Novas criptomoedas são criadas todos os dias com o propósito de melhorar algo em alguma área, pelo menos no whitepaper é assim. Porém, junto disso existe algo que realmente interessa nessas criações: a especulação.

Mas, você já parou para pensar se existe alguma criptomoeda com um uso? Se há algo além de pura especulação? Esse artigo vem tratar esse ponto, o Uso para Criptomoedas. Quais criptos possuem um uso? Que uso é esse? Como eu uso? Veja através dessa perspectiva, e muito além dela, aqui no Livecoins.

Quando digo em uso, não me refiro a pagamentos rápidos, blocos menores ou maiores, blockchain própria, alugada e etc. Isso não será considerado aqui, por existir várias que fazem isso, levaria um bom tempo e que o uso sugerido aqui seria algo mais específico.

Cripto Uso

Irei dizer o que são, qual o uso que cada criptomoeda realiza com seu projeto e onde encontrá-las. Nessa lista irei falar de 3 criptos: Vechain (VEN) ; Dash (DASH) ; ICON (ICX). Em outra oportunidade mostrarei outras. Nessa lista começo com a Vechain.

O que é a Vechain?

Resultado de imagem para vechainA VeChain é uma plataforma blockchain pública de nível empresarial global. Eles pretendem conectar a tecnologia blockchain ao mundo real, fornecendo uma estrutura de governança abrangente, um modelo econômico robusto, bem como integração avançada de IoT e pioneiros em aplicativos do mundo real.

Uso

A VEN possui 7 grandes usos:

  • Logística Cold Chain (Cadeia Fria)

Cold Chain é usado para preservar, estender e assegurar a vida de produtos que são transportados por longas distâncias. Pensando nisso, a VeChain usa dispositivos de IoT para rastrear as principais métricas durante toda a jornada dos produtos incorporando o gerenciamento e o compartilhamento de dados em todos os processos, o que acaba tornando a logística transparente, regulamentada, segura e confiável.

  • Automóvel

A VeChain cria um passaporte digital de um veículo registrando todos os dados, incluindo histórico de reparos, seguro e até mesmo o comportamento do motorista durante todo o seu ciclo de vida.

  • Medicina e Saúde

A VEN pode rastrear o processo de produção de dispositivos médicos de ponta a ponta. Além disso, com a autorização do paciente, podemos ajudar os pacientes a compartilhar com segurança seus dados biométricos com seus médicos para permitir o monitoramento em tempo real.

  • Luxo e Moda

A VeChain incorpora smartchips dentro de bens de luxo, as marcas podem monitorar os canais de vendas em tempo real para evitar o comércio ilegal. Enquanto isso, os consumidores podem verificar a autenticidade dos produtos de luxo.

  • Licor

A VeChain criou uma plataforma de rastreamento e autenticação para garrafas de vinho, os dados do vinho em cada etapa do processo de produção foram armazenados na blockchain. Também permite que fornecedores e distribuidores armazenem dados relevantes antes de chegar ao seu destino. Essa plataforma traz imenso valor e confiança e, o mais importante, origina atividades ilícitas. Os direitos do consumidor são protegidos simplesmente pela digitalização de um QR Code ou NFC Chip, que fornece informações autênticas e valiosas para toda a linha do tempo a partir do processo de origem, armazenamento e logística na ponta dos dedos.

  • Agricultura

A VeChain fornece a solução de serviços em nuvem com blockchain para a certificação de produtos agrícolas ecológicos e orgânicos. Ao longo do processo de produção, os sensores de IoT e os dispositivos móveis informam as condições de clima e solo que são então atualizados na nuvem para monitoramento em tempo real, esses dados são criptografados e imutáveis ​​e, ao mesmo tempo, podem ser acessados ​​facilmente pelas partes relevantes com autorização apropriada e chaves privadas. A coleta de dados pode ajudar as empresas agrícolas a tomar melhores decisões. Eles podem melhorar o método de plantio, melhorar a quantidade e a qualidade das culturas e aumentar suas margens de produto. Além disso, pode minimizar o impacto negativo de fertilizantes e pesticidas no meio ambiente.

  • Logística

Aproveitando a tecnologia blockchain, várias partes nos ciclos logísticos podem acessar informações em uma plataforma transparente e imutável, mas muito segura, com uma chave privada. Além disso, os prestadores de serviços de logística agora podem gerenciar mercadorias na granularidade de unidades individuais pela primeira vez. A plataforma VeChain pode fornecer aos clientes melhores serviços, informações precisas de logística de cada produto e isso significa que há potencial para o desenvolvimento de novos modelos de logística e negócios.

Onde?

Site (Não se assuste com o Vídeo) / Twitter / Telegram

 

 

O que é o Dash?

Dash é uma criptomoeda peer-to-peer de código aberto, com um foco no setor de pagamentos. Oferecendo uma forma de dinheiro anônimo, portátil, barato e rápido. Pode ser gasto de forma segura, tanto online como pessoalmente, apenas com taxas de transação mínimas.

UsoResultado de imagem para dash

 

O foco desde o início do Dash foi o uso para pagamentos, por isso é a primeira cotada em todo serviço de pagamento com criptomoedas. Atualmente, o desenvolvimento está focado na melhoria do acesso de usuários não técnicos: permite um pagamento mais simples sem endereços criptográficos e compras com um único clique em sites ou aplicativos móveis sem uma autoridade central.

Onde?

Site / Blog / Youtube

 

 

 

O que é a Icon?

Resultado de imagem para icx

ICON é uma rede blockchain interconectada, podendo conectar blockchains independentes sem o uso de intermediários. Várias blockchains podem se comunicar umas com as outras através da plataforma ICON, que pretende se tornar a maior blockchain existente.

Uso

Icon possui 4 grandes usos:

  • Seguro

 Um consórcio de seguradoras de primeira linha lançou um serviço automatizado de reivindicação de seguro usando a ICON. Este serviço permite ao cliente reclamar facilmente o seu seguro sem procedimentos complicados.

  • Bancos

 

A equipe ICON está atualmente desenvolvendo um sistema de pagamento digital pré-pago. Destina-se a implementar gerenciamento de contas digitais, recarga / transferências, retiradas e sistema de gerenciamento de moeda digital (DC).

  • Universidades

A U-coin é uma plataforma usada pelas principais universidades sul-coreanas. Os alunos podem cobrar criptomoeda usando Smart Vending Machines, que podem ser usados ​​para pagamentos diários e transferências na faculdade

  • Hospitais

O Precision Healthcare Information System (P-HIS) é uma iniciativa para aumentar a integridade dos dados e reforçar as trocas de dados inter-hospitalares entre as principais instituições de saúde sul-coreanas. Um marco no gerenciamento de informações médicas, o projeto culminará com o desenvolvimento do H-sign, um sistema de assinatura digital baseado em blockchain.

Onde?

Site / Medium / Twitter

 

Concluindo

Ficou claro que existem várias funções para as criptomoedas. A tendência é que ocupem um espaço cada vez maior e melhorando várias funções em muitos âmbitos. Com isso, pretendo trazer outras criptos como essas citadas.

 

 


* Nós da Livecoins, não temos a intenção de fazer indicações de compra ou venda de criptomoedas. O nosso conteúdo é de cunho educacional e informativo.