CVM lança “dicionário cripto” com mais de 200 verbetes sobre criptomoedas

O lançamento faz parte de um acordo de cooperação técnica entre a CVM e a ABCripto, focado em promover a educação financeira e disseminar conhecimento sobre tecnologias financeiras emergentes, incluindo as finanças descentralizadas e criptomoedas.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) anunciaram o lançamento de um glossário abrangente dedicado a esclarecer termos relacionados a criptomoedas, ativos digitais, e tokenização.

Com mais de 200 verbetes, o documento visa padronizar a linguagem do setor e tornar os conceitos técnicos mais acessíveis ao público geral.

A iniciativa, segundo Paulo Portinho, da CVM, busca simplificar a comunicação no mercado financeiro, especialmente em áreas emergentes como as finanças descentralizadas (DeFi) e a criptoeconomia.

Mais de 200 verbetes

O glossário é fruto de um trabalho colaborativo entre especialistas da ABCripto e foi revisado pela CVM. Bernardo Srur, da ABCripto, disse que o material é uma conquista para ambas as instituições, oferecendo uma base sólida para quem deseja se aventurar no mercado de ativos digitais.

Fábio Moraes, da ABCripto, destaca a natureza inédita do glossário no setor, enfatizando seu papel crucial na educação e na compreensão pública dos termos complexos do mercado. Nathalie Vidual, da CVM, acrescenta que o documento será atualizado periodicamente, refletindo as constantes inovações no campo da criptoeconomia.

“A ideia é que o documento seja ampliado e revisado periodicamente para incorporar as sugestões recebidas, além de acompanhar as novidades que surjam na área. O glossário tem a intenção de ser um documento vivo, refletindo o próprio dinamismo da criptoeconomia”, complementa Nathalie Vidual.

CVM e ABcripto

O lançamento faz parte de um acordo de cooperação técnica entre a CVM e a ABCripto, focado em promover a educação financeira e disseminar conhecimento sobre tecnologias financeiras emergentes, incluindo as finanças descentralizadas e criptomoedas.

As instituições se esforçaram para alcançar um consenso sobre as definições, garantindo que estas estejam em conformidade com os conceitos e princípios das áreas de conhecimento relacionadas, além de aderirem à legislação.

A finalidade do glossário, conforme Marco Carnut, da ABCripto, é facilitar a comunicação entre os diferentes participantes do mercado e a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de um mercado robusto e transparente.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias