Em um anúncio nesta sexta-feira (13), a Worldchain, criptomoeda que tem o fundador do ChatGPT no projeto, anunciou uma integração com a Solana, uma das maiores blockchains em valor de mercado.
A novidade se dará com a ajuda da ferramenta Wormhole, uma ferramenta de interoperabilidade de blockchains mundial. Antes apenas os desenvolvedores Ethereum conseguiam integrar facilmente a World ID, que agora chega em mais uma blockchain.
Na publicação desta sexta, a Worldcoin destacou que novas possibilidades surgem para que a Web3 se aproveite da tecnologia.
Criptomoeda do fundador do ChatGPT, Worldcoin se integra a Solana, mas contratos inteligentes ainda estão em testes
De acordo com a Worldchain, o novo desenvolvimento permitirá que protocolos Web3 baseados em Solana utilize a World ID para verificar pessoas originalmente identificadas em Ethereum.
Assim, os programadores podem buscar facilitar a validação com as pessoas que já escanearam sua íris.
“Trazer a World ID para Solana é um grande passo em frente para a verificação de identidade“, disse Robinson Burkey, cofundador da Wormhole Foundation. “Com a integração da World ID e das Wormhole Queries, os programadores podem agora criar facilmente aplicações que priorizam utilizadores reais em todas as cadeias, melhorando a confiança nos ecossistemas descentralizados“.
Para uma maior proteção de dados, os contratos inteligentes foram submetidos a uma auditoria de segurança pela equipe na Ackee, que deverá estar concluída nas próximas semanas.
Com o código disponível no GitHub da Wormhole, fica claro que os desenvolvimentos começaram há poucos meses. Mesmo assim, a novidade chamou atenção não só para a interoperabilidade de aplicações entre blockchains, mas para um futuro em que as pessoas utilizam produtos da Web3 com uma verificação da World ID.
Vale lembrar que a Worldcoin tem um projeto de renda básica universal também, onde distribui unidades da sua criptomoeda para quem já verificou a íris em um orb.
Entenda o que é a World ID
A World ID, criada pela Worldcoin, é uma identidade digital global baseada em tecnologia blockchain, que busca fornecer uma forma única e verificável de identificação para pessoas em todo o mundo.
Utilizando o dispositivo “Orb”, a World ID escaneia a íris de uma pessoa, gerando um código criptográfico único.
A ideia é oferecer uma solução confiável para a verificação de identidade, especialmente em regiões com acesso limitado a documentos formais, contribuindo para a inclusão digital e financeira.
A World ID pode ser usada tanto em transações online quanto físicas, criando uma forma alternativa e digital de autenticar indivíduos.