Corretora cobra explicações de usuários que utilizam mixers de bitcoin

Corretora cobra explicações de usuários que recebem transações fruto de mixers.

Aplicativo da FTX próximo de criptomoedas e notas de dinheiro e bitcoin
Aplicativo da FTX próximo de criptomoedas e notas de dinheiro

A corretora FTX tem cobrado explicações de usuários que utilizam mixer de bitcoin para receber transações, embora não seja errado o uso da ferramenta. Uma das preocupações dos usuários que recorrem a essa prática normalmente é com sua privacidade.

Em uma época onde vários países aprovam leis de proteção de dados e pela defesa da privacidade em um mundo digital, o tema nunca foi tão importante ser debatido, visto que cada pessoa tem como direito o resguardo de suas informações.

O próprio Bitcoin nasceu em um movimento chamado Cypherpunk, como uma tecnologia anônima que protege seus usuários. É claro que há um movimento que criminaliza a privacidade conduzido principalmente por governos, que resultou inclusive em operações contra mixers, estes acusados de serem locais de lavagem de dinheiro.

FTX cobra explicações de usuários que utilizam mixers de Bitcoin

Um usuário brasileiro e cliente da corretora FTX contou ao Livecoins que nos últimos dias foi surpreendido por uma cobrança inusitada da exchange. Ganhando fama como uma das maiores operações de criptomoedas do mundo, atrás apenas da Binance, essa plataforma é mais uma a operar no Brasil.

Conforme contou a reportagem, o cliente da plataforma estava realizando uma negociação para aceitar Bitcoin, e forneceu o endereço da corretora para receber o valor.

O responsável por processar a transação então optou por utilizar um mixer para proteger sua identidade e não revelar qual é sua posse em BTC. Essa é uma prática comum entre transações seguras, visto que como a blockchain é pública, ao revelar seu endereço o usuário da rede poderia expor seu saldo e ele não queria isso.

Ao receber a transação, contudo, o endereço do cliente da FTX acabou sendo colocado em uma lista de alerta. Rapidamente a corretora entrou em contato com o usuário e cobrou explicações sobre a origem do dinheiro, afirmando que isso faz parte da política de conformidade.

Em conversa com o Livecoins, o cliente que prefere não se identificar disse que se preocupou com a situação, visto que ele poderia ter tido sua conta bloqueada se não conseguisse explicar a operação. O usuário ainda alertou que em um futuro próximo, pessoas que utilizarem mixers poderão ser incriminadas e perseguidas, mesmo por plataformas ligadas ao mercado.

Chama atenção que os bancos bloqueiam contas de corretoras alegando justamente medo pela prática de lavagem de dinheiro, sendo que o Cade arquivou nesta segunda-feira (25) uma disputa entre as instituições.

O que disse a exchange ao cliente após receber transações oriundas de mixer?

O cliente afetado compartilhou que ao receber uma transação oriunda de um mixer, a corretora acende o alerta com a seguinte mensagem:

Caro cliente,

Obrigado pelas informações e atualizaremos seu registro de acordo.

Como uma bolsa de criptomoedas licenciada e regulamentada, devemos rastrear todas as transações e realizar a devida diligência quando necessário. Isso é feito com a ajuda de ferramentas de monitoramento de transações de terceiros líderes do setor para garantir a segurança de nossos clientes e impedir a interação com endereços não permitidos.

Compreendemos as suas preocupações e aconselhamos que, da sua parte, apenas efetue transferências com pessoas e entidades que conhece e confia. Certifique-se sempre de conhecer suas contrapartes antes de fazer as transações; recomendamos que você realize suas transações com plataformas regulamentadas com um procedimento de conformidade estabelecido (verificações KYC/AML). Atenciosamente, Conformidade FTX.

Vale lembrar que o uso de mixers de bitcoin não é ilegal, mas aparentemente as empresas do próprio mercado começaram a colocar olhares desconfiados sobre a prática de privacidade.

O Livecoins procurou contato com a FTX para esclarecimentos sobre a prática, mas não conseguiu encontrar os responsáveis para comentar até o fechamento dessa.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias