CVM rejeita proposta da Iq Option e diz que caso é grave

Plataforma seguirá proibida de operar no Brasil e captar investidores no país.

A CVM no Brasil rejeitou uma proposta enviada pela plataforma Iq Option e disse ser grave o caso que pesa contra a empresa que vem atuando no Brasil sem autorização da autarquia.

Plataforma de opções binárias, a Iq Option permite que seus clientes operem no mercado de Forex, Criptomoedas, Commodities, ETFs e Ações dos Estados Unidos.

O problema entre a Iq Option e CVM começou em 2020, quando a plataforma foi proibida de operar no Brasil.

Mas em 2021, ao ver que a empresa seguia atuando no país, a CVM emitiu um novo alerta contra a plataforma. Mesmo com dois comunicados públicos emitidos, tudo indica que a empresa segue captando brasileiros.

CVM rejeita proposta da Iq Option alegando que as violações são graves

A Iq Option enviou para a Comissão de Valores Mobiliários do Brasil uma proposta para ser apreciada, que poderia encerrar os problemas com o órgão regulador brasileiro.

Como a CVM já instaurou um Processo Sancionador contra a empresa, ela esperava acabar com o problema público. Uma das alegações que pesa, segundo a CVM, é que a empresa suspeita tem uma “operação fraudulenta, em razão da captação de recursos do público em geral para finalidade de investimento com retenção injustificada dos valores aportados“.

Ao todo, a Iq Option apresentou uma proposta com seis itens para que a CVM encerrasse a disputa, incluindo o pagamento de uma multa de R$ 30 mil. Além disso, a plataforma barrada faria indicativos em seu site de que não é regulada pelo órgão brasileiro, assim como deixar de utilizar qualquer imagem que remeta ao Brasil.

A CVM, no entanto, rejeitou os termos apresentados, indicando que as violações da Iq Option são graves. Os funcionários da autarquia brasileira também lembraram que a empresa já descumpriu a ordem de encerramento mesmo após o Stop Order, então não concordaram com os termos.

Em resumo, desde 2020, a Iq Option é proibida de operar no Brasil com seus produtos pela CVM, e a petição da empresa não mostrou um resultado positivo para seus negócios no país.

Empresa segue aceitando PIX e atendendo brasileiros normalmente

O que chama atenção em apuração feita pelo Livecoins sobre o caso é que a Iq Option segue aceitando o PIX como meio de pagamento. Tanto para saques, quanto para depósitos, este é um método de envio de valores para a plataforma.

Como o PIX é um sistema exclusivo do Banco Central do Brasil, tudo indica que a Iq Option tem alguma empresa parceira de pagamentos no país.

Iq Option segue aceitando PIX como método de depósitos e saques, mesmo com proibição da CVM
Iq Option segue aceitando PIX como método de depósitos e saques, mesmo com proibição da CVM. Reprodução: Site da empresa.

Além disso, a empresa Iq Option mantém seu suporte a brasileiros funcionando, principalmente pelo Reclame Aqui.

Com 8 anos de reclamações, já são quase 9 mil queixas registradas por clientes segundo apuração, que colocam a Iq Option como uma empresa “Não Recomendada”.

Número de reclamações da Iq Option no Reclame Aqui próximo de 9 mil queixas abertas
Número de reclamações da Iq Option no Reclame Aqui próximo de 9 mil queixas abertas. Crédito: RA.

O Livecoins não conseguiu contato com os responsáveis pela plataforma e o espaço segue em aberto para manifestações sobre a nova polêmica envolvendo a CVM.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias