Cheng, o CEO da Post-Quantum, disse que em apenas dois anos a tecnologia dos computadores quânticos será capaz de quebrar toda criptografia tradicional, incluindo a do Bitcoin.

Essa é uma previsão que não é apenas especulação. Cheng trabalha com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o Government Communications Headquarters (GCHC) do Reino Unido e a Agência de Inteligência e Segurança Cibernética do Reino Unido. Segundo o site, as suas previsões vêm dos trabalhos realizados por esses órgãos.

Basicamente, a estimativa de que a tecnologia vai quebrar a criptografia do Bitcoin em 5-10 anos vem do avanço comercial desses computadores, mas é muito provável que os governos estão secretamente trabalhando na área militar e de inteligência para desenvolver máquinas ainda mais poderosas.

Cheng afirma que os governos já estão trabalhando e apostando em tudo que podem para conseguir desenvolver algo para quebrar todas as criptografias.

Computadores quânticos são o fim do Bitcoin?

Um dos primeiros computadores quânticos desenvolvidos por uma empresa.

Até mesmo os computadores mais poderosos atualmente demorariam milhares de anos para conseguir quebrar a criptografia do Bitcoin. A promessa do computador quântico é que ele consiga fazer isso em questão de segundos.

Na teoria, um computador quântico avançado poderia minerar bitcoins em poucos minutos e até mesmo centralizar completamente a rede. Para isso, seria necessário um computador de 4.000 qubits, o mais poderoso até o momento é de 58 qubits.

Isso faz com que alguns especialistas acreditem que a supremacia quântica como ameaça à rede Bitcoin está bem longe de acontecer. Como especialistas disseram a Decrypt:

“Quando os computadores quânticos se tornarem confiáveis e poderosos o suficiente para atacar o Bitcoin, desenvolvedores de Blockchain já vão ter consertado essa vulnerabilidade.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Bandeira da China e dos EUA com Bitcoin pegando fogo

Após China banir Bitcoin, escritor alerta que EUA podem seguir mesmo caminho

O autor do livro "Pai Rico, Pai Pobre", que recentemente alertou sobre uma crise mundial, dizendo para "comprar Bitcoin e munição", voltou a se...
Corretora FTX

FTX se preocupa com clima hostil em Hong Kong e muda sede

A exchange FTX, que tem como sócios Tom Brady e Gisele Bündchen, está preocupada com o clima hostil de Hong Kong com empresas do...
Bitcoin na água

Pagar a conta de água com Bitcoin já é possível em El Salvador

A Administração Nacional de Aquedutos e Esgotos (ANDA) de El Salvador anunciou que já está disponível a opção de pagamento com Bitcoin pelo consumo...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias