spot_img

“Criptomoedas tiram o sono de quem aposta nisso”, diz Banco Central

As criptomoedas têm um ponto ruim e devem tirar o sono de quem aposta nisso“, diz um vídeo publicado pelo Banco Central do Brasil, nesta sexta-feira (14). No material, a autarquia explica os fundamentos das criptomoedas, suas vantagens e desvantagens.

Intitulado “BC te Explica #75 – O que são e como funcionam os criptoativos, como as criptomoedas”, o banco central ironizou os internautas que deixam mensagens “carinhosas” sempre que o tema é tratado.

De qualquer forma, é o primeiro conteúdo em vídeo que explica o tema em detalhes. Além disso, a moeda digital de banco central (CBDC) é um dos temas tratados no novo material.

Criptomoedas têm vantagens, mas desvantagem é de tirar o sono, diz vídeo do banco central

O vídeo informacional do banco central começa dizendo que muitos podem ter se deparado com informações sobre criptomoedas nos últimos meses, mas ainda não entendem o termo.

O servidor Gustavo, do banco central, explica o que chama de criptoativos, sinônimo de ativos virtuais. Em tom descontraído, ele diz que ‘criptoativo’ é um ativo financeiro da internet, em uma rede descentralizada.

Por conta de sua característica distribuída, o servidor público diz que a vantagem do criptoativo está justamente em sua tecnologia de base, a blockchain, que é segura para armazenamento de informações.

De acordo com sua explicação, as criptomoedas são apenas um dos tipos de criptoativos, sendo os NFTs, por exemplos, outros. Ele lembra que as redes não dependem de um banco central, sendo muito resistentes a fraudes.

Contudo, falando das criptomoedas, ele diz que elas devem tirar o sono de seus investidores. De acordo com o servidor, o preço do mercado das criptomoedas é muito volátil, e sem a regulação de um banco central oferece riscos aos investidores.

Ao comentar sobre o assunto, o banco central diz que muitas pessoas perdem dinheiro em minutos com esse problema.

“Se juntarmos as vantagens dos criptoativos com a confiabilidade de uma moeda fiduciária, estamos falando de uma CBDC”

Seguindo na explicação sobre as criptomoedas, o servidor do banco central diz que a confiabilidade das moedas fiduciárias, aliada a descentralização vantajosa dos criptoativos, criam uma CBDC.

A sigla representa as chamadas moedas digitais de banco central, que em muitos países estão em estudo. No Brasil, por exemplo, o Real digital está em fase piloto e deve chegar até o fim de 2024.

O banco central prepara um vídeo similar para tratar apenas do assunto de CBDC e Real digital, que deve ser lançado nos próximos dias no YouTube oficial da autarquia.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias