Em meio a enorme queda de preços do Bitcoin, uma grande corretora parece ter sofrido um devastador ataque de hackers. Com a plataforma sob manutenção, a Bitfinex criou um site para os interessados em acompanhar o caso.
O Bitcoin tem sofrido com uma enorme pressão vendedora nos últimos dias, já tendo perdido mais que 7% em apenas sete dias. Além disso, as altcoins somam perdas ainda maiores, com muitas perdendo mais que 10% no mesmo período.
O mercado de criptomoedas, contudo, acorda nesta sexta (28) com uma notícia nada boa. Uma das maiores corretoras de moedas digitais do mundo, a Bitfinex, está com a plataforma sob manutenção.
Ataque de hackers pode ter tirado corretora Bitfinex do ar, grande operação de Bitcoin e altcoins
Considerada uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo, a Bitfinex foi fundada em 2012, nos primeiros anos após o nascimento do Bitcoin. Apesar de ser uma forte corretora, já teve problemas com ataques hackers anteriormente.
Em 2016, contudo, a Bitfinex passou por uma situação caótica, ao ser hackeada de forma brutal, tendo perdido cerca de 120 mil Bitcoins. Na cotação atual do Bitcoin, o valor daria mais que R$ 4 bilhões de perda. Naquela época, foi considerado o segundo maior ataque hacker a uma corretora, perdendo apenas para o famoso caso MTGox.
Nesta sexta (28), entretanto, novamente a corretora de Bitcoin saiu do ar, devido a um novo ataque de hackers. O caso segue sendo investigado, porém, a Bitfinex afirmou que se tratou apenas de um ataque DDoS.
Investigando – Estamos investigando o que parece ser um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS). Manteremos todos atualizados aqui e em nossa conta no Twitter https://twitter.com/bitfinex, pois sabemos mais.
No momento em que esta matéria estava sendo redigida, a Bitfinex atualizou o comunicado. Em nota, ficou informado que havia sido resolvido o problema.
Resolvido – Os serviços na plataforma Bitfinex foram reiniciados. Implementamos um nível de proteção mais rigoroso como resultado de nossa plataforma estar sob um ataque DDoS (Distributed Denial-Service). Todos os problemas relacionados ao ataque DDoS foram resolvidos.
Caso poderia ter afetado liquidez de Bitcoin no criptomercado
Se muitos pensam que o ataque na Bitfinex poderia não trazer consequências ao preço do Bitcoin, podem ser pegos de calças curtas. Nas últimas 24 horas, por exemplo, a Bitfinex foi considerada a segunda plataforma com maior liquidez de Bitcoin no mundo.
De acordo com dados do CoinMarketCap, a Bitfinex mesmo em meio aos problemas, teve mais liquidez que a Binance (3.ª maior). Além disso, ficou muito além da quarta colocada Huobi, perdendo no quesito apenas para a HitBTC (maior, segundo CMC).
O Bitcoin é uma moeda virtual que possui grande liquidez em corretoras pelo mundo todo. O único problema destas plataformas é o quesito segurança, que sempre está a ser testado pelos hackers. Na última quinta (27), a OKEx foi atacada de maneira semelhante, contudo já retomou suas atividades.
Em resumo, uma corretora de Bitcoin como ponto centralizado, está suscetível a ataque de hackers. Devido a isso, por fim, é interessante manter nestes locais, mesmo aqueles mais “famosos”, apenas o necessário para trades. Caso um iniciante de criptomoedas deseje guardar por muito tempo uma moeda digital, o recomendado é sempre escolher uma carteira de Bitcoin segura.