Monnos, corretora brasileira que enfrenta reclamações sobre saques e suporte por clientes. Fonte: Reprodução.
A Monnos, uma corretora brasileira de criptomoedas, está enfrentando dificuldades em suas operações. Segundo reclamações no ‘Reclame Aqui’, a empresa deixou de processar saques e usuários nem sequer conseguem uma resposta do suporte.
Os relatos sobre o aplicativo da corretora, encontrados na App Store da Apple e na Play Store do Goolpe, também apontam que os problemas começaram “há meses”.
Além dos problemas mencionados, o site da corretora também parece todo quebrado, com apenas sua home estando funcional. Indo além, até mesmo as redes sociais da empresa foram apagadas.
O principal local que reúne relatos sobre problemas com a Monnos pode ser encontrado no ‘Reclame Aqui’. As reclamações, sem respostas, começam em 18 de junho, há mais de um mês.
“Impossibilidade de Saque e Falta de Suporte”, escreveu um cliente.
“Dificuldade de acesso e impossibilidade de saque na Monnos”, disse outro.
“Impossibilidade de saque e acesso à carteira na Monnos”, comentou um terceiro.
Todas as reclamações relatam os mesmos problemas: dificuldade de navegação, impossibilidade de retirada de criptomoedas da plataforma e falta de suporte.
Outros locais onde é possível encontrar reclamações contra a Monnos são na App Store da Apple e no Google Play Store, onde o aplicativo da corretora está disponível para download.
“Não consigo vender ou transferir as criptomoedas. Mas o pior é o silêncio da Monnos, nem pra mandar um email explicando o que está acontecendo. Acionei o suporte mas até agora nada”, comentou um usuário no dia 20 de julho.
“Há meses que o suporte não responde. Há meses que não se pode vender ou transferir nada para fora da plataforma. Nos últimos meses foi apenas permitido transferir ativos para, depositar reais e comprar outras moedas por aqui. Na data de hoje o aplicativo foi desligado sem nenhum aviso para toda comunidade de usuários. Está aparecendo um caso para a polícia”, escreveu outro cliente na App Store nesta quinta-feira (24).
Os problemas, no entanto, parecem ser bem mais antigos. Como exemplo, é possível encontrar reclamações escritas ainda em 2020, há 5 anos, sobre os mesmos problemas.
A diferença é que a empresa respondia os usuários naquela época.
Embora seja possível acessar a página inicial do site da Monnos, a navegação é precária. Tentativas feitas pelo Livecoins caíram por diversas vezes em links quebrados, retornando um “erro de conexão com a base de dados”.
Após diversas tentativas foi possível acessar algumas das páginas que antes estavam inacessíveis.
Independente disso, outros links aparecem completamente quebrados, como a seção de ‘web3’ que oferece a compra e venda de Bitcoin sem precisar de cadastro.
Além desses serviços, a Monnos também oferece cartões de débito com criptomoedas, serviços de carteira, copy trading e outros.
Outro ponto que chama atenção são as redes sociais da Monnos. Seus perfis no LinkedIn, X (antigo Twitter), e Instagram não estão disponíveis.
A situação do Telegram da empresa parece ainda pior. Isso porque seu canal parece ter sido sequestrado para promover um golpe.
As informações mostram que o canal foi criado dia 9 de julho e apresentam uma mensagem sobre uma suposta migração do contrato inteligente da moeda. Isso porque a corretora possui um token homônimo, o MONNOS (MNS).
Um dos únicos canais que parece ainda estar sobre o controle da Monnos é o Facebook. No entanto, a corretora não publica nada desde fevereiro, tampouco explica a instabilidade em seus sistemas.
No blog do site, a corretora também não é transparente sobre os problemas. A última publicação aconteceu há mais de um ano, em junho de 2024.
Em nota enviada para o Livecoins, Rodrigo Soeiro, CEO da Monnos, não deu grandes explicações sobre o que está acontecendo com a corretora. A mensagem afirma que novas informações serão publicadas entre 3 a 5 semanas.
“Prezado(a) Usuário(a),
As operações da Monnos foram interrompidas. Todas as circunstâncias estão sendo devidamente apuradas para que possamos prestar os devidos esclarecimentos aos nossos Usuários. A estimativa é de que as apurações levem de 3 a 5 semanas, a depender do retorno que obtivermos de nossa equipe técnica e fornecedor(es).
Não pouparemos esforços para que todos os esclarecimentos sejam prestados com a maior brevidade possível.
Em caso de dúvidas, favor entrar em contato pelo email ajuda@monnos.com
Atenciosamente.”
Em última visita ao site da Monnos antes do fechamento dessa reportagem, o Livecoins notou que o portal foi fechado pela empresa, apresentando o mesmo comunicado acima.
Comentários