A criptomoeda IOTA é um dos destaques de alta do final de semana no mercado de criptomoedas, com o preço subindo mais de 24% nas últimas 24 horas. Com a alta, a moeda passou a ocupar a posição 34 do market cap das criptomoedas.
Um dos detalhes que chamaram a atenção da comunidade é que um dos fundadores do projeto estaria de viagem. O destino? Nova Iorque, cidade que contém uma grande quantidade de corretoras de criptomoedas.
Entre outros motivos, a tecnologia da IOTA estaria sendo utilizada para ajudar a realizar testes de COVID-19 em um aeroporto internacional. O reconhecimento da ação também pode ter impulsionado a valorização da criptomoeda.
De qualquer forma, muitos que compraram o ativo há alguns anos ainda seguem com prejuízos.
Criptomoeda IOTA valoriza muito no final de semana após boas notícias e especulação da comunidade
Ao passar pelo aeroporto de Frankfurt, um dos principais da Europa, todos devem realizar testes para verificar se estão com a COVID-19. Ao receber o resultado dos testes, a pessoa poderá verificar seu registro em uma blockchain.
E entre as blockchains que estão validando os testes de milhares de pessoas que passam no aeroporto, uma delas é a IOTA. A descoberta foi feita por um fã da moeda, que compartilhou que a moeda tem sido utilizada há alguns meses, apesar de poucos terem esse conhecimento.
Na foto de um documento que mostra o resultado do exame, o entusiasta mostrou a imagem da IOTA. Além disso, a blockchain Ethereum também estaria sendo utilizada para gravar o registro de COVID-19 no Aeroporto de Frankfurt.
I can only share this for now as a confirmation pic.twitter.com/UPbwK8GTYk
— milancheck 🇸🇰 (@milancheck) January 7, 2021
O entusiasta comemorou a adoção da IOTA em um momento tão importante. Apesar da moeda não usar a tecnologia blockchain igual a outras criptomoedas, como Bitcoin, por exemplo, sua tecnologia DAG é parecida e usa conceitos próximos.
Com a tecnologia blockchain, um registro gravado permanece para sempre registrado, sendo praticamente impossível reverter a informação. Essa enorme adoção foi comemorada pela comunidade IOTA, podendo ser um dos pontos que levaram a alta da moeda para 24% em apenas 24 horas.
IOTA pode ser listada em grande corretora dos Estados Unidos
Entre outro ponto que pode ter sido o motivo da valorização da criptomoeda IOTA está uma possível listagem em uma grande corretora. De acordo com um usuário do Reddit, Dominik Schiener estaria viajando para Nova Iorque para tratar de novas listagens da IOTA em grandes corretoras.
A cidade seria o lar de grandes corretoras de criptomoedas, como a Gemini, por exemplo. Essa corretora pertence aos irmãos Winklevoss, que são reconhecidos como os primeiros bilionários de Bitcoin da história.
Dessa forma, a comunidade especulou que uma possível listagem na corretora é possível. O assunto de qualquer forma é uma especulação da comunidade, mas pode ser um dos motivos que justificam a recente alta da moeda.
Para quem comprou a IOTA na alta histórica de 2017-2018, a IOTA ainda é um projeto que dá prejuízo. Na época, a IOTA chegou a valer U$ 5,25 em algumas corretoras, despencando 91% de lá para cá. Quem comprou há um ano, no entanto, já registra ganhos acima de 140% hoje.