Cuba bane dólar do país a partir da próxima semana

Ilha vê bloqueios impostos pelos Estados Unidos como principal razão para tomar medida drástica.

Siga no
Bandeira dos Estados Unidos e Cuba com Dólar no meio
Bandeira dos Estados Unidos e Cuba com Dólar no meio

O Banco Central de Cuba anunciou que a partir da próxima segunda-feira (21), o dólar será banido temporariamente da ilha. A medida é uma resposta aos embargos dos Estados Unidos contra o governo cubano.

A moeda norte-americana é considerada a que mais influencia a economia global, sendo tratada como reserva mundial de valor por autoridades monetárias. Nesse sentido, a sua entrada em Cuba atrapalha o pequeno país caribenho, que não consegue trocar a moeda nos mercados estrangeiros.

Ou seja, Cuba não consegue trocar o dólar em outros bancos por conta dos embargos impostos ao país, de acordo com o banco central local.

“Chega-se a uma situação em que é cada vez mais difícil para Cuba encontrar instituições bancárias ou financeiras internacionais dispostas a receber, converter, processar ou processar numerário em moeda norte-americana em decorrência dos efeitos extraterritoriais do bloqueio e das medidas adicionais adotadas. pelos Estados Unidos nos últimos quatro anos, que, até hoje, se mantêm em pleno vigor.”

O que chama atenção é que a decisão de banir o dólar aconteceu na mesma semana em que El Salvador, país da mesma região na América Central, declarou o Bitcoin uma moeda de curso legal.

Presidente de Cuba anuncia que o dólar está temporariamente banido do país

O Banco Central de Cuba afirmou na última sexta-feira (11) que o Dólar não é uma moeda bem-vinda mais na economia local.

“Diante dos obstáculos impostos pelo bloqueio econômico dos Estados Unidos para que o sistema bancário nacional possa depositar o dinheiro em dólares norte-americanos que é arrecadado no país no exterior, foi adotada a decisão de suspender temporariamente a aceitação das cédulas daquela moeda do sistema bancário e financeiro cubano.”

Com a medida entrando em vigor na próxima semana, o governo cubano espera minimizar os danos da moeda norte-americana na economia local.

“A medida não se refere às operações realizadas por transferência ou depósito em dinheiro de outras moedas livremente conversíveis aceitas em Cuba, que podem continuar a ser realizadas sem qualquer limitação. É uma medida de proteção do sistema bancário e financeiro cubano, que se aplica somente à moeda dos Estados Unidos em espécie, e não às contas existentes nessa moeda. Os depósitos em dólares norte-americanos de propriedade de pessoas físicas e jurídicas não são afetados por esta medida.”

Vale notar que apenas essa divisa entrará em bloqueio, com a medida sendo anunciada até pelo presidente cubano, que pediu o fim do bloqueio.

Recentemente, o Partido Comunista de Cuba acabou colocando o Bitcoin como uma diretriz na economia. Não está claro se o movimento de banir o dólar tem alguma relação com a possível adoção da ilha a tecnologia das criptomoedas, que não é autorizada legalmente pelo governo local.

Para explicar a decisão histórica de suspender o Bitcoin, a Presidência de Cuba divulgou as informações no programa de televisão local Mesa Redonda.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

O Ethos de um Bitcoinheiro

Desde que eu caí na toca do coelho, algo sempre chamou a minha atenção: como os bitcoinheiros possuem um ethos próprio bastante particular. Primeiro,...
Moedas físicas de Bitcoin em várias cores

Fundo de Investimentos em Cingapura anuncia compra de Bitcoin “físico”

Um fundo de investimentos baseado em Cingapura anunciou uma nova compra de Bitcoin "físico", o que causou surpresa no mercado local. O setor financeiro tradicional...
Jogador do Flamengo Gabriel Barbosa

Token do Flamengo despenca após derrota para o Palmeiras na Libertadores

Nas últimas 24 horas, o fan token do Flamengo despencou mais de 27%, após o clube ser derrotado pelo Palmeiras na final da Copa...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias