Cuidado: suas Paper wallets de Bitcoin podem estar vulneráveis

Empresa pode estar fraudando usuários desde 2018!

Siga no

Uma empresa que presta o serviço de geração de chaves de Bitcoin recebeu um alerta sério para uma vulnerabilidade encontrada. As paper wallets de Bitcoin geradas pelo serviço podem ter sido feitas de forma duplicada.

Certamente chama atenção para o fato que as paper wallets são consideradas as mais seguras. Estas são chamadas também de cold wallets, mas quem utilizou o serviço de uma empresa pode estar com seus fundos expostos.

Paper wallets de Bitcoin geradas em 2018 já poderiam estar vulneráveis

A empresa MyCrypto (MC) chegou com um alerta gravíssimo sobre o serviço WalletGenerator. Isso porque, este último tem gerado chaves para usuários que não são tão aleatórias assim.

Além disso, a MyCrypto não descarta que a fraude pode ter partido da empresa. Isso porque, na opinião da MC, a empresa pode ter agido de má-fé, o servidor dela estar comprometido, ou ambos.

Com isso, quem acessou WalletGenerator a partir de agosto de 2018 pode estar com os fundos comprometidos pela fraude. Nessa época houve uma alteração nos códigos da empresa, fato que abriu as brechas.

Entretanto, a MyCrypto afirmou que a WalletGenerator corrigiu os bugs no último dia 22 de maio de 2019. Apesar disso, o serviço continua sob suspeitas e não é recomendável o uso do mesmo.

Assim, como medida de segurança, os usuários devem criar uma carteira e transferir seus fundos para ela. Segundo a própria MC, responsável pelo aviso, é recomendado o serviço da BitAddress, uma ferramenta já antiga e que é considerada segura.

Importância de manter os Bitcoins em carteiras?

Manter o controle das chamadas chaves privadas é o que diferencia o Bitcoin (BTC) de um banco qualquer. Isso porque, apenas com a posse desse endereço é que o usuário consegue ser o dono dos Bitcoins.

Entretanto, muitos usuários ainda mantêm suas criptomoedas em exchanges, prática totalmente desaconselhada. Isso porque várias são hackeadas com frequência, e vários clientes ficam no prejuízo.

O caso da WalletGenerator mostra outra face da nova era das criptomoedas, que é a escolha segura de uma carteira. Isso porque, ao passar a ser o verdadeiro dono se seu dinheiro, você deve garantir que coloca o mesmo em ambientes seguros. Utilizar carteiras de criptomoedas sem segurança é pedir para perder seu dinheiro.

Finalmente, fica mais uma lição para quem chegou no mercado de criptomoedas recente, você é seu próprio banco. Portanto, cuide dele com segurança máxima.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Rússia pode reconhecer criptomoedas como propriedade

A Rússia tem uma história bem conturbada com relação as criptomoedas, desde projetos de lei que pretendiam criminalizar os ativos até a proposta de...

Justiça manda bitcoin.org revelar quantos bitcoins brasileiro tem

A justiça do Estado de São Paulo expediu um ofício ao Bitcoin.org, considerado o site oficial do Bitcoin no mundo todo. O caso aconteceu...
BlackFriday-Bitcoin

Bitcoin com 20% de desconto na Black Friday

O bitcoin estará à venda com desconto nesta Black Friday, quando se espera que bilhões sejam gastos em todos os tipos de produtos e...

Últimas notícias

Justiça manda bitcoin.org revelar quantos bitcoins brasileiro tem

A justiça do Estado de São Paulo expediu um ofício ao Bitcoin.org, considerado o site oficial do Bitcoin no mundo todo. O caso aconteceu...

Bitcoin com 20% de desconto na Black Friday

O bitcoin estará à venda com desconto nesta Black Friday, quando se espera que bilhões sejam gastos em todos os tipos de produtos e...

Por que o Bitcoin caiu $ 3.000 em poucas horas?

O Bitcoin não conseguiu superar seu preço histórico e caiu rapidamente de $ 19.500 para menos de $ 17.000. A moeda digital chegou enfrentar...