XDEX: Corretora de Bitcoin da XP Controle encerra atividades

Plataforma durou mais que um ano!

Siga no
Corretora de Bitcoin XP
Corretora de Bitcoin da XP Controle

Os clientes que entraram hoje no site da XDEX se depararam com a notícia do encerramento de suas atividades. A partir do dia 31 de março de 2020, a corretora de Bitcoin do grupo XP Controle é oficialmente encerrada.

A corretora foi lançada em 2018, ano em que o Bitcoin teve uma queda em massa de valor. Mesmo assim, a operação da XDEX buscou atrair um novo perfil de investidores ao mercado de Bitcoin no Brasil.

Isso porque, na corretora não era possível sacar as criptomoedas, apenas moeda fiduciária. Ou seja, seu modelo de negócios era oposto ao que o mercado cripto preza, não ficando claro se foi isso que motivou o encerramento da plataforma.

Aviso de encerramento da XDEX é visto na página inicial da plataforma
Aviso de encerramento da XDEX é visto na página inicial da plataforma – Reprodução/XDEX

Corretora de Bitcoin XDEX, do grupo XP Controle, é encerrada no Brasil

A corretora de Bitcoin fundada pela XP Controle, a XDEX, encerrará suas atividades no Brasil. O anúncio foi enviado por e-mail para clientes e colocado no site oficial.

De acordo com comunicado oficial, o funcionamento da XDEX durou cerca de 17 meses no Brasil. Além disso, o comunicado deixa claro que durante todo este tempo, houve empenho em levar clientes ao mercado de criptomoedas.

Estivemos ao seu lado nos últimos 17 meses, trabalhando intensamente para fomentar e facilitar o acesso ao mercado de investimento em criptomoedas no país, levando até você os melhores serviços e a melhor plataforma de negociação, sempre com solidez e segurança.

A corretora afirmou que utilizou o espirito empreendedor brasileiro para construir a XDEX. Contudo, empreender também é saber o momento de parar, destacou em nota.

As justificativas para este encerramento certamente pesadas, das quais a corretora de Bitcoin do grupo XP destacou: projeção de mercado, competição e cenário regulatório. Ou seja, a competição com outras corretoras no Brasil pode ter sido fator decisivo.

Bitcoin Brilhando em cima de mão
Bitcoin Brilhando em cima de mão

“Regulamentação pouco avançou”, afirma XP Controle

A XP Controle afirmou em comunicado que a falta de regulamentação das criptomoedas foi a base da decisão. Ou seja, mesmo com avanços no Congresso dos debates relacionados ao mercado de Bitcoin no Brasil, a corretora esperava mais.

Por esse motivo, anunciamos hoje que a XDEX está iniciando o processo de encerramento de suas atividades. A projeção do mercado, competição e os poucos avanços regulatórios diminuíram as oportunidades encontradas no início do projeto e foram a base dessa difícil decisão tomada pela empresa.

A competição com as demais corretoras de Bitcoin, onde é possível sacar as moedas digitais, também foi um fator decisivo. O cenário fica claro que estava ruim para a XDEX, que encerra suas atividades em um mês que as demais corretoras tiveram recorde de volume negociado.

A corretora de Bitcoin da Xp Controle chegou a ser utilizada por um famoso YouTuber para comprar BTC. Em 2019, Thiago Nigro, conhecido como Primo Rico, comprou mais que 2 Bitcoins na XDEX, que passou a integrar seu portfólio.

Thiago Nigro, Primo Rico investe em Bitcoin
Thiago Nigro, Primo Rico investe em Bitcoin

Clientes terão prazo para sacar moedas da XDEX, a contar desta terça (31)

O prazo para que os clientes saquem suas moedas já começou a contar desde já. Todos os clientes deverão encerrar suas posições na corretora e solicitar o saque, em reais, de seus valores.

O prazo dado foi de 30 dias para solicitação de saques, a contar desta terça (31). A XDEX informa que enviará o saldo dos clientes para a conta cadastrada em até um dia útil.

Para aqueles clientes que não encerrarem sua posição até o fim do período, terão suas contas desativadas automaticamente no fim do prazo. Com isso, a XDEX enviará o saldo para a conta cadastrada no perfil dos clientes, em até três dias úteis.

Por fim, a XDEX afirmou que vai honrar com suas obrigações contratuais, descritas nos termos de uso da corretora de Bitcoin. Para ler na íntegra o comunicado clique aqui no link.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Mapa da Venezuela - Livecoins

Vídeo: Supermercado na Venezuela aceita apenas ouro como pagamento

Um mercado na Venezuela chamou a atenção ao aceitar apenas ouro como meio de pagamento. A modalidade nada convencional de pagamento, atualmente é claro,...

Senado dos EUA quer arrecadar US$ 28 bilhões em impostos de criptomoedas

Com o crescimento constante do mercado de criptomoedas, há também o aumento do interesse do governo em conseguir taxar o setor e ter uma...
Bitcoin em alta. Imagem: ShutterStock

Bitcoin acima de US $ 41 mil é inevitável? Sinais mostram que sim!

Após Bitcoin executar com sucesso uma segunda armadilha na faixa de $30,000, os preços começaram a se recuperar sentido topo da acumulação. No meio...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias