Corretora de Bitcoin sai do ar após ataque hacker, plataforma em manutenção

Página foi criada para comunidade acompanhar o caso!

-

Siga no
Corretora de Bitcoin e Criptomoedas Bitfinex
Corretora de Bitcoin e Criptomoedas Bitfinex
Anúncio

Em meio a enorme queda de preços do Bitcoin, uma grande corretora parece ter sofrido um devastador ataque de hackers. Com a plataforma sob manutenção, a Bitfinex criou um site para os interessados em acompanhar o caso.

O Bitcoin tem sofrido com uma enorme pressão vendedora nos últimos dias, já tendo perdido mais que 7% em apenas sete dias. Além disso, as altcoins somam perdas ainda maiores, com muitas perdendo mais que 10% no mesmo período.

O mercado de criptomoedas, contudo, acorda nesta sexta (28) com uma notícia nada boa. Uma das maiores corretoras de moedas digitais do mundo, a Bitfinex, está com a plataforma sob manutenção.

Anúncio

Mensagem de erro na página da Bitfinex nesta sexta-feira (28/02/2020)
Mensagem de erro na página da Bitfinex nesta sexta-feira (28/02/2020) – Reprodução/Bitfinex

Ataque de hackers pode ter tirado corretora Bitfinex do ar, grande operação de Bitcoin e altcoins

Considerada uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo, a Bitfinex foi fundada em 2012, nos primeiros anos após o nascimento do Bitcoin. Apesar de ser uma forte corretora, já teve problemas com ataques hackers anteriormente.

Em 2016, contudo, a Bitfinex passou por uma situação caótica, ao ser hackeada de forma brutal, tendo perdido cerca de 120 mil Bitcoins. Na cotação atual do Bitcoin, o valor daria mais que R$ 4 bilhões de perda. Naquela época, foi considerado o segundo maior ataque hacker a uma corretora, perdendo apenas para o famoso caso MTGox.

Nesta sexta (28), entretanto, novamente a corretora de Bitcoin saiu do ar, devido a um novo ataque de hackers. O caso segue sendo investigado, porém, a Bitfinex afirmou que se tratou apenas de um ataque DDoS.

Investigando – Estamos investigando o que parece ser um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS). Manteremos todos atualizados aqui e em nossa conta no Twitter https://twitter.com/bitfinex, pois sabemos mais.

No momento em que esta matéria estava sendo redigida, a Bitfinex atualizou o comunicado. Em nota, ficou informado que havia sido resolvido o problema.

Resolvido – Os serviços na plataforma Bitfinex foram reiniciados. Implementamos um nível de proteção mais rigoroso como resultado de nossa plataforma estar sob um ataque DDoS (Distributed Denial-Service). Todos os problemas relacionados ao ataque DDoS foram resolvidos.

Caso poderia ter afetado liquidez de Bitcoin no criptomercado

Se muitos pensam que o ataque na Bitfinex poderia não trazer consequências ao preço do Bitcoin, podem ser pegos de calças curtas. Nas últimas 24 horas, por exemplo, a Bitfinex foi considerada a segunda plataforma com maior liquidez de Bitcoin no mundo.

De acordo com dados do CoinMarketCap, a Bitfinex mesmo em meio aos problemas, teve mais liquidez que a Binance (3.ª maior). Além disso, ficou muito além da quarta colocada Huobi, perdendo no quesito apenas para a HitBTC (maior, segundo CMC).

Liquidez das corretoras de Bitcoin nas últimas 24 horas, acesso em 28/02/2020
Liquidez das corretoras de Bitcoin nas últimas 24 horas, acesso em 28/02/2020 – Reprodução/CoinMarketCap

O Bitcoin é uma moeda virtual que possui grande liquidez em corretoras pelo mundo todo. O único problema destas plataformas é o quesito segurança, que sempre está a ser testado pelos hackers. Na última quinta (27), a OKEx foi atacada de maneira semelhante, contudo já retomou suas atividades.

Em resumo, uma corretora de Bitcoin como ponto centralizado, está suscetível a ataque de hackers. Devido a isso, por fim, é interessante manter nestes locais, mesmo aqueles mais “famosos”, apenas o necessário para trades. Caso um iniciante de criptomoedas deseje guardar por muito tempo uma moeda digital, o recomendado é sempre escolher uma carteira de Bitcoin segura.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Rede social Twitter e Bitcoin (Blockchain)

Blockchain é o futuro do Twitter, afirma Jack Dorsey

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, participou nessa sexta-feira (25) do Oslo Freedom Forum 2020. Durante a conversa, Jack deixou claro que a tecnologia...
DeFi pode ser scam?

DeFi Leaks denuncia golpe, investidor pode ter perdido 10 mil DAI

Uma pessoa que detinha pelo menos 10 mil moedas DAI pode ter perdido tudo. Depois que um novo golpe foi denunciado pelo DeFi Leaks,...
Corretora de Bitcoin e criptomoedas Binance

Site da Binance é banido na Rússia

Nesta última quinta-feira, 24, o site da Binance (maior corretora de criptomoedas do mundo) foi bloqueado e colocado na em uma lista negra da...

Últimas notícias

DeFi Leaks denuncia golpe, investidor pode ter perdido 10 mil DAI

Uma pessoa que detinha pelo menos 10 mil moedas DAI pode ter perdido tudo. Depois que um novo golpe foi denunciado pelo DeFi Leaks,...

Site da Binance é banido na Rússia

Nesta última quinta-feira, 24, o site da Binance (maior corretora de criptomoedas do mundo) foi bloqueado e colocado na em uma lista negra da...

Spotify, Epic Games e Tinder se unem contra Apple

Um grupo de empresas está se reunindo contra a App Store, pois sua política tem sido considerada injusta. Dessa forma, empresas como Spotify, Tinder...