A Consensys é uma empresa ligada à comunidade Ethereum que produz parcerias estratégicas para popularizar esta tecnologia. A última novidade é uma parceria entre a ConsenSys e a Ong WWF, que irão conduzir um projeto apelidado de Impactio.
De fato as empresas estão cada vez mais inclinadas a destinar parte de seus recursos para práticas sustentáveis. Além disso, um estudo recente apontou que as consequências de investimentos sociais não são de prejuízos para organizações. O estudo também apontou que tais investimentos ainda não se traduzem em vantagens competitivas, entretanto, ajudam as empresas no longo prazo.
Cabe o destaque que em 2017 o recorde de investimentos em práticas sociais atingiu seu recorde. A nova parceria entre essas empresas visa acelerar e facilitar novos investimentos sociais.
Plataforma Impactio foi criada por WWF e ConsenSys
A sustentabilidade é um conceito importante nos dias atuais. A explicação seria porque os recursos naturais são escassos no mundo. Com isso, proteger a geração atual da escassez, e também gerações futuras, é uma responsabilidade de cada individuo.
A WWF é uma organização não governamental que realiza seu trabalho com foco em sustentabilidade. Além disso, a empresa, que possui sede na Suíça, é mundialmente reconhecida em sua área.
O lançamento de uma nova ferramenta chamada Impactio, em parceria da WWF com a ConsenSys, poderá dar um novo rumo ao setor. A parceria criou uma inovadora plataforma, que unirá projetos sustentáveis à investidores e filantropos.
O lançamento da Impactio foi anunciado no último dia 24 de setembro. Com isso, as empresas esperam causar um enorme impacto nas causas ambientais pelo mundo, com a ajuda da Ethereum.
É necessário um dispositivo robusto que permite o financiamento de soluções ambientais e sociais
A WWF possui um grande problema para financiar suas atividades. O problema na visão de Kavita Prakash-Mani, diretor global de conservação da WWF, era a falta de uma plataforma robusta.
Enfrentamos um déficit de US$ 2,5 trilhões em recursos para alcançar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) até 2030. Sabemos que isso não é necessariamente devido à falta de capital ou à falta de soluções. O que está faltando é um mecanismo robusto para vincular esses dólares privados a projetos viáveis e de grande escala que promovem os ODS. O Impactio foi criado para lidar com essa lacuna, reunindo projetos de impacto social e ambiental, ONGs, especialistas no assunto e financiadores.
O projeto-piloto da plataforma Impactio durou cerca de sete semanas. Além disso, o lançamento oficial aconteceu durante a Concordia Annual Summit, em Nova Iorque.
Para o cofundador da Ethereum e fundador da ConsenSys, Joe Lubin, o projeto era promissor desde seu início. Lubin afirmou que a plataforma Ethereum continua a escalar importantes projetos, principalmente aqueles sem fins lucrativos.
A adoção do Enterprise Ethereum continua a aumentar – principalmente entre os setores comercial e sem fins lucrativos. Modelos de financiamento mais diretos, transparentes e confiáveis são possíveis por meio de uma infraestrutura de TI mais descentralizada. O primeiro piloto do Impactio forneceu uma validação promissora da determinação da comunidade global em apresentar soluções exclusivas que apóiam as metas de sustentabilidade da ONU e, mais importante, nosso pessoal e o planeta.
Finalmente, a Impactio pode se tornar em breve uma referência no financiamento ambiental e social no mundo. A depender das empresas envolvidas, o poder da descentralização alcançará as metas de desenvolvimento sustentável no mundo.