Corretora recupera bitcoins roubados há 5 anos

É importante citar que a Bitfinex está contando com auxílio de autoridades globais, bem como outras empresas privadas para solucionar o caso, como explicado pela própria exchange.

Siga no
Hacker segurando dinheiro ransomware
Hacker segurando dinheiro

A Bitfinex, exchange de Bitcoin fundada em 2012, anunciou nesta terça-feira (14) que recuperou 6,51458211 BTC que haviam sido roubados da empresa em agosto de 2016, mais de cinco anos atrás.

Apesar de hoje estes 6,5 BTC representarem uma pequena fortuna, 1,76 milhão de reais nos dias de hoje, vale lembrar que a Bitfinex perdeu 119.756 BTC, R$ 239 milhões na época, equivalentes a R$ 32,5 bilhões atualmente.

Além disso, estes não são os primeiros bitcoins que a exchange recupera. Em fevereiro de 2019, o governo dos EUA já havia recuperado e devolvido 27.66270285 BTC para a empresa.

Contou com a ajuda de outra exchange

Em comunicado oficial nesta terça-feira (13), a Bitfinex afirmou que contou com a ajuda de outra exchange, a Poloniex, para recuperar uma parte do montante roubado da exchange em 2016.

Embora esta recuperação de 6,51458211 BTC seja pequena em comparação ao total subtraído da exchange, isso mostra que as investigações continuam em andamento e graças a transparência da blockchain pode-se ter uma melhor visão sobre as movimentações destes fundos.

“A Bitfinex recuperou com sucesso 6,51458211 bitcoins roubados no hack de agosto de 2016.”

Neste caso, é importante citar que a Bitfinex está contando com auxílio de autoridades globais, bem como outras empresas privadas para solucionar o caso, como explicado pela própria exchange.

Roubo de 2016

Embora hacks sejam sinônimo de falência de exchanges, ainda mais com grandes montantes, a Bitfinex soube contornar bem a perda de quase 120.000 BTC em 2016 ao oferecer um token chamado de BFX, o qual dava direito de resgate na proporção de 1 dólar por BFX aos lesados.

Após cerca de oito meses, a Bitfinex conseguiu atender todos os seus usuários que foram afetados pelo hack. Além disso, a exchange também criou o token RRT que permite que seus detentores recebam, proporcionalmente, os fundos roubados que a exchange consegue reaver, como estes 6,15 BTC.

Por fim, vale notar que a Bitfinex também possui ligação direta com a Tether Limited, empresa emissora da stablecoin Tether (USDT), já que ambas foram fundadas e são controladas pelos mesmos diretores.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Imagem da MetaMask, carteira de criptomoedas roubo falha golpe

Saldo na Metamask some e usuário lamenta: “Covardia com investidor”

No final do ano passado uma situação começou a preocupar bastante alguns usuários da carteira Metamask, que levaram um susto ao notar que os...
Viatura da PM de Cabo Frio em ronda

Empresa suspeita de pirâmide com criptomoedas é alvo de reclamações em Cabo Frio

Cabo Frio vê uma nova possível pirâmide com criptomoedas ser alvo de reclamações públicas de clientes. Em 2021, a cidade que ficou conhecida como...
Pseudo-jogo NFT

Criptomoedas preferidas dos brasileiros despencam até 90%, maioria são gamecoins

Segundo informações do CoinGecko, as criptomoedas preferidas dos brasileiros estão em forte queda. Em sua maioria, são tokens de jogos NFT como CryptoPlanes e...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias