Craig Wright: Eu criei o bitcoin, mas agora ele é um esquema Ponzi

Craig Wright se diz o criador do bitcoin, mas em sua jornada para tentar provar sua afirmação, tudo que ele conseguiu foi ser nada mais que uma piada.

Siga no
Craig Wright, o falso Satoshi.Imagem: Reprodução / Youtube
Craig Wright, o falso Satoshi.Imagem: Reprodução / Youtube

Craig Wright, o australiano que diz ter inventado o bitcoin falou em uma entrevista recente que o bitcoin é semelhante a um esquema Ponzi, afirmando que as pessoas vão abandonar a moeda mais cedo ou mais tarde.

“O preço sobe porque as pessoas estão pagando o preço. Mas isso não vai durar para sempre. O velho Charles Ponzi também fazia isso. E o Sr. Madoff… (outro esquema de pirâmide) Eventualmente, as pessoas vão se perguntar, ‘Mas para que estamos usando isso?’ E então o preço vai cair”, disse ele em uma entrevista em casa para o site The Times.

Apesar de nunca ter provado ser Satoshi Nakamoto, o que seria uma tarefa bem simples, já que basta assinar uma mensagem digitalmente, Wright afirma que criou o bitcoin com a ajuda de outras pessoas.

O fato de ele nunca ter provado ser Nakamoto lhe rendeu o carinhoso apelido de “faketoshi”, ou, na tradução, “falso Satoshi”. Wright é apenas um de muitos que dizem ser o criador da moeda digital mais popular do mundo.

Insano, estúpido e arrogante

Craig Wright se auto intitulou na entrevista como um ‘estúpido’ e ‘insano’, algo que praticamente toda comunidade de criptomoedas concorda, mesmo que em outro contexto.

“Eu fui de estupidamente rico para insanamente rico. Tecnicamente, minha família é uma das mais ricas do mundo agora por causa da insanidade.”

A afirmação tem relação com o fato de que o verdadeiro Satoshi Nakamoto tem aproximadamente 1,1 milhão de bitcoins, Wright, portanto, quer que as pessoas acreditem que ele e sua família são donos da fortuna, mas nenhuma das moedas nunca foram movidas em 12 anos.

O falso Satoshi se defende, dizendo que ninguém quer gastar bitcoins:

“As pessoas não querem gastar bitcoin em bens e serviços porque todos que gastaram, inclusive eu, se arrependeram… Ninguém quer ser aquele garoto que gastou 10.000 em duas pizzas.”

Com base no preço atual do bitcoin, o valor total das moedas que Wright diz ser dono valem quase US $ 55 bilhões, na conversão o valor é de 295 bilhões de reais, o que explica o porquê de ele se considerar estúpido, afinal, ele poderia simplesmente mover algumas moedas para provar ser Satoshi, ou, gastar algumas, já que são tantas.

A entrevista classifica o autoproclamado Satoshi como uma pessoa arrogante, citando que ele esbravejou quantos diplomas tem e também desafiou vários gênios da história:

“Quando eu terminar, terei mais patentes do que Edison e Tesla juntos… Todas essas pessoas acham que podem parar meu legado.”

O falso Nakamoto

Craig Wright esteve envolvido nos primeiros anos do bitcoin, assim como diversos desenvolvedores, afinal, o bitcoin é uma criptomoeda de código aberto e qualquer pessoa pode contribuir para seu desenvolvimento.

Wright foi um pouco longe de mais e tentou ser algo que não pode, o criador do bitcoin. Se tivesse nascido um século antes, ele provavelmente tentaria registrar propriedade do sol e cobraria impostos de todos que o utiliza.

Nesta empreitada para ser reconhecido como o criador do bitcoin, que é um tanto quanto patética, tudo que ele conseguiu foi ser nada mais que uma piada de péssimo gosto e, agora, ele quer chamar atenção para criticar e tentar destruir a moeda digital que ele jura ter criado.

Ao contrário dos esquemas Ponzi, o bitcoin nunca ofereceu retornos sobre investimentos, sua documentação deixa bem claro que se trata de um protocolo para pagamentos digitais.

O investimento no ativo é feito pelo próprio mercado, apesar disso, o bitcoin continua sendo uma moeda digital e uma reserva de valor com seus fundamentos intactos.

A valorização da moeda, portanto, depende do crescimento orgânico da rede e é decidido pelos participantes do mercado.

A narrativa de que o bitcoin é um esquema Ponzi é antigo e geralmente feito por pessoas que não conhecem tecnicamente a moeda digital. Craig Wright se encaixa perfeitamente nesta descrição.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Chia SSD

Mineração da criptomoeda Chia pode destruir seu SSD em 40 dias

ChUma nova criptomoeda chamada Chia foi lançada recentemente com o objetivo de resolver problemas conhecidos de mineração. Diferente do Bitcoin, Ethereum e outras moedas, a...
Criptomoeda Ethereum ao lado do Bitcoin

Mineradores de Ethereum estão lucrando mais que os de Bitcoin

Os mineradores de Ethereum estão lucrando mais que os de Bitcoin, de acordo com dados divulgados por um estudo do The Block. A mineração de...
Criptomoeda Bitcoin sobre notas de Dólar dos Estados Unidos

46 milhões de americanos investiram em criptomoedas, aponta pesquisa

O número de pessoas que já compraram criptomoedas nos Estados Unidos tem aumentado nos últimos anos. De acordo com um novo levantamento, 46 milhões...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias