CVM faz parceria com UFPR para fomentar tecnologia Blockchain

O convênio irá resultar em ações como produtos educacionais, eventos, palestras, cursos, estudos e pesquisas.

-

Nos siga no:

Junto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) irá atuar, por meio de uma parceria, para ajudar no desenvolvimento tecnológico da instituição.

O acordo de cooperação envolverá várias ações, como o estímulo à produção acadêmica sobre inovações financeiras no país. Neste sentido, o uso de novas tecnologias, e as mudanças nas relações de bancos e pessoas com ativos tradicionais e digitais serão alguns temas.

O trabalho será realizado pelo Grupo de Pesquisa Inovação e Competitividade do Departamento de Administração Geral e Aplicada (GPITEC) da UFPR.

A expectativa para a CVM, de acordo com o chefe de assessoria de análise e gestão de riscos, Bruno Luna, é bastante positiva.

Ele afirma que a uma das prioridades da produção acadêmica será o enfoque em aspectos legislativos do Brasil e outros países. O objetivo será entender as normas tecnológicas em cada território.

Além disso, Bruno destaca também que enquanto o acordo estiver em vigor, a CVM irá fornecer pautas de interesse mútuo para a UFPR.

Assim, será possível obter dados quantitativos que poderão ajudar no desenvolvimento de ações futuras da comissão. O convênio também irá resultar em ações como produtos educacionais, eventos, palestras, cursos, estudos e pesquisas.

Blockchain e criptomoedas também serão destaque

A parceria entre a comissão e a universidade também dará enfoque a alguns temas referentes ao criptomercado.

Entre eles está o uso da tecnologia blockchain e os criptoativos, cada vez mais importantes e utilizados no país e no mundo.

O presidente da CMV, Marcelo Barbosa, um dos principais objetivos é engajar a academia a temas ligados ao mercado em geral. Ele afirma que os estudos ligados a inovação também serão de grande importância, principalmente pela promoção e propagação destes conhecimentos.

O diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, Dr. Marcos Wagner da Fonseca, afirma que a parceria é de extrema importância para criar novos conhecimentos sobre o tema.

Assim, para ele os resultados destes estudos permitirão que tanto o mercado quanto a sociedade possam receber informações a seu respeito com maior rapidez e credibilidade.

A parceria foi consolidada por meio do programa Ponte de Inovação, criado pela CVM em 2019.

A ideia é somar esforços com a instituição de ensino para criar ações de interesse conjunto com relação a área econômica.

Desta forma, além de questões ligadas ao criptomercado também serão desenvolvidas ações voltadas para inteligência artificial e ciência de dados, fintechs, análise de impactos regulatórios, produtos financeiros tradicionais e novas tecnologias em finanças.

----------------------------------------- Quer comprar Bitcoin? Conheça a Ripio! A plataforma mais simples para iniciantes e experts na economia digital, Acesse https://www.ripio.com/pt/
Quer receber novidades no e-mail? Assine nossa  Newsletter.
Saiba tudo sobre:
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Jeferson Scholz
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".

Escreva seu comentário:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sequestro de empresário tem caso ligado à pirâmide

Um empresário foi alvo de um sequestro cinematográfico em Maceió no último domingo (24), podendo o caso ter ligações com uma pirâmide financeira. A...

Maior banco da Rússia vai investir R$ 500 milhões para instalar 5 mil caixas...

A atual pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-COV-2) tem mudado muitas coisas em todos os lugares. As criptomoedas e a...
Criptomoeda do Facebook, Libra

Facebook troca nome de sua carteira digital para “Novi”

O anuncio da criptomoeda do Facebook, a Libra, pegou muita gente de surpresa durante 2019 e foi um dos assuntos mais comentados em todo...
Baleia de Bitcoin

Baleias estão aproveitando queda do Bitcoin para comprar mais

O halving do Bitcoin foi um momento muito aguardado por todos que acompanham o ecossistema da criptomoeda. Nos dias seguintes após o halving, o Bitcoin...
Dólar físico e Bitcoin Digital

Preço do Bitcoin no Brasil acompanha tombo do dólar

Após uma forte atuação no câmbio, o Banco Central do Brasil conseguiu valorizar o real, ainda que pouco. Mas com o dólar em queda,...