Comunidade do Equador trabalha com Bitcoin como moeda local

Adoção em massa começou?

Siga no
Bandeira do Equador e Bitcoin
Bandeira do Equador e Bitcoin

Uma comunidade de cerca de 40 famílias no Equador começou a trabalhar com o Bitcoin como moeda local. Esse novo experimento é baseado no movimento chamado Bitcoin Beach.

Em El Salvador, o experimento Bitcoin Beach é apontado como o berço do movimento de adoção da moeda digital pelo país. O governo local aprovou em setembro de 2021 o Bitcoin como moeda de curso legal, tornando esse um meio de pagamento convencional.

Contudo, o Bitcoin Beach foi um movimento iniciado em 2019 totalmente descolado do governo, criando uma base de usuários do Bitcoin em uma remota praia do país, chamada El Zonte. Esse pequeno movimento de moradores causou uma extrema repercussão e agora serve como inspiração pelo mundo.

“Bitcoin Beach” no Equador é iniciado por comunidade de cerca de 40 famílias

Enquanto governos correm para conter os avanços do Bitcoin pelo mundo, com projetos de lei e moedas digitais nacionais, chamadas CBDCs, a população começa a entender o poder da moeda descentralizada.

Inspirada por El Salvador, a comunidade do Movimiento Píntag Amaru começou a aceitar Bitcoin como meio de pagamento no Equador, tornando essa uma moeda local para 40 famílias.

Ciente do potencial do Bitcoin, um dos moradores da comunidade é Mauricio Rubio, que apresentou este ao portal CriptoNoticias. Segundo Mauricio, a comunidade produz seus próprios alimentos e já era autossustentável nesse quesito.

“EL ZONTE TAMBÉM É UMA DESSAS COMUNIDADES ESQUECIDAS. EU VI QUE ATRAVÉS DO BITCOIN […] ELES COMEÇARAM A DESENVOLVER PROGRAMAS SOCIAIS PARA AJUDAR A COMUNIDADE. PORTANTO, MEU OBJETIVO É ALGO SEMELHANTE. ESTAMOS TRABALHANDO COM BITCOIN, QUEREMOS NOS EDUCAR MAIS, FINANCEIRAMENTE, ECONOMICAMENTE. MAS ACIMA DE TUDO MELHORAR EDUCACIONALMENTE, PORQUE NO BITCOIN A CHAVE É A EDUCAÇÃO.”

Mesmo assim, parte dos esforços procurados para o futuro são a melhoria da economia e finanças local, com El Zonte sendo então uma inspiração. Rubio lembra que a primeira carteira criada pela comunidade foi quando o Bitcoin custava US$ 30 mil, com todos acompanhando atentos ao movimento do mercado.

Projetos Bitcoin Beach surgindo em vários lugares

Apesar do projeto Bitcoin Beach ter surgido em uma praia, a ideia percorre o mundo agora como um ideal de liberdade de comunidades de seus governos, buscando melhorar as condições de vida das pessoas independente do que dizem políticos.

No Brasil, o Bitcoin Beach começou também em uma praia no Ceará, um paraíso procurado por turistas e que vê cada vez mais pessoas e empresas locais aceitarem essa moeda.

Já na África do Sul, no município de Mossel Bay, surge o movimento Bitcoin Ekasi, mais um inspirado em El Salvador. O que chama atenção em tudo isso é que o movimento iniciado em El Salvador está acompanhando tudo que acontece pelo mundo e até apoiando, com o Bitcoin Ekasi recebendo, nesta quinta-feira (23), 2,1 milhões de satoshis para começar a melhorar a adoção da moeda.

Vale lembrar que a adoção de Bitcoin tem crescido não só em comunidades esquecidas por governos, mas também em grandes centros urbanos, com mais empresas colocando essa opção como meio de pagamento para clientes. Com isso, o ano de 2021 segue sendo um dos mais importantes para a tão sonhada adoção em massa do Bitcoin, esperada pelos fãs da moeda.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki diz que crash do Bitcoin é uma “excelente notícia” – “Hora de...

Não é segredo para ninguém que o mercado de criptomoedas está em um período bem complicado, com uma correção que começou na virada do...
XP Investimentos e gráficos ao fundo

XP Investimentos lança fundo focado em metaverso

A XP Investimentos e a corretora Rico anunciaram nesta segunda-feira (24) um fundo focado no metaverso, que estará disponível para seus clientes. A XP...

Nova ameaça ao Ethereum? Fantom ultrapassa Solana, BSC e Avalanche

Com o setor DeFi ainda sendo um ponto importante para o mercado de criptomoedas e diferentes ecossistemas, uma rede está se destacando em relação...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias